E-branding: por que é importante posicionar sua marca no mundo online?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Uma estratégia de e-branding — isto é, posicionar sua marca no meio online — é primordial, uma vez que a maior parcela do público consumidor vive conectado e interage com maior assiduidade nas mídias digitais.

Em termos claros, isso significa atingir um público cada vez maior e, ao mesmo tempo, qualificado, o que gera maiores chances de aumentar as vendas e ter uma marca mais forte e reconhecida.

Quer entender como fazer isso? Leia o artigo e saiba como posicionar a sua marca no mundo online por meio de estratégias de e-branding!

O que é e-branding?

Para entender o que é o e-branding, antes precisamos de uma definição precisa do que é o branding: em termos gerais, o branding pode ser traduzido como a marca, a identidade de um produto ou uma empresa, a descrição concisa de um pacote de valores nos quais os consumidores podem confiar. Em palavras mais simples, o branding identifica as associações mentais que atribuímos a um produto ou a uma marca.

E o e-branding? Simplesmente é esse mesmo conceito aplicado no mundo online, nas mídias digitais. Ou seja: a prática do marketing em criar um nome, um símbolo, um design e uma experiência do consumidor online que não apenas diferencie, mas também ilustre a imagem e a identidade do produto ou do serviço.

Por que investir em estratégias de e-branding?

Construir uma marca forte na era digital é de vital importância. Claro que a criação de uma marca sempre foi importante, mas quando consideramos o ambiente online e as mudanças de comportamentos dos usuários, ficam claros os benefícios de uma estratégia de e-branding:

  • Definição de uma presença online: usuários online são muito mais independentes do que quaisquer outras gerações jamais foram. Com a informação na ponta dos dedos, os usuários se tornaram extremamente exigentes. Uma marca bem elaborada é essencial para diferenciar seu produto ou serviço da concorrência.
  • Maior controle sobre sua reputação online: as marcas não possuem muito controle sobre o que dizem delas no ambiente online. Todo usuário tem acesso a opiniões de outras pessoas, o que influencia fortemente nas suas decisões de compra.
  • Fidelização de clientes: o relacionamento de um consumidor online raramente termina após uma venda. Uma boa estratégia de e-branding sabe tirar proveito disso e converte clientes casuais em verdadeiros defensores da marca.
  • Propagação orgânica: além das mídias próprias e de plataformas pagas, uma forte marca digital tem a vantagem da propagação orgânica, como comunidades e divulgadores da marca (os próprios clientes fidelizados).

O e-branding não diz respeito apenas ao seu produto ou serviço, mas também sobre o engajamento social, serviços ao cliente, processos de vendas, colaboradores e tudo mais que esteja relacionado à sua marca. Fazer branding sempre foi relacionado a criar conexões, o que o e-branding fez foi aumentar essa conexão entre marcas e pessoas.

Quais as principais tendências do e-branding?

O desenvolvimento de uma marca digital já faz parte de uma indústria própria. Dela surgiram várias práticas que, quando adotadas, podem ajudar as empresas a aumentar sua visibilidade e construir uma reputação online. Eis algumas das principais tendências de e-branding hoje:

Mídias Sociais

Neste momento, cerca de três quartos (75%) dos usuários ativos na internet possuem algum perfil em alguma rede social.

Com isso em mente, fica claro por que as mídias sociais se tornaram uma plataforma tão importante para o branding digital. Quando as empresas começam a desenvolver uma estratégia de e-branding, as mídias sociais geralmente são um dos primeiros lugares para onde elas olham.

Otimização Mobile

No mundo moderno das marcas digitais, o meio se torna a mensagem, e cada vez mais empresas estão se dedicando e investindo na otimização de seus conteúdos para dispositivos móveis.

Mas há uma boa razão para isso: cerca de 40% das vezes, os consumidores simplesmente abandonam landing pages e outras páginas que não são responsivas ou otimizadas para plataformas mobile.

