Como funciona uma campanha de marketing digital?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

As campanhas de marketing sempre foram fundamentais para comunicar ações, novidades e lançamentos de uma empresa ao seu público em potencial. Sem dúvida, é uma ferramenta inteligente e estratégica, capaz de produzir e otimizar resultados para a marca.

Com o marketing digital, esse tipo de iniciativa tem sua importância ainda maior, já que ultrapassa todas as barreiras que as mídias tradicionais poderiam limitar, como revistas, jornais, televisão e rádio.

Afinal, atualmente tudo e todos estão em rede. Por isso, é fundamental ser assertivo em uma campanha de marketing digital para alcançar o público / consumidor em potencial com uma mensagem que parece simples, mas que foi estudada e projetada para essa prospecção.

Definindo a campanha de marketing digital

Em geral, a definição da campanha de marketing digital é feita entre a agência de comunicação ou publicidade responsável e a marca, por meio de reuniões para briefing e demais levantamentos, entre eles objetivo e meta, que são essenciais para medir o sucesso da ação.

O primeiro passo é identificar o tipo de demanda – lançamento de produto, promoção, datas sazonais e/ou comemorativas, rebranding, posicionamento, captação de clientes e até gestão de crise.

Após isso, todo um processo conjunto é levado em consideração para a criação, como redação publicitária, design e desenvolvimento das peças criativas – sempre com estipulação dos prazos.

O respeito ao cumprimento de cada etapa é importante para uma boa presença no ar e bom desempenho final de resultados.

A importância dos prazos

Viu só como existe toda uma estratégia por trás de uma campanha de marketing digital? A partir de agora, fica mais interessante observar as sacadas de um anúncio ou post e entender se aquilo toca, instiga, atrai e move o público que se quer atingir.

Como falamos anteriormente, esse trabalho inclui o estabelecimento de alguns prazos. Eles devem ser negociados de acordo com o objetivo da campanha, que pode ser emergencial, elaborada ou menor e mais simples. Ainda pode haver exclusão ou condensação de algumas dessas etapas, com entrega mais rápida para o cliente.

Seja qual for o caso, é preciso ter consciência de que a agência e seus profissionais envolvidos necessitam de um certo tempo para atender ao pedido. Afinal, a falta de conhecimento desse procedimento pode ser comprometedora para a marca, mesmo em casos de urgência.

Campanha digital patrocinada: otimizando resultados investidos

Um mecanismo que pode ampliar muito o alcance da campanha de marketing digital é por meio de patrocínio. Ou seja, investir em plataformas como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn, TikTok Ads, entre outras distribui e canaliza a mensagem, fazendo-a chegar a um público possivelmente interessado e de forma mais eficaz.

Os valores de cada inserção variam, dependendo do prazo a ser veiculado, dimensões do anúncio, cliques (CPC), visualizações (CPM), resultados (CPA) etc. Essa projeção é sugerida pela agência, de acordo com o orçamento publicitário definido pela empresa.

Google Ads

É o principal serviço de publicidade digital do Google. Com ele, é possível divulgar anúncios inteligentes e práticos ou, como a mesma empresa descreve, “aparecer quando seus clientes estiverem pesquisando no Google, navegando na web e assistindo a vídeos no YouTube”.

São soluções automatizadas que visam maximizar resultados e alcançar clientes relevantes, com alto poder de segmentação.

Além disso, a maior ferramenta de links patrocinados da internet mostra sua empresa quando as pessoas procurarem o que você oferece. É possível criar anúncios de Rede de Pesquisa, Rede de Display, no Google Shopping, no YouTube, no Gmail e na Play Store.

Rede de Pesquisa: Funciona de acordo com o termo de busca pesquisado pelo usuário no Google. Os anúncios são exibidos logo abaixo da pesquisa realizada. 

Por exemplo, ao digitar “sapatos masculinos”, podem aparecer anúncios com o rótulo de Patrocinado ou Anúncio, logo acima. 

