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Diagnósticos de marketing: veja como os profissionais os fazem

6 minutos para ler

Crises são comuns na vida dos seres humanos. Inevitavelmente, há um momento em que começamos a nos fazer perguntas sobre o que somos e para onde vamos. Afinal, qual é o nosso propósito? Será que estamos seguindo na direção correta?

Pode parecer que não, mas as empresas enfrentam um processo semelhante durante seu crescimento: ao olhar para seus resultados, muitas companhias percebem que seus colaboradores têm visões diferentes. Por esse motivo, elas não conseguem ampliar seu alcance e se desenvolver.

Assim, criar uma identidade própria para o negócio e fazer com que todos consigam transmiti-la para o público é essencial para quem quer responder a todas essas perguntas e otimizar seu alcance — e nada melhor para começar uma boa estratégia nesse sentido do que fazer um diagnóstico de marketing completo.

Quer saber como os profissionais fazem diagnósticos de marketing de sucesso e aprender a utilizar a receita na sua instituição? Siga a leitura e descubra o que deve ser feito!

O que é diagnóstico de marketing?

O diagnóstico de marketing compreende o conjunto de ações tomadas no sentido de estudar, pesquisar e analisar a fundo a identidade de uma marca. É possível, ainda, ter uma visão bem clara da sua realidade e assim traçar um plano de ação personalizado para que a empresa possa desenvolver seu setor de marketing.

De certa maneira, ele pode ser comparado a um diagnóstico feito por um médico que, após ouvir o que o paciente tem a dizer, analisar o caso e realizar exames, pode definir o tratamento mais adequado. No marketing, é esse estudo de caso que orienta as estratégias que devem ser seguidas para otimizar as ações tomadas.

Logo, ações genéricas que levam em consideração resultados prontos e sequer fazem exames sobre a instituição não se utilizam de diagnósticos de marketing — afinal, não seria possível otimizá-las sem nem mesmo saber quais problemas elas devem superar, certo?

Como estruturar um diagnóstico de marketing em uma companhia?

A primeira atitude do responsável pelo diagnóstico deve ser realizar uma pesquisa de clima organizacional para saber se os colaboradores estão cientes dos valores e da missão da empresa e, mais ainda, se comungam deles, já que apenas assim a marca é capaz de criar uma identidade única compartilhada por seu público interno.

Um diagnóstico completo de marketing deve levantar ao menos os seguintes dados:

  • atração de clientes: quantidade de visitantes atraídos no site e em redes sociais; canais que levam o cliente até a marca; problemas a serem corrigidos;
  • conversão de clientes: quantidade de leads convertidos; eficiência de formulários de conversão;
  • relacionamento com os clientes: efetividade de campanhas de mídias sociais e e-mail marketing.

Além disso, deve levantar dados do próprio mercado, analisando tendências e possibilidades, para que possa avaliar a reputação do negócio e conhecer maneiras de torná-lo mais relevante em seu segmento.

As informações colhidas permitirão que o gestor tenha em mãos um mapa completo de sua companhia. Partindo de um orçamento certo, do faturamento da empresa e da carteira de clientes, é possível traçar uma estratégia de marketing adequada para a instituição, fazendo com que seja mais vantajosa que a anterior.

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Quais são as vantagens do diagnóstico de marketing para uma empresa?

Um diagnóstico de marketing bem-feito é capaz de melhorar o retorno sobre investimento do negócio (ROI), além de permitir que o gestor conheça a fundo variáveis capazes de impactar seu resultado. Se para algumas empresas pode ser necessário otimizar o desempenho em redes sociais, para outras pode ser essencial corrigir algum problema específico com seu blog ou site.

O diagnóstico também é capaz de fazer com que a empresa conheça melhor seu público, já que a identificação do público-alvo é um dos primeiros passos para construir campanhas de marketing atrativas, auxiliar na identificação de canais a serem utilizados e no reconhecimento de falhas e oportunidades, explorando todo o potencial do negócio.

A pesquisa também é útil para conhecer melhor a concorrência, fazer benchmarking quando necessário, antecipar novidades e aperfeiçoar táticas de marketing, criando um planejamento real e consistente para o segmento do negócio e o seu tipo de público.

Quando o diagnóstico de marketing deve ser realizado?

Não há uma resposta pronta para essa pergunta. Cada empresa deve identificar o melhor momento para fazer um diagnóstico de marketing, já que seus critérios vão além da lógica dos números.

No entanto, é importante considerar fazê-lo nas seguintes situações:

  • quando os resultados se mostrarem incompatíveis com investimentos e expectativas;
  • quando novos produtos forem lançados;
  • quando ocorrerem mudanças estruturais na companhia;
  • quando um novo planejamento for desenvolvido.

O diagnóstico pode ser feito toda vez que uma instituição precisar entender melhor como sua marca está sendo vista tanto pelo público interno quanto pelo público externo. Ao gestor, cabe a sensibilidade de encontrar o momento ideal para investir.

Por que contar com o auxílio de empresas especializadas na realização de diagnósticos de marketing?

O diagnóstico é uma fase anterior ao planejamento que serve para colher dados e materiais para desenvolver estratégias e ideias úteis para uma companhia. Deixá-lo em segundo plano quando necessário ou simplesmente fazê-lo de maneira superficial é a certeza de perder tempo e dinheiro.

Muitas vezes, entretanto, fazer um diagnóstico de marketing completo pode ser bastante complexo para alguém sem experiência no assunto, já que ele exige o domínio de habilidades específicas do setor e análises certeiras de mercado e público.

Contar com o auxílio de profissionais especializados pode fazer toda a diferença. Eles saberão aplicar os processos no negócio o mais rápido possível, identificando com precisão erros e pontos que necessitam de melhorias, criando assim um planejamento de marketing consistente para a marca

Assim, o gestor garante que seu investimento terá o máximo de retorno possível, fazendo com que seus colaboradores possam focar em seu core business e todo o negócio não sofra com retrabalhos

E então, entendeu como um diagnóstico de marketing funciona? Acha que sua empresa pode se beneficiar de suas vantagens? Entre em contato conosco para saber o que os nossos profissionais podem fazer para otimizar as campanhas e ações de marketing do seu negócio!

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