Nos últimos anos, o marketing digital se tornou uma das principais ferramentas de impulsionamento de negócios, o que se deve à sua alta capacidade de alcance de público. Outra grande vantagem desse conjunto de estratégias é o uso das métricas de marketing digital, o que permite mensurar, de forma precisa, os resultados de suas ações.
O universo digital proporciona um volume de dados gigantesco e utilizá-lo a seu favor é imprescindível para o crescimento da sua empresa. Ao coletar e analisar os dados referentes às suas campanhas de marketing digital, você pode identificar falhas e ajustar as suas ações rapidamente.
Quer aperfeiçoar os resultados das suas ações de marketing? Neste post, vamos abordar quais são as métricas de marketing digital que você deve monitorar para alavancar a sua marca. Confira!
O que são métricas de marketing digital?
Com cada vez mais pessoas utilizando a internet para as mais diversas atividades, inclusive para comprar, estar nesse universo se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. Foi aí que surgiu o marketing digital, que consiste em um conjunto de estratégias de marketing voltado especificamente para as plataformas digitais.
O marketing digital aproxima os negócios do seu público, contribuindo para uma comunicação direta e personalizada. Porém, o êxito da aplicação dessa ferramenta depende da efetividade das ações realizadas pela companhia. Nesse sentido, foram criadas as métricas de marketing digital, que são indicadores do sucesso ou insucesso de cada ação e têm como finalidade ajudar na identificação de erros e acertos de suas campanhas online.
A partir da aplicação dessas métricas, é possível monitorar os resultados de suas campanhas de marketing digital com maior precisão, tendo acesso a uma variedade de números realistas e que direcionam e facilitam o seu processo de tomada de decisão.
Qual a importância de acompanhar as métricas de marketing digital?
O acompanhamento das métricas de marketing digital é um fator essencial para verificar se o seu planejamento está funcionando ou não. Dessa forma, você pode corrigir eventuais erros e realinhar as suas estratégias o quanto antes e evitar danos maiores para a sua marca.
Graças ao monitoramento de suas ações de marketing nas suas plataformas digitais, os negócios também têm a oportunidade de aperfeiçoar a sua comunicação continuamente, dando a ela uma linguagem mais aderente ao seu público-alvo e, portanto, com maiores chances de conversão de vendas.
Além disso, as métricas de marketing digital ainda geram insights valiosos, que servem de suporte para uma tomada de decisão mais embasada, livre de achismos, e até mesmo para criação de novos serviços e produtos capazes de suprir as necessidades de seus clientes.
Quais são as principais métricas de marketing digital?
Há diversas alternativas de métricas que podem ser aplicadas pela sua equipe para acompanhar a performance das suas ações de marketing digital. Inclusive, elas podem e devem ser integradas para que você tenha uma visão completa de cada etapa do seu planejamento. Conheça, abaixo, quais são as principais métricas de marketing digital.
1. Ticket médio
A métrica do ticket médio indica o valor médio que cada cliente gasta no seu negócio. O ideal é considerar um ticket médio mensal, bastando dividir o valor da receita do mês pela quantidade de clientes que efetuaram compras durante esse período.
Com isso, você checar o desempenho de suas vendas digitais e conhecer melhor o comportamento dos seus consumidores. Se você estiver vendendo abaixo do esperado, pode implementar novas estratégias, como o crosselling, ou seja, a venda cruzada, que associa produtos e serviços para ampliar a conversão de vendas.
2. Taxa de conversão
De extrema importância, a conversão é um fator indispensável para a entrada do potencial cliente no funil de vendas. Quando você acompanha a taxa de conversão, pode analisar o desempenho dos seus conteúdos virtuais publicados no seu blog, site ou redes sociais.
Para chegar à taxa de conversão, antes de tudo, é necessário ter em mente qual é a sua meta de conversões. O seu cálculo se dá por meio da divisão da quantidade de conversões pelo número de audiência. O valor obtido deve ser multiplicado por 100. Um resultado inferior ao seu objetivo de conversão deixa claro que a sua estratégia de conteúdo deve ser reavaliada.
3. Custo por lead
Não são todos os potenciais clientes que entram no funil de vendas que vão se tornar clientes reais. Contudo, é crucial investir na nutrição desse processo para ter mais chances de conversão de vendas.
Se você quer entender o custo por lead, a primeira coisa a se fazer é dividir o investimento total da sua campanha de marketing pelo total de leads gerados. Assim, você consegue conhecer os aspectos positivos e negativos de suas ações e otimizar os seus investimentos futuros.
4. Visualização da página
Os acessos ao seu site ou blog, por exemplo, mostram se as suas estratégias de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca) estão sendo eficientes e garantindo um bom posicionamento de suas páginas nos motores de busca, como o Google.
A adoção da métrica de visualização de página permite descobrir quantas vezes cada usuário acessou o seu site, checar a eficiência dos seus esforços de SEO e interações com a sua marca. Esse número pode ser obtido com base nos próprios relatórios de acessos das plataformas digitais.
5. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Estar a par do Custo de Aquisição por Cliente (CAC) impacta positivamente na saúde financeira da companhia. Todos os custos despendidos com o objetivo de atrair clientes devem ser considerados nesse cálculo, com o os investimentos em mídias sociais, despesas com campanhas e salários das equipes de venda e marketing.
Todos esses valores são somados e o resultado obtido deve ser dividido pelo número de consumidores conquistados nesse período. Desse modo, você analisa se deve aumentar ou diminuir as despesas para ampliar a carteira de clientes.
6. Taxa de rejeição
Uma das principais metas do marketing digital é assegurar que o usuário passe o maior tempo possível dentro do seu site, uma vez que isso aumenta as chances de ele visualizar mais produtos e tomar a decisão de compra.
A taxa de rejeição diz respeito ao número de potenciais clientes que visualizam a sua página, mas saem dela sem realizar nenhum tipo de ação. Esse cálculo pode ser feito com a divisão da porcentagem de sessões únicas pelas demais sessões efetuadas na página. Caso a taxa de rejeição é alta em uma página específica, é um alerta para descobrir e evitar o fator que está afastando os usuários.
7. Visitas únicas
Por fim, também é importante analisar a métrica de visitas únicas, que retrata os usuários únicos que estão acessando o seu site e mostra quantas dessas pessoas retornam para as suas páginas.
O monitoramento dessa métrica é feito com base nos relatórios de visitas do seu site. Um número alto de pessoas que voltam a visitar a sua plataforma mostra a eficiência das suas estratégias de atração de usuários.
Por que não usar as métricas de vaidade?
No segmento de marketing digital, existem alguns números que, num primeiro momento, podem engrandecer uma marca, mas não servem de embasamento para a tomada de decisão, pelo fato de não serem precisos. Essas são as chamadas métricas de vaidade, que até são coletadas, porém, não podem ser utilizadas em suas estratégias.
Alguns dos principais exemplos de métricas de vaidade são:
- números de seguidores das redes sociais;
- números de curtidas em um post;
- número de likes em um vídeo;
- número de downloads de um aplicativo.
As métricas de vaidade não são interessantes porque não mostram o alcance efetivo de suas ações. Isso porque muitas pessoas podem seguir as suas redes sociais, mas boa parte dos seus seguidores pode não interagir com os seus conteúdos, acessar seu site, visualizar e comprar os seus produtos.
Sendo assim, o mais apropriado é optar pelas métricas que evidenciem o alcance de cada ação de sua campanha de marketing digital, já que trazem à tona o número real de pessoas atingidas por sua marca.