As estratégias de design e marketing digital quando bem aplicadas podem ajudar a converter mais leads e gerar mais vendas. Afinal, esses dois conceitos contribuem para que uma marca tenha mais visibilidade e destaque seus pontos positivos diante do público.
Considere também que design e marketing digital são úteis para elevar a vantagem competitiva de um negócio diante de outro. Lembre-se que especialmente no mundo digital, a concorrência se torna ainda maior, já que pode não haver restrições geográficas. Assim, é importante se diferenciar.
Naturalmente, atingir esse objetivo exige esforços, mas o design e o marketing digital são aliados nisso. Então, continue a leitura para saber mais sobre os benefícios dessas estratégias!
Como o design pode ajudar uma marca?
Você já percebeu que o design é uma das estratégias essenciais para uma marca obter mais destaque no mercado. A pergunta que fica é ‘’como essa técnica pode ser útil’’. Por isso, acompanhe a seguir alguns exemplos!
Layout de sites
Os sites podem ser o primeiro contato que um usuário tem com a sua marca, principalmente se eles usarem o Google como fonte de pesquisa. Assim, as estratégias de design devem garantir um encantamento funcional.
Isso leva em consideração não apenas a estética da composição da plataforma, mas também a arquitetura de informações e as práticas para garantir a melhor experiência de uso. Entre elas, é necessário que as informações estejam dispostas de forma intuitiva e clara, o que facilita a navegação.
Para isso, é sempre recomendado que o design sinalize e inclua dicas visuais de percurso que o usuário deve seguir para atingir cada objetivo almejado.
Criação de identidade visual
A identidade visual consiste em todos os elementos que simbolizam visualmente uma marca, produto ou serviço. Então, é preciso que o design leve em consideração cores, texturas, formatos, ícones e qualquer outro item visual.
A escolha de cada um deles precisa conversar com o conceito e perfil de uma empresa. Por exemplo, a identidade visual da Apple, representada por uma maçã, procura transmitir jovialidade e simplicidade.
E ainda, a marca Nubank, que se destaque pela cor roxa, buscou trazer autenticidade e modernidade para os clientes. Todas essas ideologias são transmitidas a partir dos elementos escolhidos, o que exige cautela e atenção dos responsáveis por isso.
Layout de redes sociais
As redes sociais são outros itens essenciais para o maior posicionamento da marca no meio digital. Assim, para estimular o maior engajamento dos consumidores nesses espaços é necessário trabalhar adequadamente as animações, imagens, vídeos e demais elementos visuais existentes.
Afinal, são esses tipos de conteúdos que mais costumam gerar compartilhamento e outros tipos de engajamento entre os usuários, principalmente no Instagram, TikTok e Facebook. Então, é recomendado que o design consiga desenvolver uma linguagem visual que deixe clara a identidade da marca de forma harmônica.
Quer entender melhor como isso funciona na prática? Analise as publicações no feed do Instagram do Nubank. É possível reparar na predominância da cor e de imagens que mostram leveza e jovialidade, características da marca. Então, é preciso entender a linguagem visual de cada negócio e aprender como transmitir isso.
Peças do e-mail marketing
O e-mail marketing é outro elemento que deve entrar nas estratégias de design. Afinal, ele também entra nas estratégias de marketing para conversão de leads e serve para deixar claro o posicionamento de uma marca.
Logo, a recomendação é que o design do e-mail marketing foque na simplicidade, mas não deixe de chamar atenção do usuário. Outro ponto essencial é garantir a funcionalidade e a organização das informações para que ele saiba como realizar determinadas ações. Nesse sentido, é válido investir em diferentes formatos e cores.
Como unir o design e o marketing digital?
Como foi possível notar, o design está presente nas diversas estratégias de engajamento de uma marca. Assim, é natural que ele também seja considerado pelos usuários ao analisar uma marca. Então, para garantir que essas duas estratégias estejam atreladas e satisfaça os consumidores, é recomendado seguir algumas dicas. Acompanhe!
Pense na Psicologia das cores
As cores exercem forte influência na percepção das pessoas e podem estimular diferentes sensações. Por exemplo, tons mais suaves, como verde e azul, tendem a causar uma maior tranquilidade e relaxamento. Enquanto isso, o vermelho — cor presente na identidade visual do McDonald ‘s — estimula a fome.
É especialmente importante entender a psicologia das cores ao desenvolver o design de uma marca porque, constantemente o usuário recebe diferentes estímulos visuais.
Construa uma narrativa visual
Assim como os textos, os elementos visuais transmitem mensagens a respeito de uma marca. Então, é preciso que essa transmissão seja alinhada com os valores que a empresa defende. Fazer isso é construir uma narrativa visual coerente e que reforce os ideais de um negócio.
Desse modo, os consumidores terão uma maior clareza e embasamento ao decidir sobre a compra e indicação dos produtos e serviços oferecidos. Para isso, é indispensável já ter um planejamento estratégico em mãos com a definição do perfil, objetivos e metas da empresa.
Conheça o seu público
Para agradar o consumidor e otimizar a experiência visual que ele pode ter com a marca online é indispensável conhecer mais sobre o seu público. Isto é, esse conhecimento contribui para entender quais são os interesses e necessidades do cliente. Dessa maneira, a sua empresa deve atuar preenchendo essa lacuna por meio do design.
Quais são os benefícios de unir o design no marketing digital?
Os benefícios de unir estas duas áreas é que conseguimos produzir soluções que vão impactar diretamente o:
- maior volume de vendas;
- valorização e fortalecimento da marca;
- aumento da vantagem competitiva;
- melhoria da experiência do usuário;
- etc.
Então, conseguiu entender mais sobre a relação entre design e marketing digital? Ficar por dentro desse assunto pode oferecer diversos benefícios a sua marca, como visto. Para isso, é fundamental aproveitar todo potencial dessas ferramentas para obter um melhor desempenho de vendas. Quer saber como atingir esse objetivo? Nós da 2dcb podemos ajudá-lo nesse sentido. Entre em contato conosco!