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Como medir a Percepção da Marca? Veja!

5 minutos para ler

Quer saber como medir a percepção da sua marca? Entenda!  

Conheça as principais formas para medir a percepção da marca, bem como a importância dessa avaliação para o sucesso da sua empresa.

A percepção da marca está relacionada com a memória afetiva que os consumidores têm sobre uma empresa. Quanto mais positiva for essa lembrança, maior é a chance desse cliente engajar com a marca.

Dessa forma, é importante que o setor de marketing da organização invista um tempo para avaliar essa percepção. Se você quer conhecer as principais dicas para fazer essa avaliação, continue lendo o texto e confira!

imagem-visão de um homem em foco, com olhos azuis-representando a percepção da marca

O que é percepção da marca?

A percepção da marca representa a visão do consumidor após ele ter contato com uma empresa, ou seja, tem relação com o atendimento das suas expectativas antes, durante e depois da compra.

O consumidor pode ser influenciado por diversos atributos, como custo-benefício dos produtos ou serviços ofertados, atendimento recebido, forma de entrega, organização do local, ações de marketing, reputação da empresa, entre outros. 

Ela é uma métrica muito importante para as empresas, pois indica o nível de reconhecimento da marca, a intenção de compra e o grau de lealdade do cliente. Acompanhar a percepção é essencial para o crescimento do seu negócio, pois quando o cliente tem uma boa experiência durante a jornada de compra, ele volta a adquirir os produtos ou serviços e, consequentemente, se torna embaixador da marca perante o mercado. 

Nesse sentido, é importante mencionar que de acordo com a pesquisa da HubSpot, 54% dos clientes consomem conteúdo da marca que valorizam. Esse dado confirma como é importante investir em ações para criar memórias afetivas nos clientes. 

Como medir a percepção da sua marca?

Se a empresa pretende ter sucesso, precisa compreender a importância de manter o bom relacionamento da marca com a comunidade. Para tanto, é necessário acompanhar e avaliar a percepção e satisfação dos consumidores para direcionar os investimentos e conquistar bons resultados.

As organizações que se preocupam com isso apresentam um diferencial competitivo diante do mercado.

Existem algumas ferramentas e técnicas que ajudam a medir a percepção da marca, dentre elas podemos destacar:

  • Pesquisa de mercado: é realizada por meio de questionários online ou impressos aplicados para uma amostra da população. Ela abrange perguntas sobre a marca e os atributos que influenciam a percepção do consumidor.
  • Avaliação do engajamento: é relacionado ao mundo online, nesse caso, são mensuradas as curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários das redes sociais, as visitas e comentários no blog ou site, bem como a procura pela marca nos mecanismos de busca.
  • Pesquisa de satisfação: funciona no mesmo formato da pesquisa de mercado, mas a amostra no qual são aplicados os questionários está relacionada com os clientes atuais.
  • Avaliação dos indicadores: nesse caso, pode-se usar alguns indicadores, como o  Net Promoter Score (NPS), que mensura o nível de lealdade dos clientes com a marca. Assim como existem outros indicadores relacionados às vendas e o retorno obtido por meio das ações direcionadas aos clientes.

Como essa avaliação contribui para o processo de tomada de decisão?

Os resultados obtidos por meio da avaliação da percepção da marca podem direcionar a tomada de decisão dos gestores. Se a empresa apresenta uma percepção da marca ruim pode perder a credibilidade e, consequentemente, haverá uma redução nas suas vendas.

Por outro lado, se ela tem uma percepção boa pode garantir o seu crescimento com base na confiança do cliente na marca. Por isso, quando a empresa consegue identificar como está a sua reputação perante o mercado pode destinar seus recursos para as áreas que mais necessitam de investimento.

Para otimizar a percepção da sua marca é essencial utilizar algumas estratégias, como desenvolver o projeto de branding e e-branding, conhecer profundamente o cliente, ofertar produtos e serviços de qualidade, investir em marketing de conteúdo, criar programas de fidelidade, analisar o feedback dos clientes, manter um ambiente agradável, treinar os vendedores, patrocinar eventos e projetos, oferecer diversos canais de atendimento, entre outros. Bem como investir em redesign de marca, caso seja necessário. 

Que tal melhorar a percepção da marca?

A empresa precisa se esforçar para criar uma boa experiência de compra para os consumidores. Assim como é necessário medir a percepção da marca para verificar se as suas estratégias estão atingindo os objetivos esperados.

Lembre-se de que uma memória afetiva positiva relacionada a sua empresa pode alavancar as suas vendas e criar embaixadores para sua marca. Se você precisa de ajuda nesse processo, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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