Estratégia de lançamento: 9 dicas para obter sucesso

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Entender quais são as melhores estratégias para usar em seus lançamentos é essencial para ter sucesso!

Depois do sucesso que o método Fórmula de Lançamento proporcionou para diversas empresas, muitas marcas decidiram implementar algum tipo de estratégia de lançamento para alavancar as vendas de seus produtos. Além de criar um caixa imediato, essa abordagem também contribui para ampliar a visibilidade de suas soluções.

Com base em algumas etapas, é possível estruturar um lançamento adaptado ao seu produto e para o público que ele se destina. Tal cuidado é indispensável para colher os bons resultados que essa metodologia oferece. Se você quer entender como criar uma estratégia de lançamento do começo ao fim, continue a leitura e confira nosso post!

Quais os principais tipos de lançamentos de produtos?

O lançamento é um processo estruturado que visa divulgar um produto para gerar o maiornúmero de vendas em um determinado período. Entre os modelos mais comuns, destacam-se:

  • lançamento semente: essa opção envolve investimento relativamente baixo e é normalmente usado para testar produtos em desenvolvimento. A ideia é estabelecer uma comunicação com o público para criar uma lista de leads que receberá a oferta. Ele permite plantar suas ofertas na mente dos leads a fim de conquistá-los;
  • interno: essa modalidade é uma das que apresenta maior potencial de lucro, pois é focada na base de contatos da empresa. Como as pessoas já conhecem a autoridade de sua marca, elas estão aptas à compra. Contudo, ele exige mais esforço na elaboração de conteúdos e na comunicação ativa por um período mais longo antes da oferta;
  • lançamento externo: se destina a empresas que precisam ampliar sua base de consumidores. Nesse caso, são usadas parcerias com outras organizações, influenciadores e demais indivíduos com autoridade no assunto para atrair um público que ainda não conhece sua marca. 

Existem ainda outras opções como o passariano, meteórico, desafio e perpétuo, mas todos eles apresentam uma estrutura semelhante aos já detalhados.

Como criar uma estratégia para um lançamento de sucesso?

Após entender quais as principais possibilidades de lançamento para usar, é hora de entender como essa estrutura teórica pode ser aplicada às necessidades da sua empresa. Veja, a seguir, qual o passo a passo para criar uma estratégia focada na audiência.

1. Defina o produto

O primeiro passo é pensar em um produto que consiga atender plenamente as necessidades do seu público. Além disso, é imprescindível conhecer esse item com clareza, especialmente sobre seus recursos, benefícios e proposta única de valor. Isso contribui para adotar uma comunicação eficiente em todas as fases do lançamento.

2. Estude o mercado

Fazer uma avaliação cautelosa do mercado também faz parte das atividades de pré-lançamento. Nesse momento, você consegue entender as tendências do mercado, oportunidades e desafios para enfrentar. Há também a necessidade de reunir informações para posicionar o produto como uma solução para as demandas observadas.

3. Analise a concorrência

O estudo da concorrência é fundamental para entender qual o melhor caminho a adotar e quais diferenciais podem ser explorados. A pesquisa pode ser feita por meio das páginas concorrentes nas redes sociais, observando os comentários e as interações do público com tais empresas. Observar a reação do público diante de outras ofertas ajuda a identificar qual a melhor abordagem para conquistar aquelas pessoas.

4. Reforce a autoridade

Ter autoridade no mercado ajuda a atrair mais consumidores e a cobrar mais caro pela sua solução. Para isso, é preciso investir em maneiras de aumentar o sentimento de confiança das pessoas em seu trabalho. Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de conhecimentos, participação em eventos e aumento da presença online. Por isso, não deixe de incluir esses elementos em suas estratégias.

5. Identifique os KPIs

Indicadores de Desempenho (KPIs) são cruciais para fazer um acompanhamento adequado e entender a melhor hora para ajustar as estratégias. Nesse sentido, é preciso estabelecer métricas relevantes e adequadas para o seu lançamento. Elas podem envolver dados de vendas, retorno sobre o investimento (ROI) e até mesmo engajamento nos canais usados pela empresa. A análise regular desses indicadores ajudará a ajustar a estratégia conforme necessário para otimizar os resultados.

6. Tenha um plano de marketing bem definido

Outro passo importante para ter sucesso no seu lançamento é criar um plano de marketing. Essa fase ajudará a entender os melhores canais para alcançar o público, táticas promocionais que podem ser usadas, precificação adequada para o seu produto e muito mais. Dessa forma, você assegura uma comunicação adequada e maximiza o impacto das iniciativas de marketing.

7. Gere campanhas online

Ter presença no meio digital é cada vez mais relevante, ainda mais quando se trata de lançamentos. Isso porque, segundo o que uma pesquisa publicada recentemente destaca, há cerca de 156 milhões de brasileiros conectados à internet. Por isso, é essencial investir em maneiras de captar clientes por meio da internet.

8. Aposte em boas estratégias de divulgação

A divulgação é um ponto crucial para fazer com que o seu produto chegue aos consumidores. Para isso, é preciso investir em boas estratégias, que podem envolver anúncios patrocinados, eventos de pré-lançamento, teasers, parcerias estratégicas, e outras táticas para criar uma expectativa positiva em relação ao produto.

9. Produza conteúdo

O conteúdo relevante e envolvente é uma ferramenta poderosa para educar, informar e cativar o público-alvo. Criar materiais como vídeos, blogposts e outros que destacam os benefícios do produto, suas aplicações e seu valor agregado contribui significativamente para a construção de interesse e engajamento por parte dos consumidores.

Como uma agência especializada pode ajudar em seu lançamento?

Contar com uma agência especializada pode ajudar a fazer lançamentos com ótimo potencial de retorno. Isso porque elas têm o conhecimento necessário sobre as melhores estratégias possíveis para lançar o seu produto no mercado.

Além disso, auxiliam a aumentar a compreensão de mercado, orientar a definição do produto, identificar oportunidades de posicionamento e realizar análises detalhadas da concorrência. 

Desse modo, criar uma estratégia de lançamento exige experiência e alguns cuidados para o investimento financeiro ter o maior retorno possível. Portanto, não deixe de contar com a ajuda de especialistas em comunicação para elaborar uma abordagem personalizada para seus produtos.

Quer saber como montar uma estratégia completa para alavancar as vendas? Então, entre em contato conosco e descubra como a 2dcb pode colaborar para o sucesso de sua marca!

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