Você conhece o Outdoor social? Descubra mais sobre ele e como a publicidade pode gerar renda para comunidades.
A grande jogada na relação de consumo do século XXI está muito além de simplesmente oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado. O consumidor moderno quer encontrar um propósito social nas marcas que deseja comprar. Por isso, muitas empresas têm focado em gerar um impacto positivo na vida de pessoas com mais necessidade e, assim, nasceu o Outdoor Social.
Neste conteúdo, mostraremos o que é, como funciona e como a iniciativa tem influenciado a vida de moradores de comunidades em diversas regiões do Brasil.
Quer saber mais? Então acompanhe a leitura para conferir!
O que é Outdoor Social?
É uma mídia pioneira em publicidade em periferias com objetivos sociais. A iniciativa visa gerar renda e oportunidades de trabalho para as classes C e D. Emília Rabello, criadora do projeto, se inspirou no modelo de negócios do economista Muhhamad Yunus.
Desde que foi iniciado, em 2012, a partir de uma demanda da Claro, que tinha a meta de entrar em mercados populares de comunidades do Rio de Janeiro, até o momento o Outdoor Social já reverteu mais de R$ 5 milhões para a cadeia de produção, beneficiando mais de 18 mil colaboradores.
De acordo com o levantamento, o potencial de consumo das famílias de baixa renda — no segmento de material de construção — é de R$ 7,9 bilhões. Os valores são referentes aos investimentos em manutenção e reforma de imóveis.
Ainda de acordo com o estudo, as comunidades da região Sudeste do Brasil apresentam um potencial de, aproximadamente, R$ 3,9 bilhões. A região Nordeste aparece na sequência com R$ 2 bilhões e, por último, a região Norte, na qual as periferias apresentam R$ 1,2 bilhão.
Para Emília Rabello, sócia-fundadora do Outdoor Social, o setor de construção civil apresenta sinais de recuperação, sendo apontado como um dos pilares da economia brasileira.
Qual é a finalidade do Outdoor Social?
Gerar uma mídia eficiente às empresas que desejam se comunicar com o público de periferias e comunidades e, ao mesmo tempo, causar um impacto social.
O projeto adotou o modelo de comunicação Human to Human, um conceito moderno que tem como principal ferramenta os influenciadores para falarem em nome de determinadas marcas.
Como funciona?
De acordo com Emília, existem mais de 10 mil “pontos cegos” de comunicação, isto é, locais de alto potencial para o mercado publicitário, mas que ainda não foram explorados. Com o fortalecimento da classe C, as grandes empresas começaram a enxergá-la como um mercado com alto potencial de consumo.
Placas publicitárias são instaladas nos muros das residências dos moradores das comunidades, transformando-as em ferramentas de comunicação e emissão de mensagem. A ideia é fazer com que essas pessoas não sejam apenas receptores de publicidade, mas também estejam comunicando.
Quais as vantagens do Outdoor Social?
Entre os principais benefícios do programa, podemos citar:
- alcance de uma fatia do mercado com alto potencial de consumo — que antes era possível acessar;
- auxílio social — os moradores das favelas recebem uma quantia mensal para que as peças publicitárias sejam instaladas em suas casas;
- colaboração com a economia do país — o projeto movimenta mais de R$ 7 bilhões por ano;
- promove o engajamento em comunidades desassistidas pelo poder público.
Como entrar em contato com o Outdoor Social?
Para contactar a maior rede de publicidade em comunidades do mundo, basta acessar o site oficial do projeto. Se preferir, ligue para os números:
- 11 96211 6105 — São Paulo;
- 11 96211 6105 — Brasília.
Ou envie um e-mail para vendas@outdoorsocial.com.br.
Como você pôde conferir, a iniciativa Outdoor Social tem um importante papel de gerar renda para famílias de baixa renda e, ao mesmo tempo, movimentar o mercado publicitário em regiões com grande potencial de consumo, em especial no segmento de construção civil.
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