Para conquistar um bom engajamento do público com a marca, é necessário investir em alguns elementos ligados à sua imagem institucional. Ela representa a forma como os clientes enxergam sua empresa e se relacionam com ela. Portanto, vale a pena entender mais sobre esse conceito e como ele contribui para reforçar seu posicionamento no mercado.
Ao utilizar algumas estratégias de marketing, sua equipe consegue colaborar com o desenvolvimento de uma imagem positiva, alinhada com os valores do seu público e que possa fidelizar a audiência.
Se você quer saber o que é necessário para alcançar esse resultado em seu negócio, continue a leitura e confira nosso post!
O que é imagem institucional?
A imagem institucional está ligada à experiência que os clientes têm com a empresa. Por exemplo, sabe quando uma pessoa faz a primeira compra com um negócio? Ela tirará uma conclusão e construirá a imagem dele em sua cabeça.
Nesse sentido, ela pode ser ruim ou boa. Apesar de parecerem conceitos idênticos, a imagem não é a mesma coisa que a reputação. Um cliente pode construir uma má imagem do empreendimento em um primeiro momento, mas isso não impactará a reputação já construída ao longo do tempo.
Porém, a imagem pode impactar a reputação do negócio. Diferentes clientes criando uma péssima impressão da empresa tendem a gerar uma reputação desgastada e ruim. Por isso, é importante entender como construir uma boa imagem para o seu estabelecimento. Para isso, existem diversas boas práticas que apresentaremos ao longo deste texto.
Qual a importância da formação de uma boa imagem institucional?
Construir uma boa imagem institucional é fundamental para que sua empresa seja bem recebida pelo público, aumentando o número de vendas e a autoridade no negócio. A boa construção dela pode gerar melhores relações.
Por exemplo, ao desenvolver uma boa imagem institucional, as chances de conseguir melhores negociações com os fornecedores são grandes. Da mesma forma, a sociedade e o público consumidor tendem a ter mais confiança na sua empresa.
Isso significa, na prática, aumento na credibilidade, maior percepção de valor com relação aos produtos e serviços oferecidos, reconhecimento de marca, melhor posicionamento no mercado e diversos outros benefícios. Explicamos em mais detalhes a seguir.
Quais as vantagens de uma boa imagem institucional?
Ao trabalhar para a construção de uma boa imagem, sua empresa consegue obter diversos benefícios durante esse processo. Siga a leitura e confira quais as principais vantagens de trabalhar nesse aspecto da marca.
Conquiste mais credibilidade
A primeira grande vantagem que pode ser obtida por meio de uma boa imagem institucional é a maior credibilidade. Por exemplo, uma empresa bem-vista pelos consumidores tende a ter a confiança deles.
Desse modo, é possível aumentar a autoridade no mercado e também fazer mais negociações. O melhor é que esse ganho não se limita aos clientes. É possível obter melhores condições com os fornecedores, atrair funcionários talentosos e ter mais chances de se destacar no mercado.
Aumente o reconhecimento de marca
Além de ter maior credibilidade no mercado, é possível melhorar o reconhecimento da sua marca. Isso porque, ao ter uma boa imagem, é normal que as pessoas falem e indiquem a empresa para os conhecidos. Assim, o negócio começa a ficar bem falado e tem maior alcance.
Além disso, as possíveis ações de marketing e design que podem ser usadas para melhorar a imagem da marca também são ótimas para melhorar a reputação, tornar a empresa mais conhecida e garantir aumento de visibilidade.
Melhore a reputação
Como mencionamos no início do texto, uma má imagem pode gerar piora na reputação. O contrário também é verdadeiro. Isso porque, ao ter mais consumidores falando bem da sua marca, a reputação tende a melhorar e sua empresa fica bem-vista pelo mercado.
Desse modo, há aumento na confiança dos consumidores, contribuindo para manter a empresa bem posicionada e com bons resultados em relação aos concorrentes.
