Toda empresa que busca obter vantagem competitiva precisa investir na educação corporativa. Esse é o conceito que implementa o lifelong learning, ou seja, uma capacitação contínua. Por isso, mais do que trabalhar uma questão de forma pontual, o foco é atuar de maneira mais abrangente, a fim de agregar valor a produtos e serviços.
Esse processo também gera o aumento do capital intelectual. Isso porque a educação empresarial trabalha online e offline, estabelecendo uma comunicação integrada entre colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Ou seja, todos os aspectos são pensados como uma engrenagem única, na qual o grande beneficiado é o próprio negócio.
Diante desse cenário, fica claro que você precisa conhecer esse conceito e saber aplicá-lo na sua empresa. Neste post, vamos explicar melhor. Que tal continuar lendo?
O que é educação corporativa?
A educação corporativa — também chamada de empresarial — é uma prática de desenvolvimento continuado de conhecimentos, sempre com foco nas habilidades e competências relacionadas aos objetivos organizacionais. Abrangente, o foco é atingir colaboradores, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, clientes e mais.
Portanto, o grande propósito desse conceito é estabelecer uma cultura de aprendizagem contínua. Esse é o motivo pelo qual a educação corporativa tem relação com o lifelong learning, ou aprendizado para toda a vida.
Afinal, os profissionais estão inseridos em uma cultura que propicia esse desenvolvimento. Assim, vão adquirindo competências relacionadas às estratégias empresariais, indo muito além do que seu cargo exige.
Por esse motivo, o conceito de educação empresarial é muito mais abrangente do que um programa de treinamento. Enquanto esse último trata de questões pontuais, o primeiro está vinculado às necessidades do negócio.
Qual a importância da educação corporativa?
A importância da educação corporativa é fomentar o aprendizado contínuo. Assim, as equipes são capacitadas conforme o que a empresa espera delas, sanando suas possíveis deficiências e gaps. Dessa forma, é possível otimizar os conhecimentos e alcançar melhores resultados, que geram vantagem competitiva.
Isso é ainda mais relevante quando pensamos no capital intelectual. As empresas que desenvolvem apenas programas de treinamento focam o indivíduo. Por isso, uma pessoa específica aumenta seu conhecimento. No entanto, se for embora da empresa, acaba levando essas informações com elas.
Ao implementar uma educação continuada, o conhecimento é compartilhado entre todos. Dessa forma, se alguém sair da empresa por qualquer motivo, as informações continuam presentes no negócio. Afinal, elas estão institucionalizadas e internalizadas.
Essa mudança de paradigma no que se refere à capacitação vem sendo percebida pelas empresas. O estudo 1° Mapeamento de Tendência de Educação Corporativa no Brasil mostrou que 84% das companhias buscam modelos não tradicionais para implementar a educação.
Outro fator importante é que 60% procuram desenvolver as habilidades comportamentais, ou soft skills. Isso demonstra a importância de estabelecer um programa de educação na sua empresa.
Como a educação corporativa se aplica à tecnologia e ao marketing?
A educação corporativa se aplica à tecnologia e ao marketing na medida em que traz benefícios para todos os setores organizacionais. Ao alcançar melhorias em diferentes departamentos, a empresa obtém vantagem competitiva, reduz custos, melhora a qualidade de seus produtos e serviços, e ainda satisfaz seus clientes.
Ou seja, a implementação da educação corporativa leva a benefícios em diferentes âmbitos, que fazem a empresa se destacar no mercado. Para isso, é importante estabelecer um plano estratégico.
Esse documento deve indicar como o ensino será executado no negócio e de que forma impactará os colaboradores. Isso requer uma compreensão clara dos objetivos organizacionais, a fim de decidir quais assuntos serão trabalhados por equipe.
Além disso, o plano estratégico deverá definir a melhor ferramenta a utilizar, de acordo com o custo-benefício. Aqui, é importante considerar a possibilidade de utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Eles têm um alcance maior e facilitam a obtenção de resultados por permitirem que a pessoa aprenda nos momentos mais adequados a ela.
