SEO TÉCNICO: COMO TURBINAR AS VENDAS?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Entenda como o SEO técnico melhora o posicionamento do seu site nas buscas e aumenta as vendas.

O marketing digital é bastante vasto, englobando desde blogposts até técnicas sofisticadas para posicionar sites dentro dos mecanismos de busca. O SEO técnico é um exemplo de conhecimento avançado destinado a fazer com que a sua página se destaque em meio à concorrência.

Neste post, falaremos sobre o conceito do SEO técnico, as suas diferenças em relação aos outros tipos de SEO e como implementar suas práticas em um site. Além disso, explicaremos a importância de contar com uma empresa especializada nesse processo. Continue a leitura e fique por dentro!

Imagem- SEO colorido nas cores vermelho e amarelo junto a uma lupa,, estampada em uma parede preta.
Foto: Reprodução- SEO Técnico

O que é o SEO técnico?

O SEO técnico nada mais é do que um grupo de melhorias em relação à estrutura interna de um site. O principal objetivo da implementação de suas práticas é fazer com que as páginas se tornem mais rápidas e sejam encontradas facilmente pelas pessoas que estão buscando por serviços e produtos — principalmente no Google, que lidera com folga entre os mecanismos de pesquisa.

Ao contrário do SEO on page, sobre o qual falaremos melhor adiante, o SEO técnico tem a ver com o que está atrás das páginas. Assim, ele se aplica aos códigos e à arquitetura geral da página, fazendo com que o um site construa autoridade e suba na classificação dos buscadores.

Assim, podemos dizer que o foco do SEO técnico é o rastreamento e a indexação que, se forem conduzidos da maneira adequada, levam a um ótimo ranqueamento.

Isso impacta positivamente nos resultados de uma empresa, já que fazer com que ela seja encontrada pelos clientes é a melhor maneira de ampliar suas vendas..

Diferenças do SEO técnico para as outras formas de SEO

Para entender melhor como funciona o SEO técnico, mostraremos como ele se diferencia de outros conceitos de SEO. Confira!

SEO On-page

Esse modelo de SEO cuida dos elementos relevantes de uma página par aos resultados de busca. Alguns exemplos do que ele leva em consideração são:

  • qualidade e escaneabilidade de um artigo;
  • semântica;
  • palavras-chave;
  • utilização de vídeos, imagens e/ou gráficos.

SEO Off-page

Ao contrário do On-page, o SEO Off-page cuida dos elementos externos ao site, como forma de estabelecer autoridade digital em relação ao nicho da empresa. Nele, são aplicadas as estratégias de link building e outras ações para tornar a presença da marca mais representativa na internet.

SEO Técnico

Por fim, o SEO técnico cuida de outros aspecto da página com a meta de produzir impacto nos resultados. Isso envolve desde ações relacionadas à performance e responsividade do site até a estruturação dos códigos HTML presentes nas postagens.

Como aplicar as práticas SEO técnico em sua página?

Agora que entendemos a diferença do SEO técnico para os demais modelos de SEO, é hora de aprender algumas ações práticas para implementá-lo em um site.

Verifique a velocidade de abertura da página

Caso qualquer link do seu blog demore muitos segundos para abrir, esse tempo de espera pode ser decisivo para que um usuário desista de acessá-la e parta para um concorrente. Afinal, não é só o Google que gosta de rapidez neste processo — as pessoas também.

Melhorar a velocidade de carregamento das páginas tem tudo a ver com o SEO técnico. Isso porque esse tempo para abrir os links está diretamente ligado à estrutura interna do site, envolvendo o tamanho das imagens, a organização dos códigos e até mesmo servidor de hospedagem.

Para verificar a velocidade de carregamento das páginas, você pode utilizar uma ferramenta disponibilizada pelo Google: o Page Speed Insights. Ela apresenta uma pontuação para o tempo geral que os conteúdos demoram para abrir e o que pode ser feito para melhorar nesse quesito.

Outra opção é o GTmetrix, que também mostra a velocidade de carregamento além de um esquema de pontuação mais simplificado. Além disso, ele também aponta as oportunidades de melhoria do processo.

Adote o certificado SSL

A segurança da navegação é essencial, principalmente desde que o Google tornou o protocolo HTTPS um importante fator de ranqueamento. Por isso, sua campanha de SEO deve levar esse fato em consideração.

