A identidade visual de uma empresa é imprescindível para a comunicação da marca e a conexão humana com os consumidores. Os conceitos que ela transmite ao mercado impactam e fortalecem os vínculos com o público-alvo.
O design é uma parte importante das estratégias de branding e é elaborado para que a companhia seja fielmente representada e alinhada aos seus objetivos. Ele ajuda a estabelecer uma identificação instantânea entre a marca e os clientes conquistados e fidelizados.
Desse modo, se você tem percebido que a identidade do seu negócio já não está mais acompanhando as tendências e deseja estabelecer um novo fator de diferenciação no mercado para alcançar a liderança em seu segmento, talvez seja o momento de fazer o redesign de marca.
Continue a leitura e confira como neste post!
O que é redesign de marca?
Tudo o que for visual faz parte do design, ou seja, abrange elementos como logo, fontes, cores, imagens, ícones, grafismos e até mesmo a decoração do ambiente, uniforme de colaboradores etc. Redesign significa refazer, reformular, redesenhar o design. Ele faz parte da estratégia de branding de uma marca que já está presente no mercado e busca, entre outras coisas, um novo posicionamento.
Diversas empresas como Apple, Google, Microsoft, Amazon, McDonald’s, Facebook, entre tantas outras, mudaram a sua identidade visual ao longo de tempo. A essência dessa estratégia do marketing acompanha os padrões de comportamento do público-alvo e como ele enxerga e reconhece a companhia e seus produtos ou serviços.
De forma resumida, o redesign é a reformulação de uma marca. Desse modo, os padrões de cores, tipografia e ícones da identidade visual de uma organização passam por alterações para reestruturar a sua visão, objetivos e metas.
Qual a importância do redesign?
Os padrões de comportamento, consumo, tendências e, principalmente, as necessidades das pessoas mudam ao longo do tempo, e toda empresa precisa acompanhar essa dinâmica do mercado para permanecer e se estabelecer com sucesso.
Dificilmente encontraremos uma companhia que tenha décadas de atuação sem ter renovado a sua identidade visual.
Contudo, a importância do redesign vai muito além. Ele pode estar relacionado a uma estratégia direcionada para um público-alvo específico ou ainda ser aplicado em uma marca que esteja entrando em um novo segmento.
A identidade visual é o primeiro contato do público com a marca, por isso essa comunicação precisa ser atualizada para atingir de forma efetiva os objetivos do negócio. Quando bem trabalhada, essa atividade do marketing alcança todos os públicos e se conecta com a nova geração.
O fato é que, atualmente, o consumidor é cada vez mais exigente com as marcas, atuando de forma ativa no processo de transformação de uma organização.
Qual o melhor momento para fazer?
Toda corporação, em algum momento da sua trajetória, precisa renovar a sua identidade visual. No entanto, deve-se analisar qual a sua verdadeira necessidade, a fim de que a ação tenha de fato um propósito e uma justificativa.
Assim, é possível que a necessidade de uma atualização parta de motivos como:
- identidade visual ultrapassada;
- pesquisa de mercado;
- mudanças no público-alvo;
- reposicionamento da marca no mercado;
- mudanças na cultura organizacional.
Por que fazer o redesign de sua marca? Veja os principais motivos…
Para que você seja capaz de avaliar a atual situação do seu negócio, vamos explanar de forma mais detalhada os principais motivos para se fazer um redesign de marca. Confira a seguir.
Renovação da imagem da empresa
A modernização das marcas faz parte do processo de evolução. Assim, quando o design foi criado há muito tempo e os elementos gráficos que trazem a comunicação visual são considerados como antiquados, é necessário passar por uma renovação para atualizar.
Os consumidores entendem essas mudanças como um upgrade da organização e esperam que elas reflitam na qualidade dos produtos e/ou serviços. Em outras palavras, esperam que a companhia esteja acompanhando as tendências do mercado e acreditam que, dessa forma, ela passará ainda mais confiança e credibilidade. Não se trata apenas de uma metamorfose visual.
Essa é uma característica que pode ser decisiva, uma vez que a empresa precisa estar conectada às preferências e às mudanças nos interesses e hábitos do consumidor. O redesign da marca demonstra constante evolução aos clientes e essa percepção ajuda a fidelizá-los com mais facilidade.
Introdução em novos mercados
Aqui o redesign baseia-se na necessidade da corporação de se introduzir em novos mercados e, por isso, precisa afirmar a sua identidade com algum diferencial competitivo. Nesse caso, uma empresa que não se renova corre o risco de perder exposição e mercado.
Portanto, é extremamente importante recorrer às formas gráficas com base em seus princípios e valores diferenciados para comunicar de forma mais eficiente e moderna as suas características e os seus benefícios.
Alcance de outros públicos
O mundo dos negócios é muito dinâmico e a todo momento ocorrem mudanças de mercado, inovações tecnológicas, entre outras modificações. Desse modo, pode ser que o seu segmento mude, assim como as preferências do seu público também. Ou ainda, sua organização pode ter definido alguma estratégia direcionada para um novo público-alvo. Isso requer uma nova forma de comunicação, tanto verbal quanto visual.
Além disso, é necessário analisar se os produtos ou serviços oferecidos também mudaram com o passar do tempo. Se esse for o caso, o redesign de marca atua com a finalidade de agregar valor por meio das tendências de design, que também passam por constantes alterações e redefinem a percepção dos consumidores.
Reposicionamento da marca
Ao iniciar um empreendimento é natural definir seus objetivos, o perfil dos clientes, entre outros aspectos indispensáveis. A criação da identidade visual baseia-se em todas essas informações e, a partir daí, cria-se uma imagem visualmente dentro do conceito e do perfil do que já foi definido.
Porém, pode ser que sua empresa precise dar um novo rumo aos negócios e se reposicionar no mercado, seja em função do panorama econômico, concorrência, aperfeiçoamentos tecnológicos, lançamento de novos produtos ou surgimento de novidades.
Hoje em dia tudo muda com muita velocidade e para acompanhar é preciso estar atento. Assim, fazer o redesign ajudará a ir de encontro ao seu público e comunicar de forma eficiente e bem resolvida seu novo posicionamento, já que visualmente o cliente precisa se encontrar e se identificar com a sua marca.
Como você viu nesse texto…
O redesign é uma estratégia do marketing utilizada para manter as companhias alinhadas ao mercado. Por isso, se você fez atualizações ou mudanças significativas em seu negócio, é o momento ideal para investir no redesign de marca.
A 2 Design e Comunicação é uma agência de publicidade com profissionais especializados em design e branding que podem ajudar você com essa reformulação, potencializando suas vendas, melhorando o seu posicionamento e alcance no mercado.