Planejamento de comunicação: 7 dicas para fazer de forma eficiente

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O planejamento de comunicação é uma prática aplicada para construir um diálogo efetivo com o público-alvo, de modo a atingir objetivos comerciais. O diferencial dessa estratégia é a precisão dos contatos por meio de mensagens que atingem os clientes com mais eficiência.

O papel desse plano é diagnosticar a imagem da marca, para que o público consuma os conteúdos e serviços e se engaje. Assim, é possível formar uma boa reputação, tornar a marca respeitada, melhorar o resultado dos negócios e elevar a competitividade mercadológica.

Neste conteúdo, você vai conhecer as melhores dicas para elaborar um planejamento de comunicação eficiente. Confira os detalhes a seguir.

A importância do planejamento de comunicação

Ter um plano de comunicação é uma maneira de assegurar que as abordagens comerciais da empresa seguirão uma linha metodológica, com procedimentos que se complementam e que são realizados considerando um objetivo comum, melhorando os resultados.

Conheça as vantagens que comprovam a importância de investir nesse tipo de planejamento.

Eleva a previsibilidade

Um dos primeiros destaques dessa estratégia é o crescimento da previsibilidade. Isso ocorre porque existe um cronograma de execução, que atua como um norte para o seu time executar ações comunicacionais com maestria. Dessa forma, é possível prever demandas e cenários futuros e se preparar para entregar soluções eficientes com rapidez, evitando gargalos e garantindo um bom desempenho.

Organiza as rotinas da empresa

No planejamento de comunicação, é possível organizar as rotinas do empreendimento. Com ele, você sabe exatamente o que deve ser feito, quando precisa ser concluído e que tipo de resultado esperar de cada demanda. Tal condição permitirá que a sua equipe fique alinhada graças às ações preestabelecidas.

Aumenta seu conhecimento de mercado

O domínio sobre assuntos mercadológicos é outro destaque do plano comunicacional. Quanto mais conhecimento sobre o seu público-alvo e o seu segmento, mais preparada sua marca estará para obter destaque.

Além disso, é possível ter uma visibilidade antecipada e diferenciadas das novas tendências. Se você firmar uma parceria com uma boa empresa de comunicação e design, ficará por dentro das inovações que envolvem contato e relacionamento com o consumidor — o que permite elaborar abordagens exclusivas para o seu empreendimento.

Esclarece seu diferencial competitivo

O plano de comunicação permite que você levante seus diferenciais competitivos por meio de uma análise aprofundada da sua marca, do seu posicionamento, das suas mercadorias, serviços, clientes e, especialmente, dos concorrentes.

Quanto mais compreensível estiverem seus diferenciais, maior é a probabilidade de estabelecer uma comunicação pautada em bons atendimentos, vendas e suportes, deixando tudo mais claro e convincente. Assim, você comprova o oferecimento dos seus reais benefícios comerciais perante seu público consumidor.

7 dicas para fazer um planejamento comunicacional eficiente

O plano de comunicação precisa seguir uma linha lógica, pautada nas demandas comerciais da empresa e dos clientes. Confira as dicas a seguir para ficar por dentro de tudo.

1. Compreenda a atual situação da empresa

Na hora de elaborar seu planejamento comunicacional, você precisa considerar o mercado e o segmento em que seu empreendimento está inserido. Considere também elementos como necessidades econômicas e legislativas, fatores socioculturais do público-alvo e assuntos que estão em alta nesse meio. É importante se situar para saber como iniciar suas estratégias de comunicação.

2. Levante o comportamento do público e da concorrência

Conhecer os desejos e hábitos de consumo (comportamento) do seu nicho de mercado durante a elaboração do plano de comunicação é indispensável. Além disso, também é válido investigar como seus concorrentes agem com seus respectivos clientes. Separe um bom tempo na sua agenda para fazer esses estudos com calma.

Como as marcas rivais se comunicam? Algumas são extremamente bem-sucedidas em suas estratégias? Esse benchmarking ajuda muito na hora de definir como falar com o seu público.

3. Avalie bem os canais de comunicação

Se você não poupar esforços durante a análise comercial dos seus clientes, saberá quais canais eles gostam de utilizar e em quais costumam se informar. Utilize essa referência para avaliar bem os recursos e os investimentos necessários para se comunicar com cada tipo de consumidor que faz parte do seu negócio.

Considere o alcance, o engajamento e os cases de sucesso de outros segmentos para agregar valor aos canais de contato. Ao se municiar de dados estratégicos, você saberá exatamente como definir estratégias para entregar experiências mais eficientes e satisfatórias.

4. Defina os objetivos da comunicação

Os objetivos comunicacionais precisam estar alinhados com os dos clientes. Por exemplo, se a empresa lança uma mercadoria e deseja garantir boas vendas, a equipe de comunicação vai divulgar o produto para o público que se interessa por ele.

O segredo está em tornar o departamento de comunicação um parceiro essencial do negócio, e não tratá-lo como um setor secundário.

Ao saber o que a companhia pretende alcançar, basta definir como chegar lá. E uma boa estratégia comercial precisa de metas realistas, mensuráveis e limitadas no tempo, para que sejam analisadas com frequência. Ao providenciar tudo isso, você garante uma melhoria comunicacional contínua para sua empresa.

5. Monte um cronograma de execução

O cronograma de execução é essencial para converter estratégias em ações ao longo de determinado período. Durante o delineamento das ações, defina etapas, prazos e durações das campanhas para monitorar as etapas fazendo ajustes, se necessário. Além disso, o cronograma deve trazer informações relevantes, como o tipo de veiculação do conteúdo comunicacional e estratégias de linguagem escrita e visual a serem utilizadas.

6. Estabeleça indicadores de desempenho (KPIs)

Levante indicadores de desempenho, como satisfação do cliente, nível de engajamento nas redes sociais, tráfego no site, entre outros. Com números claros, será possível compreender quais são os fatores positivos do planejamento de comunicação e quais devem ser ajustados para ter uma performance melhor.

Além disso, é possível usar os KPIs para criar estratégias compatíveis com os valores do negócio e do público. Se uma abordagem não gera engajamento nos clientes, é sinal de que o direcionamento deve ser otimizado.

7. Capacite o time responsável

Uma maneira de ganhar destaque no mercado e obter sucesso é por meio de uma identidade única, pois transmite confiança para os consumidores. Nesse sentido, é válido investir em treinamentos de comunicação organizacional para que a equipe trabalhe alinhada com os discursos da sua marca. Assim, todos os colaboradores saberão explicar com clareza as características, os objetivos e as soluções da empresa para a qual trabalham.

Com as dicas mencionadas neste conteúdo, você fará um plano de comunicação mais estratégico e eficiente. O segredo está em utilizar a tecnologia para tornar os processos de idealização e planejamento mais rápidos e precisos. Além disso, para potencializar seu plano comunicacional, conte com o apoio de uma empresa especializada nesse tipo de demanda, como a agência 2dcb. Atuamos em diversas estratégias de abordagem comercial, como branding, design, propaganda, marketing, endomarketing e mídia social.

Fale com a nossa equipe de especialistas para descobrir como a nossa agência pode melhorar os resultados do seu negócio.

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