Descubra no texto por quais motivos você deve fugir da estratégia do Logotipos Grátis para Empresas.
Você provavelmente já se deparou com anúncios na internet sobre sites que desenvolvem logotipo grátis para empresas, não é verdade? Pois bem, a sacada de marketing é realmente boa, mas como diz a máxima: “o barato pode sair bem caro”. Em um cenário competitivo como o atual, nada é de graça.
Por isso, neste conteúdo mostraremos a você:
- Por que você deve fugir desse tipo de proposta;
- Qual a função da identidade visual para uma marca;
- O que levar em consideração na hora de criar o logo do seu negócio.
Acompanhe a leitura para conferir!
Importância de uma boa identidade visual para uma marca
O que é Branding:
Branding é o conjunto de estratégias e ações utilizadas para posicionar uma marca em seu nicho de atuação, tanto no ambiente offline quanto no digital. Cada mínimo detalhe é pensado para que o público-alvo se identifique com a empresa, desde o nome da companhia, até o tom de comunicação usado nas redes sociais
Dito isso, a identidade visual é considerada um dos pilares do branding de uma marca, isto é, representa o perfil da organização, mostrando sua personalidade ao público e garantindo uma posição em seu mercado.
A questão é que o consumidor é fortemente atraído por elementos visuais que sejam agradáveis ao olhar e que geram identificação. Para que você tenha uma ideia, há uma linha de estudo voltada somente para explicar os efeitos que a identidade visual causa no consciente e no subconsciente das pessoas, conhecida como Design Emocional.
Sendo assim, o logotipo da empresa carrega uma grande responsabilidade, pois atua como o cartão de visitas ou a fachada do negócio. Além de precisar causar uma primeira boa impressão, o logo deve ser facilmente associável na mentalidade do consumidor.
Quer um exemplo disso? O que a letra “M” em amarelo lembra? Ou uma maçã mordida? Simples entender a função do logotipo, não é verdade?
Por que evitar os logotipos grátis?
O desenvolvimento de logotipos gratuitos para empreendimentos se tornou muito popular nos últimos anos. É muito comum nos depararmos com anúncios de empresas que prometem desenvolver um logo para seu negócio sem cobrar pelo design, com a condição de que o contratante utilize outros serviços pagos.
Como tudo na vida, nada é de graça, não é verdade? Logotipos grátis para empresa a que preço? A resposta é simples: essas organizações utilizam modelos prontos, alterando apenas pequenos detalhes de acordo com as características do negócio, resultando em conceitos genéricos e indistintos.
Na maioria dos casos, os logotipos criados gratuitamente são tão clichês que chegam a ser confundidos com clip-art. Mas por quais motivos as empresas apostam nesse tipo de estratégia?
Primeiramente, por causa da palavra-chave “gratuito”, um termo poderoso, mas raramente utilizado em contextos honestos. Em segundo lugar, por causa da segurança e familiaridade. Por exemplo, empresas do setor imobiliário utilizam telhados, clínicas de odontologia um dente, consultórios psicológicos um tridente (símbolo da psicologia), e assim por diante.
O maior problema em utilizar conceitos tão básicos em seu negócio é que ele se mistura em meio a um mar de concorrentes que aplicam a mesma metodologia. Em outras palavras, a empresa deixa de utilizar um poderoso diferencial competitivo para se tornar apenas mais uma entre tantas outras que atuam no mercado.
Como funciona o processo de desenvolvimento de um logotipo:
Agora que você já tem uma noção mais precisa sobre o porquê de não apostar em logotipos grátis para empresa, principalmente pela internet, mostraremos o que levar em consideração na hora de desenvolver o símbolo que deve representar sua marca.
Decida estrategicamente
A capacidade humana de ser criativa e inventar coisas inovadoras é um dos aspectos mais fascinantes do cérebro. Por isso, o processo de criação de um logotipo não deve ser realizado com pressa, baseado em conceitos genéricos e que já estão saturados no mercado.
Contrate profissionais especializados, como designers gráficos experientes, pois eles terão um papel fundamental nessa missão, apresentando opções de cores, formatos e fontes que, quando combinadas corretamente, formam uma imagem que será capaz de encantar seus clientes no primeiro olhar.
Lembre-se do que falamos sobre o branding. Existe um ramo do marketing e da comunicação social para empresas que é voltado para o estudo das reações das pessoas em relação às características de determinado elemento (visual, sonoro, gustativo, olfativo, palpável e interpretativo).
Não arrisque a imagem da marca contratando serviços de logotipo grátis para empresa. Tome decisões estratégicas!
Defina os objetivos
Outro ponto importante a ser considerado é descobrir quais são as metas que você deseja atingir com seu logotipo, pois cada elemento que a compõe tem o papel de causar uma reação ou despertar um sentido.
Por exemplo, as cores amarelo e vermelho são frequentemente utilizadas por empresas do setor alimentício, pois o cérebro, geralmente, faz associação à fome e sede. Mais uma vez o grande “M” mostra que seus designers sabiam o que estavam fazendo. Já as cores branco e azul remetem à pureza, higiene, paz e tranquilidade, por isso costumam ser utilizadas no segmento da saúde.
Sendo assim, é imprescindível saber quais sentimentos você pretende despertar em seu público-alvo na hora de criar a logotipo.
Escolha a paleta de cores e a fonte
Como foi dito no tópico anterior, a paleta de cores tem um papel que pode afetar o poder de decisão de compra do consumidor, fazendo-o escolher a sua marca no lugar do concorrente.
Além disso, a paleta de cores precisa estar diretamente ligada à identidade visual do negócio. Você já deve ter notado que, ao entrar no estabelecimento de uma grande rede, verá sempre as mesmas cores na decoração, nos uniformes dos funcionários, nos banners de precificação etc.
A fonte também tem um papel importante nesse contexto, pois ela é quem dá o tom da comunicação. Em empresas voltadas para o segmento infantil, geralmente são utilizadas fontes menos sérias, imitando a grafia de crianças que estão na fase da alfabetização. Em setores mais técnicos, como de contabilidade ou advocacia, por exemplo, costuma-se usar fontes sérias e padronizadas.
Por que contar com uma empresa especializada para desenvolver o logotipo?
Para concluirmos, vale a pena destacar a importância de contratar profissionais experientes para desenvolver o logotipo de seu negócio. O fato é que, além de contarem com designers altamente qualificados em seu time de colaboradores, oferecem o trabalho integrado de desenvolvimento da comunicação para a sua empresa. Em outras palavras, todo o serviço de construção do branding da sua marca estará em boas mãos.
Como você pôde conferir, a possibilidade de contratar serviços de logotipo para empresa grátis deve ser descartada se você tem a intenção de impactar o público e se diferenciar da concorrência. Os resultados de contar com esse tipo estratégia podem ser contrários ao que se espera, prejudicando a imagem do negócio e até mesmo afastando clientes em potencial.
eu queria um novo logotipo com cara nova uma coisas que lembra o antigo mas não tenho condições de pagar vcs pode me ajudar?