Por essa razão, as empresas que implementam design responsivo desde o começo estão mais bem preparadas para construir uma base de clientes forte e uma marca memorável.

Autenticidade

Houve um tempo em que as empresas, para causar boas impressões nos clientes, apelavam para métodos de marketing, vendas e branding que hoje consideramos antiquados. Eles funcionavam na época, mas nos dias atuais a realidade é outra.

A autenticidade é a chave para qualquer empresa que queira desenvolver uma marca conhecida e com boa reputação. As empresas que conseguem se sair autênticas e honestas com suas marcas digitais são mais propensas a ter sucesso com os clientes.

Foco no ranqueamento

Fazer branding digital já teve foco principalmente em ajudar os clientes a compreender uma empresa. Porém, a versão moderna do e-branding procura também focar na criação de ranqueamentos positivos.

É fácil entender o motivo: os consumidores do mundo todo cada vez mais depositam níveis crescentes de confiança no Google. As marcas que desejam que seus esforços de e-branding sejam bem-sucedidos precisam investir seriamente em trabalhos de ranqueamento.

Como posicionar sua marca online?

Agora que você absorveu tanto conhecimento, quer colocar a mão na massa? Confira algumas dicas rápidas de e-branding para posicionar sua marca no mundo online:

Encontre a personalidade da sua marca

Para desenvolver a personalidade certa da sua marca, você precisa pesquisar sobre seu consumidor-alvo:

  1. O que é importante para ele?
  2. Que problema o seu produto está solucionando?
  3. O seu público-alvo responde a mensagens formais ou a uma linguagem mais criativa e descontraída?

Uma vez determinada a personalidade da sua marca, você precisa encontrar uma maneira de transmitir esse atributo ao seu público. Toda escolha que você faz, diz algo sobre sua empresa, incluindo logotipo, tipo de letra, cor, tagline e até mesmo a escolha do porta-voz da companhia.

Ative a sua marca

A ativação da marca é a primeira tentativa da empresa de dar uma impressão aos consumidores. Durante esse período, as empresas devem determinar quais valores centrais vão distinguir sua marca das outras. Tudo o que eles escolherem deve destacar os ativos da empresa e fornecer benefícios de longo prazo para a marca.

A ativação inicial da marca é realizada de várias maneiras:

  • eventos em que as pessoas podem interagir com produtos e colaboradores da empresa;
  • marketing promocional, que pode vir em forma de programas de fidelidade e recompensas, brindes, ofertas especiais, amostras etc.;
  • promoção de itens nas lojas, em que a empresa pode ajudar os compradores a escolher o produto certo.

Faça sua marca se destacar

A parte mais difícil de qualquer campanha é conseguir fazer sua marca se destacar em um mercado competitivo. Não importa o quão boa seja sua estratégia, os consumidores precisam de um motivo para escolher o seu produto em detrimento dos outros.

É nesta etapa que entram as estratégias de e-branding mais marcantes:

  • Diferenciação de marca: uma vez identificadas as dificuldades que os clientes tem no mercado, você pode posicionar seu produto como a cura para esses males.
  • Método DRIP: foca mais na maneira como a marca se comunica do que no produto em si. É um acrônimo para seus componentes-chave:
    • Diferenciar;
    • Reforçar;
    • Informar;
    • e Persuadir.
  • Estratégia do Oceano Azul: seu foco é trabalhar para criar um mercado inexplorado, fora dos limites tradicionais do mercado.

É importante ter em mente que o e-branding está sempre conectado com outras estratégias, principalmente de marketing, que precisa estar completamente integrado com a construção da marca nas redes.

Se já ficou claro o conceito de criação de marca digital, está na hora de se aprofundar em detalhes técnicos. Já falamos sobre o foco no ranqueamento que uma estratégia deve ter, que tal aprender mais sobre como fazer isso com nosso artigo sobre SEO?

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