Aprenda como criar um plano de endomarketing sólido e sem falhas

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Você se preocupa com a reputação da sua marca perante os clientes? Quer divulgar a sua empresa para ganhar mais mercado e potencializar os seus lucros? Para isso, é importante contar com um plano de marketing sólido, que gere bons resultados para a organização. 

Mas e os seus colaboradores, já pensou que eles também devem ser tratados como clientes da sua empresa? Afinal, são eles que geram os principais resultados do negócio e ainda atuam como promotores ou detratores da sua marca.

É aí que entra a importância do plano de endomarketing para a a organização. O plano de endomarketing é um conceito que se refere a um conjunto de ações de marketing voltado para o público interno do negócio, ou seja, os seus colaboradores, peças-chaves para uma melhora significativa não somente dos resultados de sua empresa, mas de outras questões igualmente fundamentais.

Leia este artigo e descubra como criar um plano de endomarketing sólido para o seu negócio!

reunião de plano de endomarketing para empresas

Entenda a importância de um bom plano de endomarketing na empresa

Um plano de endomarketing bem desenvolvido e executado interfere diretamente na forma como sua equipe enxerga a empresa enquanto funcionários, a marca em si como consumidores e, principalmente, na produtividade e desenvolvimento efetivo do seu negócio. Por isso, deve ser considerado como ação fundamental para o sucesso de sua marca.

Defina uma equipe responsável pelo endomarketing

Para que o seu plano de endomarketing funcione, é preciso que existam pessoas responsáveis pela criação e implementação das ações dentro da empresa. Portanto, o primeiro passo é a definição do líder e da equipe que vai assumir essa responsabilidade.

Para isso, é importante que você entenda quais são os colaboradores mais capacitados para a função. Além disso, esses profissionais precisam ter clareza de quais os resultados esperados e as principais demandas da gestão em relação à essa estratégia.

Entenda mais sobre seus colaboradores

O endomarketing é uma estratégia voltada para os colaboradores. Isso significa que eles devem ser o centro de todo o processo. 

Portanto, para ter sucesso na hora de criar o seu plano é essencial que você conheça bem a sua equipe. Faça pesquisas, semelhantes às pesquisas de mercado (https://blog.2dcb.com.br/explore-10-ferramentas-digitais-para-analisar-a-concorrencia/) , com os colaboradores.

Além das perguntas tradicionais, busque ir além e questione também sobre quais são as atividades de lazer preferidas de cada um, que tipo de livros, séries e filmes chamam atenção, entre outros elementos mais pessoais. Tudo isso se torna insumo para o planejamento de endomarketing da sua empresa.

Estude a comunicação interna da empresa

O endomarketing depende, diretamente, da comunicação interna do negócio (https://blog.2dcb.com.br/a-importancia-da-comunicacao-corporativa-para-o-crescimento-da-empresa/) . Por isso, é importante realizar um estudo desse processo e incorporá-lo ao planejamento.

Nesse sentido, descobrir quais são os principais fluxos de informação dentro da empresa e como eles acontecem é parte essencial do processo. Dessa forma, busque entender quais são as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos colaboradores e quais as principais dificuldades/gargalos nesse aspecto.

Com esses dados em mãos, você é capaz de entender mais sobre quais são as adaptações necessárias na comunicação interna da empresa para que o seu plano de endomarketing saia do papel. Além disso, também descobre os melhores canais de comunicação para colocá-lo em prática.

Estabeleça objetivos claros e mensuráveis

Também é importante estabelecer objetivos claros para o plano de endomarketing. Para isso, entenda qual problema essa ação deseja resolver e quais os resultados você quer alcançar com a estratégia.

São esses objetivos que vão direcionar todas as ações de endomarketing executadas. Portanto, é importante que eles sejam claros, simples e mensuráveis ao longo do tempo. Além disso, os objetivos devem estar alinhados com as demandas dos colaboradores e a estratégia da empresa como um todo.

Crie planos de ação com metas e prazos

A partir dos objetivos estabelecidos, é hora de criar planos de ação para o endomarketing da sua empresa. Para isso, desmembre os objetivos em passos menores, mais fáceis de serem mensurados.

Além disso, é importante estabelecer metas e indicadores para cada uma dessas ações, de forma a avaliar o desenvolvimento do projeto. Por fim, crie também um cronograma, com datas pré-estabelecidas sobre quando cada uma das ações deve ser implementada.

Atue em diferentes frentes

O plano de endomarketing não deve focar apenas em um elemento ou um tipo de ação. Isso significa que, para garantir os melhores resultados, é importante atuar em diferentes frentes dentro da empresa.