De toda forma, essa prática traz vários benefícios para a sua estratégia de marketing. Essa é uma maneira de trabalhar o branding e a performance, melhorar o posicionamento de mercado e conquistar uma reputação melhor.
Afinal, é possível implementar ações mais bem direcionadas, que ajudarão a conquistar melhores resultados. Então, a educação corporativa é beneficiada pela tecnologia e, simultaneamente, impacta toda a empresa, trazendo vantagens para a divulgação de marca, produtos e serviços.
Quais são as melhores práticas de educação corporativa?
Uma das melhores práticas de educação corporativa é estabelecer trilhas individuais de aprendizagem. O propósito é personalizar o conteúdo, fazendo com que ele sirva exatamente para as pessoas que o consumirão.
Algumas possibilidades de desenvolvimento são:
- gamificação: consiste no uso de jogos para estimular a criatividade, a resolução de problemas e o dinamismo;
- conteúdos ricos: envolvem workshops, vídeos, livros, artigos, eventos, infográficos e mais;
- mobile learning: abrange conteúdos consumidos via celular. Alguns exemplos são podcasts, e-books, videoaulas etc.;
- realidade virtual: é uma tecnologia que permite se inserir em uma realidade alternativa para consumir conteúdos e vivenciar experiências.
Quais são as vantagens da educação corporativa?
As vantagens da educação corporativa se refletem em toda a empresa. Veja quais são as principais.
Desenvolvimento de habilidades profissionais
A educação corporativa tem o propósito de alinhar o trabalho realizado pelos colaboradores aos objetivos organizacionais. Portanto, há um desenvolvimento de habilidades inerente a esse processo, sendo que todas elas são aplicáveis às estratégias de negócio.
Aumento da motivação e do engajamento entre os colaboradores
Os colaboradores se sentem mais motivados e engajados ao estarem em uma clima de capacitação contínua. Isso porque existe a sensação de pertencimento gerada pelo investimento feito na carreira do profissional.
Desenvolvimento da liderança
Os líderes têm um papel relevante no negócio, porque servem de exemplo aos outros colaboradores. Quando a empresa investe na educação corporativa, capacita esses profissionais a estarem nessa posição privilegiada.
Além de terem os conhecimentos técnicos necessários, também passam a agregar as habilidades comportamentais. Dessa forma, conseguem direcionar melhor a equipe para atingirem os objetivos organizacionais.
Melhoria do clima organizacional
Os colaboradores, os líderes e os gestores ficam alinhados quando estão inseridos no processo de educação corporativa. Dessa forma, o clima organizacional melhora. Isso se dá muito por conta do posicionamento das pessoas em cargos superiores, que faz toda a equipe andar verdadeiramente junta.
Retenção de talentos
O aumento da motivação e do engajamento levam à redução do turnover. Com isso, há uma retenção de talentos maior, porque todos percebem os benefícios da educação empresarial em suas rotinas de trabalho. Especialmente, se for estabelecida uma trilha de aprendizado personalizada.
Eficiência nas tomadas de decisão
O aumento do capital intelectual e do conhecimento compartilhado entre os colaboradores gera melhorias nas tomadas de decisão. Gestores e colaboradores sabem onde querem chegar e como atingir esse patamar. Dessa forma, fica claro qual caminho seguir.
Confiança e inovação
O colaborador inserido no lifelong learning corporativo aumenta a sua confiança. Ele se sente preparado para enfrentar os desafios e lidar com os problemas cotidianos. Em simultâneo, consegue inovar com segurança. Isso porque ele consegue encontrar alternativas diante das dificuldades.
Assim, percebe-se que um bom programa de educação corporativa faz a diferença no compartilhamento de conhecimentos na sua empresa. Essa é uma forma de melhorar a motivação e o engajamento, mas também o alcance dos objetivos estratégicos. Ou seja, você consegue alavancar os resultados de maneira mais eficiente.
Achou interessante saber mais sobre o assunto? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas por que a educação corporativa é tão importante para os negócios.