Atualmente, a maioria das empresas pequenas ou médias têm um departamento interno de marketing ou, ao menos, um colaborador que responde pela área.
As tarefas são realizadas de acordo com demandas específicas e sazonais, como divulgações de ações, promoções, campanhas, datas comemorativas, entre outras.
Porém, sem um planejamento direcionado e com ausência de estratégias, um potencial empresarial absurdo fica estagnado.
Afinal, o marketing representa o alinhamento e a apresentação da marca e/ou empresa para a sociedade, a região, o Estado, o país ou quem sabe o mundo, dependendo dos objetivos traçados e do poder a ser explorado.
Para isso, é preciso visão. E sabe aquela história: “quem vê de fora, vê melhor?”. Ela vale nesse caso.
A contratação de uma agência parceira, que apoie o marketing interno de uma empresa, pode ser o divisor de águas para alavancar o trabalho do departamento e conquistar melhores resultados.
Diagnóstico especializado: organização para a comunicação eficiente
Fora o contexto já detalhado, é preciso falar sobre uma prática relativamente comum e que pode gerar resultados negativos para a empresa.
Em alguns lugares, o responsável pelo departamento de marketing sequer tem formação na área. Porém, acaba assumindo o posto por uma série de fatores, incluindo habilidades funcionais como diagramação de artes, características de perfil comunicativo, etc.
Aí o desafio fica ainda maior, porque a gestão é feita de forma mecânica, sem propósito e sem engajamento com outros setores ou público-alvo.
A introdução de uma agência parceira traz um novo olhar sobre tudo isso, a começar pelo diagnóstico inicial, desenvolvido por um time especializado.
Essa etapa é de extrema importância para identificar como a empresa deve se organizar para que a comunicação seja eficiente, resultando, assim, em um marketing também eficiente.
Um marketing eficiente apoia o comercial e alavanca a empresa
Por meio da análise profissional, com base no diagnóstico, a agência consegue identificar alguns pontos de “gargalo” a serem resolvidos e dá início ao processo de elaboração de soluções.
Aqui, o objetivo é relacionar o marketing com outros departamentos-chave, que atuam visando o sucesso da empresa.
Dessa forma, o setor de marketing apoia de forma potente o comercial – alinhado institucionalmente com o branding – e alavanca todo o sistema organizacional, fazendo girar a “roda da fortuna”, literalmente.
Situações possíveis: atuação parcial ou total
O sistema de parceria com uma agência pode ser realizado por meio de duas situações; vamos a elas:
1. “Minha empresa tem uma equipe de marketing e quer ser apoiada pela agência”
Certo, nesse caso temos meio caminho andado – a agência consegue direcionar e delegar funções e o mecanismo funciona em conjunto.
O primeiro passo é realizar uma reunião com todos os integrantes do departamento ou somente com o responsável para entender o trabalho diário, se existe programação e planejamento, quais são os objetivos etc.
A partir daí, é feito o diagnóstico especializado para apresentar as sugestões de mudanças, estratégias a serem acionadas, criação de campanhas, Landing Pages, hotsites, artes e conteúdos específicos.
Os prazos de cada etapa são levantados de acordo com o avanço dos processos.
A agência direciona profissionais para a conta, que atuam como o porta-voz da empresa, e realiza reuniões frequentes, à distância e / ou de forma presencial.
2. “Minha empresa não tem o departamento (apenas um contato) e quer contar com toda a equipe de uma agência para administrar o marketing”
Sem problema! Aqui começa-se praticamente do zero, o que traz certas vantagens com relação à organização.
Inicialmente, é realizada uma reunião com esse contato e com a gerência e/ou diretoria da empresa, se houver interesse. A agência apresenta os planos de atuação, a criação das estratégias para o departamento e elabora o planejamento total.
Com esse gerenciamento, a empresa fica assegurada de que a parceira tomará conta de todas as funções, com alinhamento e aprovação da contratante.
Da mesma forma, um porta-voz é determinado para responder à empresa sobre o andamento dos trabalhos, assim como coordenar os demais profissionais envolvidos: designer, redator de conteúdo, social media etc.
Outras vantagens de contar com uma agência parceira
Então ,você é um (a) gerente de marketing de uma empresa, ou alguém com poder de decisão sobre essa área, e achou interessante a proposta. De forma dinâmica, veja mais alguns pontos para serem considerados sobre esse tipo de parceria:
- Terceirize serviços
A terceirização do serviço de marketing e publicidade pode trazer uma série de benefícios à empresa contratante.
A parceria de uma agência especializada pode otimizar os serviços do departamento, principalmente quando falta mão-de-obra, ou seja, equipe.
Delegar funções primordiais, como as que o marketing possui, oferece inteligência de gestão e profissionalização de resultados.
- Potencialize resultados
Com ações estratégicas, desenvolvidas por especialistas em marketing empresarial, os resultados sobem de patamar.
Tudo isso porque a atuação de uma agência é diferenciada da atuação rotineira de um departamento, com mais conhecimento sobre performance, feedback e comportamento do público ou consumidor.
- Entregue mais valor à empresa
Contar com uma agência especializada agrega valor à imagem da empresa e, consequentemente, sua credibilidade aumenta.
O trabalho desenvolvido por profissionais de conteúdo, performance, SEO, análise de dados, design e desenvolvimento web fazem diferença nesse processo.
- Defina o posicionamento
Algumas empresas se perdem quando o assunto é definição de posicionamento. Por meio de profissionais especialistas nas suas áreas de atuação, é possível entender e posicionar a marca com o que ela espera do mercado.
- Conecte com seus públicos
A conexão com os públicos da empresa é fundamental para a obtenção de uma série de resultados.
Estreitar o relacionamento com os clientes de forma adequada gera mais engajamento e, consequentemente, mais lucros – além de formar referências.
- Monitore métricas de campanhas
Já tratamos sobre o fato de uma agência parceira desenvolver campanhas eficazes. Mas tão importante quanto as campanhas são as métricas.
Quanto a isso, ninguém melhor do que uma agência especializada para monitorar o andamento e o resultado de uma ação direcional, já que é ela que faz esse acompanhamento do início ao fim – e após ele também.
Agora diga: como anda sua empresa nesse sentido? Precisando dar um “gás” no departamento ou implantar o primeiro tijolinho dessa grande e interessante construção?
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