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Tendências de cores na publicidade em 2023

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

É quase impossível imaginar a publicidade sem o elemento da cor, não é?

Parece surreal pensar que no passado as marcas tiveram que trabalhar somente no preto e branco, literalmente, em anúncios de jornais, revistas e mesmo no audiovisual.

Mas hoje a cor ultrapassa os artifícios de composição e dita sinais, comportamentos e tendências do mercado, inclusive no universo publicitário.

Haja visto o frisson causado anualmente pelo anúncio da cor do ano, realizado pela Pantone – autoridade nesse assunto no mundo.

A empresa surgiu nos Estados Unidos, em 1962, e criou a unificação do espectro de cores, de forma que os usuários conseguissem a reprodução fiel de todas elas.

Um ano depois, foi lançado o primeiro manual de cores padronizadas, chamado de PMS (Pantone Matching System) com um total de, pasmem, dez cores.

Só para ter uma ideia da revolução que essa ferramenta causou, hoje são mais de 13 mil cores catalogadas e divididas nas categorias sólida, pastel, neon, metálicas e especiais.

Onda colorida: marcas e empresas lançam seus próprios estudos

A imagem apresenta um homem de terno rosa sentado em uma mesa analisando uma palheta de cores com o seguinte título ao lado "Onda colorida marcas e empresas lançam seus próprios estudos"

Como essa questão, digamos, colorida, sempre teve um apelo forte, outras marcas e empresas surfaram na onda, lançando seus próprios estudos, como o caso do Shutterstock e do Pinterest.

O provedor americano de banco de imagens, vídeos, música e editorial Shutterstock lançou em 2022 um relatório que apontou para as principais tendências de cores para o setor, com base na análise de imagens utilizadas mundialmente em campas publicitárias ao longo do ano anterior.

Na ocasião, o destaque foram os tons que imprimem serenidade, como o coral sereno, violeta veludo, rosa pacífico, variações de verde, etc.

Para esse levantamento, os analistas de dados e especialistas em design vasculham bilhões de bits de dados, incluindo os insights da Shutterstock.AI, “a única capaz de decifrar o desempenho de uma cor específica na mídia digital, para que você possa usá-la na sua próxima campanha”, como detalhou a empresa que hoje possui mais de 300 milhões de imagens entre fotos, vetores e ilustrações, sendo a maior do mundo no setor.

Alaranjou: buscas pela cor laranja aumentou 200% no Pinterest

A imagem aborda várias palhetas de cores com os tons de laranja e a seguinte frase abaixo: "Alaranjou, buscas pela cor laranja aumentaram em 200 porcentos.

O Pinterest lançou uma nova ferramenta de tendências, chamada de Trends Tool, que aponta, entre outras coisas, as buscas por cores, com a liderança do laranja.

Essa cor teve um aumento de pesquisa dos consumidores da plataforma em 200% entre janeiro e outubro de 2022.

Para a rede social de compartilhamento de imagens, as pessoas procuram o Pinterest para fazer descobertas e fazem com que as marcas e os criadores de conteúdo sejam “responsáveis por transformar inspiração em ação, usando sua criatividade e experiência”.

Afinal, quais as tendências de cores para 2023?

A imagem apresenta um caderno com dois lápis e uma palheta de cores e a seguinte frase abaixo: Afinal, quais as tendências de cores para 2023?

Oficialmente, ainda não foi apresentado nenhum estudo a respeito das cores que serão tendências na publicidade.

A expectativa é grande, principalmente para o anúncio do manual do Shutterstock, que ditou regras certeiras em 2022.

Como informado acima, o Pinterest também já deu a dica com os tons laranja que vêm dominando as pesquisas em sua rede.

Sem contar a Pantone, é claro, que essa sim já divulgou a poderosa Viva Magenta como a cor do ano.

A empresa classificou a tonalidade como “audaciosa e de espírito rebelde”, bem diferente da sutileza do calendário anterior.

Segundo o comunicado oficial, “é um tom enraizado na natureza descendente da família de vermelhos e expressa um novo sinal de força. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa”.

Então fica assim: vamos acompanhar os próximos capítulos dessa série sensorial para saber se o que estará em alta será compatível ou divergente.

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