Contratar uma agência elimina a necessidade de um setor de marketing interno?

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Há diferentes formas de trabalhar com uma agência de comunicação. Você pode contratar apenas uma consultoria, terceirizar todas as demandas ou fazer uma colaboração entre a empresa e o seu setor de marketing, por exemplo. Em todos os casos, há vantagens e desvantagens que envolvem não só a qualidade dos trabalhos criados como também outros aspectos gerenciais, sobretudo os custos.

No entanto, algumas pessoas acreditam que só existe uma opção e muitas temem por perder seus empregos se uma agência for contratada para fazer pela empresa o que não não pode produzir por conta própria. Neste artigo, explicaremos como e por que a contratação de uma agência não vai, necessariamente, eliminar o setor de marketing da sua empresa e o que fazer para que essa colaboração seja de sucesso. Acompanhe!

Se já tenho um departamento de marketing, por que contratar uma agência?

Para responder a essa pergunta, sugiro que você reflita sobre qual é o papel do setor de marketing na sua empresa. Basicamente, promover o relacionamento com o mercado e atrair o público-alvo para gerar vendas devem ser seus objetivos principais, certo? Para conquistar isso, a companhia contrata pessoas, define metas e um plano de ação.

Suponhamos que a sua empresa precise fazer um rebranding, ou seja, reposicionar a sua marca no mercado para se tornar referência no mercado. Para isso, a companhia precisará produzir conteúdo, criar campanhas promocionais, gerenciar mídias sociais e redefinir sua identidade visual, por exemplo.

Se você ocupa um cargo de gestão, deve saber que, antes de investir tempo e dinheiro em cada uma dessas ações, é preciso elaborar um plano estratégico, ou seja, um documento para guiar as iniciativas da marca, atribuindo metas, responsáveis, cronograma e objetivos. Você já percebeu aonde estamos querendo chegar?

A finalidade principal de um setor de marketing é estudar o mercado e elaborar estratégias para atrair pessoas, vender soluções e reter clientes. Escrever artigos para blogs, criar uma identidade visual, fazer anúncios digitais e campanhas de e-mail marketing são atividades operacionais que, de modo geral, apresentam resultados melhores se realizadas por uma agência especializada.

É por esse motivo que muitas empresas, de diversos portes e nichos, terceirizam suas demandas de marketing ao invés de contratar designers, redatores, analistas e gestores de conteúdo, por exemplo. 

Uma vantagem importante é que algumas agências focam em determinados nichos para se especializar e, assim, ganham conhecimento que contribui para a implementação de ações mais práticas e eficazes. A nossa agência, por exemplo, escolheu focar na comunicação para o setor agrícola e/ou agropecuário, assim, pode ajudar melhor as empresas dessa indústria, pois já sabe o que funciona.

De que maneira o setor de marketing e a agência podem trabalhar juntos?

Se você entende a importância de ter o estratégico e o operacional trabalhando juntos, a mensagem anterior sobre responsabilidades de um setor de marketing e de uma agência deve ter feito total sentido. Em muitos casos, fazer uma gestão mista é a saída mais indicada para obter melhores resultados a um custo, muitas vezes, mais interessante.

No entanto, um aspecto deve ser observado. Já que se trata de uma união entre empresas e profissionais diferentes, atuando com um mesmo objetivo, é possível que ocorram conflitos que, em geral, podem ser evitados com conversas iniciais e alinhamento de expectativas.

Powered by Rock Convert

A agência precisa entender aonde a empresa quer chegar, seu posicionamento de mercado, clientes e demais elementos que podem influenciar na criação das peças de comunicação e geração de resultados.

No entanto, isso não é motivo para criar uma rivalidade, mas alguns colaboradores do cliente podem se sentir ameaçados com a nova contratação por acreditarem que a agência irá anular a necessidade de seu trabalho. É importante ter cuidado com isso para que a situação não impeça o sucesso da parceria.

Nesse contexto, a parceria não deve ser algo complicado. Ao contratar uma agência para atender as demandas de marketing da sua empresa, faça reuniões com a equipe e frise que os investimentos só funcionarão com colaboração e que isso influencia no sucesso das vendas, crescimento e manutenção da marca no mercado.

Com esse modelo de parceria entre empresa e agência, seu colaborador, ainda que ocupe um cargo de assistente ou analista, atuará como um gestor. Geralmente, é ele quem será o ponto principal de contato na relação, controlará as demandas, analisará o planejamento e as entregas.

Se ele entender sua importância para o sucesso da empresa e que não há risco à segurança de seu cargo, ele não deverá mais competir e se sentirá mais motivado a colaborar.

Como posso delimitar responsabilidades?

Um ponto inicial para que o trabalho dê certo é criar um briefing completo, com o máximo de informações possíveis sobre a empresa e seus objetivos. Isso facilitará o entendimento sobre o que deve ser feito pela agência.

Além do briefing, é importante fazer reuniões iniciais para alinhar o trabalho e as expectativas. Você e a sua equipe entendem muito mais sobre a sua própria empresa e até mesmo sobre o setor e concorrência e, portanto, devem focar no nível estratégico.

A agência precisará, por sua vez, de informações atualizadas para fazer um bom trabalho. Além disso, é importante criar um plano de metas para que a empresa contratada cumpra. Aliás, essa é uma das grandes vantagens de terceirizar a demanda de marketing.

Quando você trabalha em parceria com um fornecedor para esse tipo de serviço, o trabalho é avaliado por meio de métricas e indicadores. Para justificar o investimento, a empresa contratada precisa gerar bons resultados, de modo ideal, além das expectativas.

Diante das ideias apresentadas neste artigo, podemos dizer que contratar uma agência não elimina a necessidade de um setor de marketing interno. Existem outros modelos, é claro, como a consultoria ou terceirização completa das demandas, mas a parceria entre profissionais próprios e externos costumam apresentar bons resultados, ou até melhores, por focar mais na estratégia.

Se você estiver precisando de ajuda para aperfeiçoar suas atividades operacionais de marketing, aproveite e entre em contato com a 2 Design e Comunicação e saiba como podemos te ajudar.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site