O ideal é buscar especialistas para ativar um certificado SSL. Ele garante a segurança necessária para que os links internos transitem para o protocolo de HTTPS de forma adequada. Assim, quando o usuário passar de um artigo a outro do seu blog, por exemplo, esse redirecionamento será realizado de acordo com as práticas valorizadas pelo Google.

Organize o seu código HTML

Um código HTML bem estruturado ajuda muita a página na hora do ranqueamento. Isso porque é por meio dele que os bots do Google conseguirão analisar o conteúdo e estabelecer sua relevância para os usuários.

Para isso, é uma ótima medida conversar com o time de atualização do site e repassar a importância de um HMTL organizado. Caso você utilize o Wordpress, por exemplo, verifique a qualidade dos códigos dos temas utilizados e pesquise sobre as melhores práticas de escrita.

O principal objetivo, aqui, é eliminar caracteres supérfluos dos seus códigos HTML. Caso você não saiba como fazer isso, é possível contar com uma equipe especializada no assunto. Falaremos disso adiante no texto.

Certifique-se de que o seu site é responsivo para o mobile

Com a popularização da internet rápida e planos mais acessíveis, o acesso à internet pelos smartphones disparou. Portanto, a empresa que não investe em um site rápido e otimizado para dispositivos móveis está perdendo mercado.

Isso significa que você precisa garantir a responsividade da página em múltiplos equipamentos, principalmente no que diz respeito ao ambiente mobile. Converse com os responsáveis pela manutenção da página e acesse o próprio conteúdo em diferentes dispositivos.

Preste atenção aos links internos

Os links internos, quando criados de forma adequada, tornam mais fácil o trabalho dos bots dos mecanismos de pesquisa. Eles são desenvolvidos para percorrer o site, coletar informações e considerar a relevância dos resultados.

Caso a sua empresa tenha um blog, crie links considerando as categorias e postagens similares. Uma boa ideia é trabalhar o texto-âncora (o artigo principal, dedicado a transformar a marca em uma autoridade no assunto) com a palavra-chave.

Isso facilita a navegação pelo site, estabelecendo uma hierarquia nítida. Esse trabalho auxilia os robôs a rastrearem os conteúdos com profundidade, o que resulta em indexação e ranqueamento melhores.

Tome cuidado com conteúdos duplicados

Os conteúdos duplicados são um dos principais itens de uma estratégia de SEO técnico. Eles se referem a textos e imagens copiados de sites, assim como conteúdos que se repetem dentro da própria página. Para evitar o primeiro problema, foque em conteúdo original e relevante para o seu público.

Já o segundo caso exige ações mais complexas de SEO técnico. Isso porque ele pode ocorrer de forma involuntária, como quando um usuário atualiza uma página e cria uma nova URL para ela sem desabilitar a anterior.

Quando os mecanismos de busca percebem que há conteúdo duplicado na página, ele prioriza o ranqueamento do artigo original. Para resolver esse problema, é preciso identificar quais links internos apresentam o erro.

O Siteliner é uma ótima ferramenta para conseguir isso, já que ele indica quais páginas apresentam duplicações. Depois de realizar essa verificação, será possível repassar ao Google qual é o link preferencial que deve ser ranqueado.

Outra boa ideia é utilizar o Redirecionamento 301, que consegue direcionar os visitantes quanto aos robôs para o link principal. Assim, será mais fácil evitar que suas próprias páginas concorram entre si na hora de ranquear.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Como pudemos ver no artigo, as práticas de SEO técnico envolvem diversos assuntos, como a escrita de códigos, responsividade da página e até mesmo a velocidade de carregamento. Pode ser difícil cuidar disso tudo sozinho, então é fundamental contar com a ajuda de parceiros.

A 2 Design e Comunicação se destaca por trabalhar o marketing de forma integrada, desde o design inicial até a entrega da estratégia completa. Somos especialistas em SEO técnico e conhecemos as melhores práticas para que o seu site se destaque em meio à concorrência.

Com isso, é possível combinar uma série de ações para fazer com o seu site ganhe um lugar privilegiado no Google e em outros buscadores, turbinando suas vendas e facilitando o acesso de clientes ao seu negócio.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua marca? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho!

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2 comentários em “SEO TÉCNICO: COMO TURBINAR AS VENDAS?

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