7 ações de marketing digital para não esquecer no planejamento

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Se você quer projetar ou reposicionar a sua marca no mercado para se tornar referência em seu segmento, precisa investir em ações de marketing digital. As formas de fazer isso são diversas, mas o objetivo principal é simples de explicar: obter sucesso para o negócio.

Muitas vezes, empresas entendem a importância do investimento, mas não sabem bem em que aplicar o seu dinheiro e, por isso, nem sempre escolhem ou focam seus recursos nas melhores opções.

Neste artigo, você entenderá a relevância do assunto, as principais ações e como uma agência especializada pode ajudar a sua empresa a implementar nesse processo. Acompanhe!

Importância do marketing digital

No mundo de hoje, com o avanço da tecnologia — sobretudo dos smartphones e facilidade de acesso à internet  a jornada de compra do consumidor é diferente. Muitas vezes, o interesse por algum assunto, produto ou serviço inicia muito antes da decisão pela compra.

Atualmente, é possível acessar informações com muita facilidade, com a utilização de dispositivos móveis como um celular ou tablet, e é nesse mesmo ambiente que as buscas por empresas acontece.

É por isso que o marketing digital é tão importante e essencial para as organizações que pretendem se manter competitivas. De modo ideal, essas empresas precisam desenvolver estratégias para estar presente em toda a jornada de compra do consumidor e devem investir em ações de marketing digital que garantem a presença online, facilitam a segmentação e mensuração de resultados e conexão com o público-alvo.

Para evitar escolhas ruins e definir as melhores estratégias, é preciso fazer um planejamento que irá estabelecer os objetivos com cada ação, cronograma e as formas de mensurar os resultados (por meio de métricas e indicadores de performance).

Além desses pontos, é preciso definir as personas do negócio, ou seja, os perfis que descrevem os clientes ideais da empresa. Isso ajudará na criação de um guia para a linguagem e conteúdo a ser produzido pela marca, bem como em quais canais se deve investir. Falaremos um pouco mais sobre este tema a seguir.

Ações de marketing digital essenciais

Separamos as 7 principais ações que toda empresa deve considerar investir para maiores chances de sucesso com suas estratégias digitais. Confira!

1. Marketing de conteúdo

Sabe quando explicamos que o consumidor, hoje, costuma buscar informações na internet acerca de seus interesses? Pois bem, o marketing de conteúdo é o grande elo entre esse novo hábito das pessoas e as empresas. É uma maneira de produzir e divulgar conhecimento e, assim, atrair tráfego para os canais da empresa — como site, blog, redes sociais  e aumentar o reconhecimento da marca bem como sua preferência e autoridade no mercado em que atua.

O conteúdo produzido pode ser divulgado de diversas formas  mídia impressa ou nas redes sociais. Porém, indicamos que você utilize um blog para ganhar acessos originados em buscadores como o Google.

Powered by Rock Convert

2. E-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing ainda são muito boas na construção de um relacionamento com a base de contatos da empresa, além de ser uma forma de gerar mais vendas e fidelizar clientes.

Mas não vale fazer spam! Você pode solicitar o contato dos visitantes do seu site para inscrição em uma lista de e-mails em seu blog, por exemplo. Após isso, é preciso se relacionar e proporcionar valor, o que pode ser feito com o envio de novidades e conteúdos periódicos ou fluxos de nutrição.

É importante usar software de e-mail marketing, como o MailChimp, LeadLovers ou de automação de inbound marketing, como o RD Station ou Hubspot, pois nesses programas é possível mensurar melhor os resultados e realizar segmentações de acordo com os interesses dos seus assinantes.

3. Links patrocinados

A veiculação de anúncios é outra maneira efetiva de adquirir tráfego para o seu site e, a partir daí, gerar leads. As plataformas mais comuns são o Facebook Ads e o Google Ads, mas existem outras, como o Linkedin Ads e Twitter Ads. É uma forma interessante e, geralmente, de baixo custo para obter resultados mais rápidos com o marketing digital.

Outra possibilidade de aplicação dos anúncios é em estratégias de remarketing, por meio do alcance de pessoas que já acessaram o blog ou site da empresa. É isso que acontece quando você busca por determinado produto no Google e começa a perceber banners a respeito nas redes sociais.

4. Mídias sociais

As redes sociais permitem que a empresa se mantenha conectada ao seu público-alvo  consumidores ou não  por intermédio de conteúdos diversos. Estar presente em mídias como o Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn gera muitas oportunidades para a empresa e para suas estratégias digitais, o que proporciona mais autoridade e reconhecimento da marca no mercado em que atua e outros campos, já que as mídias sociais atraem pessoas de diversos locais, gêneros, classes e idades.

5. Vídeos

Um dos formatos de conteúdo preferido pelos usuários de internet os vídeos  devem definitivamente ser considerados em um planejamento de marketing digital. Além de publicados no YouTube  que hoje é segundo site de busca no mundo e fica atrás apenas do Google  podem ser postados nas outras redes sociais, inclusive ao vivo.

6. SEO

O Search Engine Optimization (SEO)    ou em português, Otimização para os Mecanismos de Busca  é um conjunto de técnicas que visam garantir que o conteúdo do seu site seja indexado no Google e também possa ser facilmente encontrado pelos usuários. Afinal, não adianta criar bons artigos, publicar e não ter acessos. Por isso, seguir as boas práticas de SEO é essencial.

7. Funil de marketing

A definição de um funil de marketing ajuda a projetar o caminho que o usuário irá seguir até se tornar um cliente e a identificar a fase em que está em sua jornada de compra. Geralmente, tem três etapas: atração, conversão e venda.

O funil ajudará a empresa a produzir e divulgar conteúdos mais assertivos para cada lead  de acordo com o nível de interesse e conhecimento acerca de suas soluções  e é usado estrategicamente com as demais ações de marketing digital.

Empresas especializadas em marketing digital

Investir na criação de um planejamento e colocar as ações de marketing digital em prática pode ser uma tarefa complicada para empresas que não têm designers, publicitários, programadores, redatores e demais profissionais necessários em sua equipe interna ou quando eles já estão comprometidos com outros projetos. Nesses casos, uma agência especializada poderá auxiliar na obtenção de resultados mais satisfatórios.

Agora que você já sabe a importância das ações de marketing digital, aproveite para visitar o nosso site e conhecer soluções personalizadas da área!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site