Entenda como essa estratégia permite que a sua empresa seja cada vez mais eficiente na comunicação, utilizando tecnologia e controlando a jornada do cliente.
A automação de marketing é uma das maiores vantagens do marketing digital. O processo é simples: permite a utilização da tecnologia para que ações mais trabalhosas e burocráticas sejam feitas automaticamente.
Essa estratégia é um grande diferencial competitivo, já que permite que o tempo dos colaboradores seja bem empregado e que a qualidade das entregas aumente.
Um ponto importante a ser lembrado é que a automação não significa que o relacionamento com a marca seja prejudicado. Pelo contrário, é uma forma de aprimorá-lo, pois a empresa tem mais facilidade em encontrar, conhecer os clientes e analisar seus comportamentos.
O que é fazer a automação de marketing?
Naturalmente, esse processo é muito focado na tecnologia. São usados softwares e programas específicos, de modo a controlar a jornada de uma cliente, desde o momento em que ele é um simples visitante, se torna lead e finalmente, cliente.
Porém, a jornada não termina aí e a automação também ajuda a manter o relacionamento, reforçando a presença da marca, fazendo com que o consumidor se torne um defensor e divulgador.
Investir na automação de marketing é importante por uma série de motivos e dentre as vantagens, podemos citar:
- ajudam a identificar melhores oportunidades de venda;
- otimizar processos internos;
- nutrir leads que ainda não estão prontos para converter;
- aumentar o ticket médio com estratégias como up selling e cross selling;
- facilitar o trabalho dos vendedores com leads qualificados.
Qual é a relação entre a automação de marketing e o Inbound?
Você já deve ter percebido que as vantagens possuem relação muito próxima. Afinal, um dos grandes propósitos da automação é construir e manter a relação com o potencial cliente e esse também é o objetivo do Inbound Marketing.
Com os processos corretos, é possível construir campanhas de muito sucesso, que tenham ligação direta com o comportamento e expectativa do público. E quando Inbound e outbound se unem, é possível criar algo ainda mais especial.
Existem diversos exemplos de interseção entre Inbound e automação. No Inbound você precisa acompanhar a jornada dos leads para enviar o conteúdo certo, no momento certo. Com a automação, você consegue alcançar esses objetivos sem ter nenhum trabalho extra para a sua empresa.
Imagine como seria fazer o acompanhamento de cada lead individualmente? Alguns exemplos de ferramentas de automação são:
- chatbots;
- fluxos de nutrição;
- automações de e-mail.
Dicas: Como implementar a automação de marketing?
- Atualize a lista de clientes de acordo com marcos específicos. É impossível dizer exatamente quando um cliente deixa de ser MQL e passa a ser SQL, é preciso fazer testes.
- Escolha as ferramentas certas para sua necessidade. Procure aquelas que se adequam ao tamanho da sua empresa e ao segmento em que você atua.
- Entenda como o seu público alvo se comporta. Conhecer o público é crucial, mas também é importante entender que o mesmo muda. Por isso, é preciso sempre testar.
- Diversifique seus conteúdos de acordo com o estágio do funil e combine automação com a criação de conteúdos ideais para a persona.
Esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre a automação de marketing e gostado das nossas dicas! Para continuar se informando sobre o tema, não deixe de conferir nosso artigo, em que comentamos sobre as 5 ações de outbound que ainda dão certo no mercado!