Conquiste fidelização
Uma boa imagem institucional contribui para aumentar a lealdade dos clientes, mostrando que sua organização apresenta valores e princípios semelhantes aos defendidos pela audiência. Logo, isso permite que as pessoas se mantenham interessadas em continuar consumindo as soluções oferecidas por sua marca.
Isso é fundamental para desenvolver um modelo de negócios com receita recorrente, trazendo várias vantagens, como a previsibilidade de receitas, a manutenção de um fluxo constante de recursos e a possibilidade de ampliar os investimentos de sua empresa.
Como formar uma imagem institucional positiva?
Existem alguns pilares que devem ser usados para construir a imagem institucional da sua empresa de forma positiva. Entendê-los é primordial para começar a se destacar no mercado e aproveitar todas as vantagens que citamos. Leia, a seguir, mais sobre tais aspectos.
Lembre-se dos valores da empresa
Lembrar quais são os valores da empresa na hora de construir sua imagem institucional é essencial. Por meio deles, você incorpora características importantes no aspecto visual, na comunicação e em outros elementos que podem gerar impactos nas relações comerciais.
Por exemplo, é possível incluir os valores da marca na criação da identidade visual, por meio do logotipo e das cores do negócio. Pode-se também investir em melhorar a comunicação da empresa, adequando o tom de voz e garantindo que a missão e os valores do negócio sejam compreendidos pelo público.
Assim, você consegue fortalecer a imagem da empresa frente a todos os potenciais contatos, ou seja, com fornecedores, potenciais parceiros e consumidores. Portanto, lembre-se dos valores da sua marca na hora de construir a imagem institucional.
Use o seu modelo de atuação
Ter em mente o seu modelo de atuação também ajudará a compreender quais são os principais elementos que devem estar presentes no desenvolvimento da imagem institucional do negócio.
O modelo de atuação ajudará a entender como a sua empresa vai se relacionar com o mercado, com o público interno e externo e com a sociedade. Assim, você consegue demonstrar diversos aspectos importantes que tornam a companhia referência no mercado.
Por exemplo, é possível passar mais profissionalismo, responsabilidade social, competência e comprometimento a partir da inclusão do modelo de atuação na construção da imagem institucional do negócio. Por isso, ele é um fator que não pode ser negligenciado para criar uma imagem positiva.
Defina metas e objetivos
Ter metas e objetivos bem estabelecidos ajudará na hora de traçar planos para desenvolver uma imagem institucional positiva no mercado. Para isso, é preciso incorporar alguns fatores nessa etapa, como:
- pense em como você quer que sua empresa esteja posicionada em cada horizonte temporal, considerando o curto, o médio e o longo prazo;
- defina metas para criar uma boa estratégia de comunicação;
- identifique potenciais parcerias que ajudem a garantir uma imagem positiva;
- defina ações que ajudem a melhorar esse aspecto, tanto com o público interno quanto com o externo;
- faça estudos e use dados para ajudar na identificação de metas que são importantes para a imagem do negócio;
- use o marketing e o design para melhorar a imagem institucional;
- adote métricas para mensurar o desempenho e implementar melhorias nos objetivos.
Essas ações vão auxiliar a construir uma imagem institucional positiva, conseguir se diferenciar da concorrência e ter destaque no seu nicho de atuação.
Conte com a ajuda de profissionais
Além de aplicar cada um dos passos que citamos, também é válido contar com o suporte de profissionais acostumados a ajudar a melhorar a imagem institucional e a garantir um bom posicionamento de mercado.
Para encontrar boas agências, que contem com agentes especializados, é possível adotar medidas como:
- faça pesquisas na internet a fim de verificar empresas que prestam esse serviço;
- procure mais sobre a reputação de tais negócios;
- converse com clientes que já usaram os serviços da agência e dos profissionais;
- entenda como funciona o serviço oferecido;
- procure mais informações sobre o suporte disponibilizado.
Esses passos vão ajudar a encontrar soluções que auxiliem na construção de uma imagem positiva. Consequentemente, você conseguirá elevar as vendas e os resultados do negócio, garantindo maior participação no mercado de atuação.
