Alinhar as estratégias entre a comunicação e vendas permite que sua empresa otimize a experiência de consumo dos clientes, garantindo sucesso de longo prazo!
Entender a relação entre comunicação e vendas é um ponto fundamental para superar objeções e aumentar o faturamento do negócio. Sem saber como se comunicar com o seu público-alvo, as chances de ter sua mensagem ignorada e, com isso, reduzir o volume de negociações ao longo dos meses é grande.
Consequentemente, sua empresa começa a passar dificuldades e tem que encontrar caminhos para superá-las. Por isso, aprender sobre como ter uma boa comunicação nas vendas é tão importante. Ao longo deste texto, vamos esclarecer mais sobre o papel relevante da boa comunicação, bem como dar dicas que vão te ajudar na sua jornada.
Quer saber mais sobre como desenvolver essa habilidade e potencializar a lucratividade do seu negócio? Então, continue a leitura e confira este conteúdo especial que preparamos!
Qual a relação entre comunicação e vendas?
Uma boa comunicação tem potencial para gerar muito mais desejo nos consumidores, aumentando as vendas da empresa. Essa relação é mais importante do que muitos empresários imaginam e precisa de muita atenção.
Por meio da comunicação adequada, é possível persuadir os potenciais clientes e fazê-los tomar uma ação que sua empresa deseja. Seja seguir nas redes sociais, seja compartilhar um conteúdo, seja comprar algum produto, a boa comunicação é essencial para aumentar o alcance e as vendas de um negócio.
Por isso, investir tempo e esforço para entender como se comunicar melhor é uma tarefa tão importante. Ao longo deste artigo, vamos apresentar diversos aspectos que podem te ajudar nessa jornada.
Qual a importância da comunicação em vendas?
A comunicação em vendas é importante por diversas razões. Ao compreendê-las, você aumenta a motivação e pode desenvolver esse aspecto tão relevante em seu negócio. Por isso, elencamos os principais motivos, a seguir. Continue a leitura e confira!
Ajuda a estabelecer conexão
As pessoas compram de quem elas gostam. Por isso, gerar conexão é tão importante no mundo empreendedor. Se você não consegue esse impacto no seu público-alvo, as chances de deixar dinheiro na mesa são grandes.
A comunicação assertiva e adequada é fundamental para conectar os valores e a missão da sua empresa com os clientes. Além disso, ter vendedores bem treinados também é relevante para que a conexão aconteça nas negociações e, com isso, torne-se possível criar relacionamentos mais fortes e duradouros, potencializando os resultados.
Transmite valor
Aumentar a percepção de valor com relação aos seus produtos é mais um aspecto primordial nas vendas. Sem ter uma boa comunicação, esse ponto fica difícil. De nada adianta o vendedor entender os benefícios dos produtos, se não souber transmitir a mensagem.
Por isso, a comunicação é importante nesse ponto também. Ela ajuda a demonstrar as vantagens das suas soluções de uma maneira simples, clara e convincente. Esse tipo de cenário gera mais confiança nos clientes e ajuda a fechar vendas.
Quebra objeções
É natural que surjam objeções ao longo dos processos de negociação e vendas na sua empresa. É preciso saber lidar com elas de uma maneira inteligente. Assim, você convence os consumidores e melhora os resultados da empresa.
Nesse sentido, uma comunicação persuasiva é um ponto importante. Essa forma de se comunicar vai envolver conhecimento sobre as principais objeções, bem como técnicas que ajudam a superá-las.
Personaliza a abordagem
Mais um motivo para alinhar comunicação é vendas é a personalização. Segundo dados da McKinsey, a personalização gera aumento de até 40% das receitas obtidas por um negócio. Por isso, investir em estratégias que auxiliem nesse contexto é primordial para empresas que querem ter sucesso.
A comunicação é útil em tal cenário. Ela permite que os vendedores façam abordagem personalizadas e que vão de encontro às necessidades dos clientes. Com isso, o processo de vendas fica mais simples e tem maior probabilidade de sucesso.
Amplia o nível de fidelização
Após a venda, a comunicação continua a ser importante. Manter contato com os clientes, fornecer suporte e acompanhar sua satisfação são elementos cruciais para a fidelização do cliente.
Além disso, consumidores satisfeitos são mais propensos a recomendar seus produtos ou serviços a outras pessoas. A comunicação desempenha um papel importante no marketing boca a boca, que pode gerar novos clientes.
