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Como Design e marketing digital ajudam a sua empresa a gerar vendas

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

As estratégias de design e marketing digital quando bem aplicadas podem ajudar a converter mais leads e gerar mais vendas. Afinal, esses dois conceitos contribuem para que uma marca tenha mais visibilidade e destaque seus pontos positivos diante do público. 

Considere também que design e marketing digital são úteis para elevar a vantagem competitiva de um negócio diante de outro. Lembre-se que especialmente no mundo digital, a concorrência se torna ainda maior, já que pode não haver restrições geográficas. Assim, é importante se diferenciar.

Naturalmente, atingir esse objetivo exige esforços, mas o design e o marketing digital são aliados nisso. Então, continue a leitura para saber mais sobre os benefícios dessas estratégias!

Como o design pode ajudar uma marca?

Você já percebeu que o design é uma das estratégias essenciais para uma marca obter mais destaque no mercado. A pergunta que fica é ‘’como essa técnica pode ser útil’’. Por isso, acompanhe a seguir alguns exemplos!

Layout de sites

Os sites podem ser o primeiro contato que um usuário tem com a sua marca, principalmente se eles usarem o Google como fonte de pesquisa. Assim, as estratégias de design devem garantir um encantamento funcional.

Isso leva em consideração não apenas a estética da composição da plataforma, mas também a arquitetura de informações e as práticas para garantir a melhor experiência de uso. Entre elas, é necessário que as informações estejam dispostas de forma intuitiva e clara, o que facilita a navegação.

Para isso, é sempre recomendado que o design sinalize e inclua dicas visuais de percurso que o usuário deve seguir para atingir cada objetivo almejado. 

Criação de identidade visual

A identidade visual consiste em todos os elementos que simbolizam visualmente uma marca, produto ou serviço. Então, é preciso que o design leve em consideração cores, texturas, formatos, ícones e qualquer outro item visual. 

A escolha de cada um deles precisa conversar com o conceito e perfil de uma empresa. Por exemplo, a identidade visual da Apple, representada por uma maçã, procura transmitir jovialidade e simplicidade. 

E ainda, a marca Nubank, que se destaque pela cor roxa, buscou trazer autenticidade e modernidade para os clientes. Todas essas ideologias são transmitidas a partir dos elementos escolhidos, o que exige cautela e atenção dos responsáveis por isso.

Layout de redes sociais

As redes sociais são outros itens essenciais para o maior posicionamento da marca no meio digital. Assim, para estimular o maior engajamento dos consumidores nesses espaços é necessário trabalhar adequadamente as animações, imagens, vídeos e demais elementos visuais existentes.

Afinal, são esses tipos de conteúdos que mais costumam gerar compartilhamento e outros tipos de engajamento entre os usuários, principalmente no Instagram, TikTok e Facebook. Então, é recomendado que o design consiga desenvolver uma linguagem visual que deixe clara a identidade da marca de forma harmônica.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Analise as publicações no feed do Instagram do Nubank. É possível reparar na predominância da cor e de imagens que mostram leveza e jovialidade, características da marca. Então, é preciso entender a linguagem visual de cada negócio e aprender como transmitir isso.

Peças do e-mail marketing

O e-mail marketing é outro elemento que deve entrar nas estratégias de design. Afinal, ele também entra nas estratégias de marketing para conversão de leads e serve para deixar claro o posicionamento de uma marca.

Logo, a recomendação é que o design do e-mail marketing foque na simplicidade, mas não deixe de chamar atenção do usuário. Outro ponto essencial é garantir a funcionalidade e a organização das informações para que ele saiba como realizar determinadas ações. Nesse sentido, é válido investir em diferentes formatos e cores.

Como unir o design e o marketing digital?

Como foi possível notar, o design está presente nas diversas estratégias de engajamento de uma marca. Assim, é natural que ele também seja considerado pelos usuários ao analisar uma marca. Então, para garantir que essas duas estratégias estejam atreladas e satisfaça os consumidores, é recomendado seguir algumas dicas. Acompanhe!

Pense na Psicologia das cores

As cores exercem forte influência na percepção das pessoas e podem estimular diferentes sensações. Por exemplo, tons mais suaves, como verde e azul, tendem a causar uma maior tranquilidade e relaxamento. Enquanto isso, o vermelho — cor presente na identidade visual do McDonald ‘s — estimula a fome. 

É especialmente importante entender a psicologia das cores ao desenvolver o design de uma marca porque, constantemente o usuário recebe diferentes estímulos visuais. 

Construa uma narrativa visual

Assim como os textos, os elementos visuais transmitem mensagens a respeito de uma marca. Então, é preciso que essa transmissão seja alinhada com os valores que a empresa defende. Fazer isso é construir uma narrativa visual coerente e que reforce os ideais de um negócio. 

Desse modo, os consumidores terão uma maior clareza e embasamento ao decidir sobre a compra e indicação dos produtos e serviços oferecidos. Para isso, é indispensável já ter um planejamento estratégico em mãos com a definição do perfil, objetivos e metas da empresa.

Conheça o seu público

Para agradar o consumidor e otimizar a experiência visual que ele pode ter com a marca online é indispensável conhecer mais sobre o seu público. Isto é, esse conhecimento contribui para entender quais são os interesses e necessidades do cliente. Dessa maneira, a sua empresa deve atuar preenchendo essa lacuna por meio do design.

Quais são os benefícios de unir o design no marketing digital?

Os benefícios de unir estas duas áreas é que conseguimos produzir soluções que vão impactar diretamente o:

  • maior volume de vendas;
  • valorização e fortalecimento da marca;
  • aumento da vantagem competitiva;
  • melhoria da experiência do usuário;
  • etc.

Então, conseguiu entender mais sobre a relação entre design e marketing digital? Ficar por dentro desse assunto pode oferecer diversos benefícios a sua marca, como visto. Para isso, é fundamental aproveitar todo potencial dessas ferramentas para obter um melhor desempenho de vendas. Quer saber como atingir esse objetivo? Nós da 2dcb podemos ajudá-lo nesse sentido. Entre em contato conosco!

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