Como usar o marketing e o design na formação da imagem institucional?
Agora que você já sabe quais são os pilares para garantir uma boa imagem para a sua marca, que tal entender quais ações de marketing e design podem ajudar na hora da construção? Abaixo, destacamos várias dicas que vão ajudá-lo. Confira!
Conheça o seu cliente
Entender quem é o seu cliente é o primeiro passo para construir uma boa imagem. Isso porque, a partir desse conhecimento, é possível melhorar o posicionamento da marca e construir elementos adequados para atingir o seu público-alvo.
Ou seja, por meio do conhecimento do cliente ideal, você incorpora elementos que vão ajudar a gerar conexão e a garantir uma boa impressão com relação à sua companhia. Para entender mais sobre ele, você pode usar dados, fazer pesquisas e pedir feedbacks.
Defina a identidade visual da empresa
Ter uma identidade visual de qualidade é um passo importante para garantir uma boa imagem institucional. Nesse sentido, é preciso desenvolver uma boa logo, que seja autêntica e que diferencie sua empresa da concorrência. Ela deve refletir os valores do seu negócio e a missão que deseja cumprir.
Além disso, é importante investir na padronização de imagens nos diferentes canais de contato, ou seja, em sites, redes sociais, cartões de visitas, banners e outros recursos de marketing utilizados.
Invista em uma comunicação de qualidade
Uma boa comunicação também representa um elemento importante para criar uma imagem institucional positiva com os clientes. Para isso, é preciso ter um tom de voz adequado ao seu público, garantindo que as ações de marketing sejam passadas com clareza para poderem trazer bons resultados.
Ainda, é necessário investir em padronizações, assim como na identidade visual, para passar mais confiança aos clientes. Caso contrário, é possível perder vendas, pois os consumidores podem desconfiar que o canal não é oficial e desistir da compra.
O mesmo vale para o offline. Ter um atendimento solícito, empático e de qualidade é um dos maiores diferenciais de marketing que vão gerar engajamento, fidelização e melhora nos resultados.
Não se esqueça do offline
As ações offline também são relevantes para os resultados e para a construção da imagem institucional da empresa. Por meio de campanhas de marketing tradicional, é possível melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado de atuação e garantir bons resultados.
Por isso, vale combinar estratégias nos principais canais online, como redes sociais, sites, e-mails e outros, e offlines, como banners, outdoors, folhetos e demais possibilidades.
Participe de eventos
Aproveitar os eventos do seu segmento é uma excelente forma de apresentar as soluções desenvolvidas, conhecer as novidades para o setor e colocar sua corporação como um negócio centrado em inovações relevantes para os clientes.
Tais participações podem ser registradas pelo time e postadas nas redes sociais, reforçando o posicionamento da marca e sinalizando para o mercado um interesse genuíno em manter o negócio atualizado. Além disso, nesse tipo de evento, é possível conversar com os demais profissionais, aprender com suas soluções e obter excelentes insights para o seu projeto.
Qual a importância de alinhar marketing e design no processo?
Aliar estratégias de marketing com um belo design é fundamental para construir uma imagem favorável para sua instituição. Por meio do marketing, você consegue se conectar com o público, estabelecer uma relação mais próxima e promover a sua marca em diversos canais de comunicação diferentes.
Já o design, por sua vez, contribui para criar uma identidade visual única e um posicionamento de marca que traz elementos importantes para o público. Juntos, esses dois recursos contribuem para a formação de uma imagem institucional de destaque no seu mercado.
Viu como é importante investir em algumas estratégias para desenvolver um bom posicionamento de marca e reforçar sua imagem institucional? Desse modo, sua empresa consegue se destacar da concorrência e conquistar ainda mais espaço junto ao público. Portanto, não deixe de revisar sua estratégia de comunicação e incorpore essas dicas ao planejamento. Curtiu nosso post? Então, siga nossa página nas redes sociais para conferir conteúdos incríveis para utilizar em seu negócio. Estamos no Facebook e no Instagram!