Quais os pilares da comunicação em vendas?
Agora que você já sabe porque é importante desenvolver a comunicação em vendas, que tal descobrir quais são os pilares para isso? Pensando em te ajudar nessa tarefa, detalhamos alguns deles, a seguir. Confira!
Empatia
Ter a capacidade de compreender o seu cliente, colocar-se no lugar dele e buscar por soluções que resolvam as demandas que eles apresentam é fundamental na hora de fazer uma comunicação eficiente.
Além disso, ao praticar o pilar da empatia, as chances de aumentar a confiança do cliente na sua empresa são elevadas. Esse tipo de prática ainda ajuda a gerar conexão e quebrar várias objeções, como as de preço.
Escuta ativa
Para colocar o pilar anterior em prática, é necessário entender o seu cliente. Sem escutá-lo de forma ativa, buscando compreender a situação que ele está passando, essa tarefa tende a ficar muito difícil.
Por isso, o segundo pilar de uma boa comunicação em vendas é a escuta ativa. Ela é colocada em prática ao ouvir o que o cliente está falando e ao fazer perguntas relevantes e demonstrar interesse genuíno. Vamos explicar mais sobre como colocá-la em prática a frente.
Clareza
Se o cliente não entender a sua mensagem, fica difícil conseguir quebrar objeções e gerar persuasão. Por isso, a clareza é mais um dos pilares que não podem ficar de fora da sua comunicação.
É preciso ser capaz de transmitir informações de forma fácil de entender, evitando jargões técnicos ou linguagem complicada. Quanto mais simples e próxima ao cliente for a sua forma de falar, mais fácil será realizar as vendas.
Persuasão
Saber convencer os clientes também é um pilar importante na comunicação em vendas. Sem esse fator, você estará apenas batendo papo, sem ter em mente o principal motivador da sua empresa, o lucro.
Por isso, os vendedores do seu negócio precisam ser persuasivos para convencer os clientes da utilidade e do valor de seu produto ou serviço. Esse pilar envolve a apresentação de argumentos convincentes e o destaque dos benefícios relevantes para o cliente.
Além de conhecer tais pilares, também é preciso descobrir como melhorar a comunicação voltada para a área de vendas. É o que vamos explicar, a seguir. Por isso, continue lendo e confira!
Como melhorar a relação entre comunicação e vendas?
Saber como conectar a comunicação utilizada com as estratégias de vendas da equipe é fundamental para garantir uma boa experiência para o consumidor, desde o primeiro contato até o suporte após a compra. Veja, a seguir, como estreitar a relação entre sua comunicação e as atividades de vendas.
Invista em padronização
Para evitar que o consumidor fique confuso, vale a pena adotar alguns recursos de padronização. Imagine, por exemplo, que os posts em suas redes sociais são leves e divertidos, mas a equipe de vendas utiliza um tom formal e técnico. Isso pode deixar o consumidor desconfortável e até mesmo frustrar as pessoas que foram atraídas por meio de um tipo específico de comunicação.
Uma das maneiras de contornar esse problema é desenvolver um manual de comunicação capaz de criar diretrizes claras sobre a forma que todos os membros da empresa devem se comunicar com os clientes.
Isso faz com que seu time possa desenvolver modelos e emails, scripts de atendimento, tópicos que serão explorados nas redes sociais e demais aspectos dentro de uma comunicação única e coesa.
Promova treinamentos
O exercício de qualquer atividade com maestria requer treinamento. Com as vendas e a comunicação da empresa não poderia ser diferente. Uma boa abordagem é aplicar um treinamento semelhante para a equipe de marketing e para o time de vendas. Assim, há mais conexão entre as duas áreas, alinhando a maneira como o cliente é tratado.
Entre as habilidades para desenvolver nos treinamentos, vale a pena trabalhar aspectos ligados à comunicação, negociação, empatia e persuasão. Depois de cada treinamento, sua equipe pode se organizar para fazer simulações de vendas ou de atendimento para praticar e colocar as ideias do treinamento em prática.
Realize pesquisas de opinião
Mesmo para empresas que contam com uma equipe experiente, vale a pena explorar as pesquisas de opinião como um recurso de validação das estratégias, tanto as de comunicação quanto as de vendas.