Rede de Display: Os anúncios surgem como imagens (anúncios de Display gráficos ou responsivos) que são exibidas em sites parceiros do Google. Aparecem quando as pessoas navegam por sites, assistem a vídeos no YouTube ou usam apps em dispositivos móveis.
Na Rede de Display do Google, a ação de marketing não depende da busca do usuário sobre produtos ou serviços da sua empresa.

YouTube Ads: Anúncios em vídeos da sua empresa são exibidos no YouTube ou em sites parceiros. Podem aparecer antes, durante ou depois da exibição do vídeo.

Google Shopping: Voltado para campanhas de empresas que possuem e-commerce, aqui, os anúncios dos produtos aparecem nos resultados de “Shopping” do Google com a imagem, nome e preço do produto.

Aplicativos na Play Store: caso sua empresa tenha um aplicativo ou game e deseja conquistar mais usuários pagantes, é interessante exibir anúncios dele em locais como a loja de apps da Google.

Anúncios do Gmail: Parecidos com e-mails, aparecem em destaque nas guias Promoções e Social da caixa de entrada. Ao clicar, o anúncio pode exibir textos, formulários, imagens, vídeos e páginas de destino do anunciante.

Meta Ads

Instagram e Facebook estão entre as redes sociais mais consumidas do mundo, e a Meta – empresa detentora delas – foi inteligente em fundar o Meta Ads.

Trata-se de uma plataforma de criação de anúncios voltada para essas redes, com posts, vídeos e conteúdos que passam pela timeline, sinalizados com a tarja de “patrocinado”.

Com uma operação fácil de acesso ao anúncio, o recurso rende bons resultados para uma campanha de marketing digital, direcionando os potenciais clientes à marca.

Dessa forma, quando as pessoas buscarem um produto ou serviço semelhante aos que você oferece, sua empresa aparece em destaque, com informações como foto, preço, descrição e o melhor: acesso ao seu Shop – site, redes sociais ou canal de vendas.

LinkedIn Ads

O patrocínio de publicações e eventos alcança e engaja um público profissional no feed da empresa, através do LinkedIn Gerenciador de Campanhas.

Da mesma forma que em outras redes, é possível selecionar critérios como objetivo e público, com o uso de dados demográficos reais gerados por usuários para alcançar os profissionais certos, incluindo nível de experiência, setor, cargo, entre outros dados.

A ferramenta de publicidade também permite a definição de orçamento e agendamento, além de realizar a mensuração de resultados, com avaliação de desempenho.

TikTok Ads

A febre global TikTok obviamente abriu espaço para os anúncios publicitários em sua plataforma. O TikTok Ads Manager oferece ferramentas para criar e gerenciar inserções de forma considerada inovadora, através de uma estratégia de marketing efetiva em sua “família de apps”. São seis etapas:

1 – Escolha de objetivo;

2 – Seleção de público;

3 – Definição de orçamento;

4 – Criação de anúncio;

5 – Participação ao vivo;

6 – Avaliação de resultados.

Importante: não é necessário ter uma conta ativa no TikTok para anunciar.

As etapas do processo: da entrada do trabalho à avaliação de resultados

Conforme mencionamos, para o sucesso de uma campanha de marketing digital, o respeito pelas etapas do processo é fundamental. Abaixo, demonstramos os principais passos do processo dessa iniciativa de marketing:

Entrada do trabalho + Análise: primeira etapa do processo, é feita uma reunião entre agência e cliente para o alinhamento do trabalho a ser realizado. Nela, são discutidas ideias para a construção da campanha, por meio da análise de objetivos a serem alcançados;

Briefing da campanha: a agência realiza o briefing, com o levantamento de todas as informações necessárias para a criação de peças. Essa etapa é fundamental para coletar os dados e abastecer os profissionais envolvidos no desenvolvimento, da maneira mais assertiva e clara possível;

Pesquisas de palavras-chave: a definição das palavras-chave norteia e indica a tônica de uma campanha. Esse recurso direciona a agência para o trabalho de prospecção da ideia central e desenvolvimento da linha editorial da estratégia;

Redação: após o levantamento das informações iniciais, tem início a produção de conteúdo, ou seja, a construção dos textos publicitários;