Portanto, estabeleça ações diversificadas. Você pode criar algumas com o foco na integração de colaboradores, enquanto outras devem ter como objetivo a propagação da cultura da empresa (https://blog.2dcb.com.br/ciclo-de-vida-da-empresa-como-o-marketing-se-relaciona-com-as-fases-de-crescimento/) . Outras estratégias podem ter como foco os benefícios oferecidos aos profissionais, por exemplo, de forma a aumentar os níveis de engajamento e motivação da equipe.

Coloque o plano em prática e mensure resultados

Agora, com o plano de endomarketing em mãos, chegou a hora de colocá-lo em prática. Portanto, revise todos os planos de ação e as frentes de atuação pré-definidas e coloque tudo em prática de acordo com o cronograma estipulado.

Ao longo do processo, é essencial mensurar os resultados periodicamente. Isso quer dizer que você deve coletar dados, calcular indicadores e compará-los com as metas estabelecidas, de forma a entender se as ações trazem os resultados esperados.

Caso descubra algum problema ou identifique ações que não geraram os resultados esperados, aproveite para ir fundo no problema e entender as causas dele. A partir isso, não hesite em revisar o plano de endomarketing criado e realizar os ajustes necessários para garantir o sucesso da estratégia.

imagem- profissionais na empresa- benefícios do endomarketing para empresas

Veja os benefícios que o plano de endomarketing pode gerar

Quando o plano de endomarketing é bem desenvolvido, acaba por aumentar não só o grau de comprometimento e lealdade de seus colaboradores, como também traz alguns outros benefícios. Veja a seguir!

Motivação

A motivação é uma ferramenta poderosa dentro de qualquer empresa, principalmente se considerar que funcionários bem motivados se tornam super produtivos. Eles passam a contribuir não somente para a execução e funcionamento geral de uma forma melhor, como também sentem a vontade de ajudar no desenvolvimento da empresa como um todo; sentir-se motivado torna o trabalho prazeroso e menos cansativo.

Engajamento

Aproveite o plano de endomarketing para dar espaço para opiniões de seus colaboradores, assim descobrirá as mentes talentosas e terá mais opções de ideias para desenvolver melhor seus produtos (https://blog.2dcb.com.br/marketing-de-servicos-x-marketing-de-produtos-quais-sao-as-diferencas/) , serviços ou marca. Oferecer esse espaço para seu funcionário fará ele se sentir parte da família e criará uma vontade ainda maior de vestir a camisa da empresa. O engajamento está diretamente ligado ao reconhecimento de valor pessoal.

Ambiente de trabalho melhor

Com as ações de endomarketing bem aplicadas, consequentemente seus colaboradores sentirão mais confiança na empresa, segurança e conforto. Logo, farão naturalmente o que for preciso para melhorar o ambiente de trabalho, uma vez que se sentirão mais à vontade para contribuir, valorizando a empresa e tornando-se fiéis à sua marca.

Vontade de ficar

Graças ao plano de endomarketing sua empresa conseguiu melhorar a qualidade do meio de trabalho de seus colaboradores, deixando-os felizes com sua marca e motivados. Chegou ao ponto de sentirem prazer em contribuir até mesmo para o desenvolvimento da empresa como um todo, vestindo mesmo a camisa, sendo valorizados, descobrindo mentes talentosas nesse processo.

Além disso, a insatisfação cai drasticamente e surge assim uma vontade de continuar. Seu negócio passa a ser algo desejado pelos seus funcionários, que dificilmente aceitarão propostas externas. Você acaba assim retendo profissionais de alta qualidade.

Entenda como esse planejamento pode otimizar os resultados

Agora fica bem nítido perceber que quando seu grupo de colaboradores, em todas as esferas de atuação de sua empresa, sentem real satisfação em trabalhar, eles os farão naturalmente de forma mais eficiente, contribuindo com a redução de custos e, consequentemente, com o aumento dos lucros. 

Isso torna o plano de endomarketing autossustentável em seus custos, uma vez que investir na qualidade de trabalho do seu funcionário o fará render mais para a empresa, trazendo resultados satisfatórios para ambos os lados, principalmente melhorando muito e destacando a sua marca perante o mercado competitivo.

Conte com um profissional especialista

Endomarketing é uma prática séria, capaz de potencializar os resultados da sua equipe e melhorar o posicionamento da sua marca perante o mercado de trabalho. Logo, pode ser interessante contar com um profissional especialista na área para melhorar as suas estratégias e garantir um plano sem falhas.

Dito isso, entre em contato com empresas e profissionais que já têm experiência nesse tipo de atividade. Busque instrução e consultoria e conte com um plano de endomarketing perfeito para a sua empresa.

Ter um plano de endomarketing sólido e sem falhas é essencial para fazer com que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa e se engajem na busca pelos melhores resultados para o negócio. Aproveite essas dicas para começar agora mesmo a montar uma estratégia de qualidade para o seu negócio e, com isso, aproveitar todos os benefícios que um endomarketing bem feito pode gerar para o seu negócio!

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