3 melhores métricas de marketing para medir o seu sucesso

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

As estratégias de marketing só se tornam válidas quando são devidamente mensuradas. Isso porque essa iniciativa permite à empresa compreender quais resultados está obtendo e, a partir daí, tomar decisões mais inteligentes. As métricas de marketing são importantes aliadas para o seu negócio, pois apontam informações precisas sobre o desempenho de investimentos na divulgação de seus produtos e marca.

Ao mensurar o resultado de suas campanhas de marketing, torna-se mais fácil identificar os erros e acertos do seu planejamento. Isso vai permitir fazer ajustes e melhorias continuamente. 

Quer entender mais sobre o assunto? Veja, neste post, o que são métricas de marketing e quais são as principais opções para a sua empresa.

O que são métricas de marketing?

As métricas de marketing são definidas como indicadores responsáveis por mensurar os resultados de campanhas e ações executadas nos canais da empresa. Por exemplo, ponto físico de atendimento, e-commerce e redes sociais.

Com isso, você pode identificar os resultados de suas estratégias de marketing, sabendo se atingiram as metas esperadas. Por exemplo, número de consumidores atingidos pelo conteúdo, de conversão de vendas e retorno de investimento. 

Qual a importância de utilizar as métricas de marketing?

A aplicação de métricas de marketing tem grande relevância para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ela evidencia se o seu planejamento de marketing está funcionando, possíveis ajustes a serem feitos, além de colaborar para a previsibilidade de ações futuras.

Os resultados obtidos podem comprovar a real eficiência de uma estratégia de marketing. Eles também mostram o desempenho da equipe responsável por colocar a estratégia em prática e auxiliar na conquista das metas traçadas para marketing e vendas.

Quais são as melhores métricas de marketing?

Há diferentes métricas de marketing que permitem ao negócio analisar os resultados de suas campanhas e ações a partir de diferentes perspectivas. Conheça, a seguir, algumas das principais delas para colocar em prática.

1. Taxa de conversão de leads

O lead é toda aquela pessoa que transmite seus dados à empresa em troca de algo. Um exemplo é o download de um e-book que exige o fornecimento de seu e-mail. Com isso, você pode contatar alguém que já demonstrou interesse pelos seus produtos ou serviços.

Por sua vez, a taxa de conversão de leads significa o número de potenciais clientes que, de fato, finalizaram uma compra. Para tanto, é necessário analisar quantos leads encaminhados para o time de vendas foram convertidos em consumidores.

Desse modo, é possível identificar quais são as principais dificuldades para converter vendas e, assim, promover as devidas melhorias.

2. Custo por conversão

Uma das métricas mais relevantes para o marketing é o custo por aquisição. Ele mostra os valores despendidos em cada prospecção realizada para a empresa. O seu cálculo é feito com base na divisão do investimento feito em uma campanha por quantidade de conversões e compartilhamentos em redes sociais. As conversões incluem geração de vendas, e-mails e ligações recebidas.

Ao fazer isso, você poderá verificar se as conversões geradas compensam as despesas efetuadas ou se está na hora de fazer ajustes para evitar prejuízos.

3. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio gasto pelos seus clientes com a aquisição de produtos no seu negócio. Ele é fundamental para analisar quanto o marketing está impactando em seus rendimentos e lucros.

Para identificar o seu ticket médio, é só dividir o valor da sua receita total pelo número de clientes. Isso mostra não apenas sobre os seus ganhos, mas também sobre o comportamento do cliente na sua loja física ou plataforma de compras.

Caso o resultado encontrado não seja satisfatório, você pode optar por estratégias de cross selling (venda cruzada) e up selling (oportunidade de melhorar a compra por uma boa condição). Eles que ajudam a aumentar as vendas e o valor médio gasto por cada cliente.

O uso das métricas de marketing ajuda a monitorar o desempenho do seu planejamento e a encontrar onde estão os seus erros e acertos. Dessa forma, é possível melhorar continuamente a comunicação com o seu público-alvo e alavancar as suas vendas.

Para que essas métricas possam ser utilizadas, é fundamental ter os seus processos de marketing muito bem organizados e registrados, com dados quantificáveis e disponíveis.

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