Criação de LP e criativos em geral: tem início a criação da Landing Page (LP), uma página de internet especialmente desenvolvida para captar leads ou gerar vendas. Ao mesmo tempo, os profissionais de design entram em ação para as criações em geral;

Configurações e tagueamentos (tracking) da LP: a equipe realiza uma série de testes na LP, por meio de funções para medir alguns resultados;

Montagem das campanhas necessárias: a parte criativa se intensifica, com a montagem prática das campanhas e junção de materiais;

Acompanhamento de testes A/B de performance e otimizações: com a criação da campanha realizada, a agência dá início ao período de testes A/B. É uma forma de entender qual é a melhor performance e otimizar a taxa de conversão das páginas e materiais da campanha;

Campanha no ar com os melhores criativos/textos/etc: sinal verde para a campanha de marketing digital entrar em ação, com a seleção das peças publicitárias aprovadas para diferentes canais. Aqui, a estratégia está, literalmente, ‘on’;

Continuação dos acompanhamentos periódicos: enquanto a campanha está no ar, a agência faz o acompanhamento de cada métrica, de forma a investigar os períodos de divulgação, levantando os relatórios indicativos;

Relatórios com resultados: última etapa do processo, nela o cliente tem acesso aos resultados da campanha, com relatórios que medem o que foi atingido e alcançado.

Duração da uma campanha

Agora que você já se aprofundou sobre as informações referentes ao desenvolvimento desse tipo de ação, inclusive patrocinada, vamos tratar sobre prazos e duração de uma campanha de marketing digital.

Mas antes é preciso ressaltar que cada estratégia demanda um tempo para obter sucesso. Ou seja, existem campanhas que podem durar sete dias, um mês, alguns meses ou mesmo campanhas contínuas e recorrentes – que não têm data para terminar ou tem períodos relativos ao objetivo a ser alcançado, etc.

Cada plataforma possui indicação de tempo mínimo para a duração de uma campanha, por exemplo:

  • Meta, LinkedIn e TikTok: recomendação de sete dias de veiculação, no mínimo;
  • Google: recomendação de 14 dias de veiculação, no mínimo.

Além disso, a agência responsável pela articulação realiza o estudo dos casos, com sugestões de prazos que podem variar entre um mês, três meses ou um ano, por exemplo, de acordo com a finalidade da campanha.

Lembrando: quanto maior o prazo da campanha, melhores são os resultados, inclusive os de presença da marca.

Calendário de uma campanha de marketing digital, segundo a média das agências

  • Briefing: 1 dia
  • Definição de palavras-chave: 1 dia
  • Criação: 3 dias (envolvendo redação, criação e Landing Page)
  • Configuração e setup de ferramentas: 3 dias
  • Testes: 1 dia
  • Campanha no ar: depende da duração da campanha; em média, 14 dias para Google 14 dias e 7 dias para Meta, LinkedIn e TikTok
  • Acompanhamento: 7 dias
  • Resultado: 1 dia

A regra da exceção

É claro que, como em quase tudo no marketing, existem situações de exceções. Porém, elas devem ser aproveitadas em ocasiões imperdíveis para o fortalecimento da sua marca ou empresa. 

Por exemplo, vamos supor que, na mídia ou nas redes sociais, está em pauta um assunto que tem tudo a ver com seu produto ou serviço da sua empresa. Está aí uma ótima oportunidade para fazer um anúncio on-line “express” e sair na frente da concorrência.

O que mais importa: inspirar o público

Como pudemos ver ao longo desse artigo, várias operações e estratégias estão envolvidas em uma campanha de marketing digital.

E, fora todas essas possíveis regras, o que verdadeiramente importa em uma ação como essa é o apelo que ela evoca no consumidor. Afinal de contas, o que se espera com esse tipo de ferramenta é que ela inspire e toque o público-alvo ou persona.

Nem precisa ser amante da publicidade para constatar que as grandes campanhas de marketing ocupam lugar no imaginário de todos nós e são referências quando se fala em relacionamento de desejo à marca. Ou seja, é uma estratégia de inspiração pura.

Sendo assim, o objetivo deve ser alcançar esse imaginário do público, para que, a partir dele, os resultados sejam atingidos.

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