Coletar o feedback dos clientes permite que sua equipe ajuste o discurso, o linguajar e a maneira como cada pessoa é recebida na empresa. Tais pesquisas também oferecem importantes insights sobre a qualidade da comunicação, quais os ajustes necessários, além de indicar as melhorias que podem ser implementadas.
Pratique a escuta ativa
Para manter o time alinhado e com foco nos objetivos, é importante criar um espaço para a comunicação em que todos são encorajados a participar. Essa postura de escuta ativa desenvolvida entre os colegas também deve se estender para os contatos com os clientes, criando um ambiente acolhedor para que eles apresentem suas dúvidas e necessidades.
Tanto para a comunicação entre os setores quanto para receber o público, é fundamental demonstrar empatia e criar uma equipe genuinamente interessada em resolver os problemas da audiência. Isso reforça o comprometimento da marca e melhora os resultados de ambos os setores na empresa.
Use gatilhos mentais
Muitas pessoas acreditam que os gatilhos mentais servem exclusivamente para as vendas, mas isso não é verdade. Eles podem ser utilizados para todas as situações em que você pede alguma ação para os consumidores.
Curtir um post, conhecer um produto, fazer uma visita a loja, são alguns dos exemplos de como a chamada para ação não está apenas ligada às vendas. Usar os gatilhos mentais de maneira ética permite conduzir o consumidor por sua jornada de compra, contribuindo para que ele possa tomar uma decisão benéfica, tanto para a empresa quanto para ele mesmo.
Quais as habilidades de comunicação em vendas?
Além das habilidades já mencionadas anteriormente, como a capacidade de demonstrar empatia, a escuta ativa e o uso de gatilhos mentais, existem 3 aspectos que fazem toda a diferença na hora de ter uma boa comunicação. Explicamos mais sobre elas, a seguir!
Linguagem corporal
A linguagem não verbal tem um poder incrível na hora de fazer negociações e vender mais. Ela está ligada a gestos, postura, expressões e movimentos, e podem transparecer segurança ao cliente de que a sua solução é a mais adequada.
Além disso, existem diversas técnicas de vendas e comunicação que envolvem esse aspecto. Por exemplo, a técnica do espelhamento, na qual o vendedor se comporta de forma similar ao seu lead. Entender esse tipo de linguagem vai melhorar muito a comunicação em vendas.
Habilidade de perguntar
Entender as perguntas que devem ser feitas para gerar desejo nos potenciais clientes é uma ótima maneira de aumentar a demanda por suas soluções. Essas questões podem ser divididas entre abertas e fechadas.
As perguntas abertas são aquelas que não podem ser respondidas com sim ou não. Geralmente, são as mais importantes, pois fazem com que o lead apresente suas dores. Assim, você tem munição para apresentar as vantagens da sua solução.
Habilidade de apresentação
A capacidade de apresentação do produto ou serviço é crucial para se comunicar de forma persuasiva e envolvente, especialmente na escolha dos elementos que compõem a comunicação visual da marca.
Isso inclui a explicação do contexto em que seu produto está inserido, além de mostrar os principais benefícios e diferenciais do seu trabalho. Tal cuidado contribui para aumentar a percepção de valor do cliente, contribuindo para sua fidelização.
Quais as falhas de comunicação e vendas?
Existem algumas falhas que podem atrapalhar os resultados da sua empresa. Por exemplo, não ter um bom planejamento de comunicação, definindo tom de voz, aspectos visuais e estratégicos, as chances de ter uma performance aquém da esperada são grandes.
Além disso, não entender quem é o seu cliente ideal também pode prejudicar o desempenho da sua empresa. A compreensão clara sobre o seu consumidor é fundamental para que a comunicação, o design e o estilo da marca estejam alinhados ao mercado que será atendido.
Por fim, vale adotar estratégias para acolher as dores e necessidades do público, evitando uma abordagem excessivamente agressiva e com foco apenas nos resultados. Quando seu time está concentrado no sucesso do cliente, é possível fidelizar a audiência e conquistar resultados estáveis no longo prazo.
Ao compreender a relação entre comunicação e vendas, você já sai na frente dos concorrentes. Porém, para colher resultados, é preciso implementar cada uma das dicas que apresentamos e contar com parcerias estratégicas que podem otimizar a sua comunicação. Contar com uma agência especializada, como a 2 Design e Comunicação, é uma ótima alternativa.
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