Sabemos que as novas tecnologias trouxeram às empresas a criação de estratégias de marketing muito mais segmentadas e assertivas. No entanto, as mídias tradicionais ainda cumprem um papel fundamental, entrando em contato com um público que, muitas vezes não tem acesso à internet ou que também consome esse tipo de meio de comunicação.
Então, ambas as opções possuem inúmeras vantagens e algumas desvantagens, devendo serem levadas em consideração no momento da elaboração do planejamento das táticas de marketing da organização.
Dessa forma, este artigo falará um pouco mais sobre esses dois tipos de mídia, destacando sua importância, as desvantagens e de que modo podemos trabalhá-las em conjunto. Confira!
O que é mídia tradicional?
As mídias tradicionais são aquelas as quais sempre tivemos acesso. São meios de comunicação convencional de mão única, ou seja, não é possível interagir com seu conteúdo. Nelas, o público é exposto aos anúncios de modo direto.
O marketing realizado nessas mídias pode alcançar uma audiência significativa, porém, sem muita segmentação. Geralmente é muito custoso para que seja publicado um anúncio, então a marca deve contar com um orçamento significativo.
Veja abaixo as categorias em que essa mídia é dividida:
- Impresso (revistas, jornais);
- Transmissão (televisão, rádio);
- Mala direta (catálogos, cartões postais);
- Telefone (telemarketing, marketing por SMS);
- Out of home (outdoor, flyers, empenas, entre outros).
Apesar de já terem evoluído muito, desde a sua criação e popularização, as mídias tradicionais mantêm os seus aspectos fundamentais. Por se constituírem meios de comunicação em massa, sua mensagem pode chegar a milhões de pessoas, de forma unilateral.
O que são mídias digitais?
As mídias digitais, por sua vez, relacionam-se com o ambiente virtual — por meio da internet ou dispositivos eletrônicos.
Por serem mais acessíveis, qualquer empreendimento pode utilizar o marketing nas mídias online, conectando-se com prospects e convertendo-os em clientes. E, para isso, podem contar com:
- Otimização para motores de busca (SEO);
- Publicidade pay-per-click;
- Marketing de conteúdo;
- Mídias sociais;
- E-mail marketing.
Com a massificação do uso da internet e dos smartphones, as estratégias de marketing podem se beneficiar significativamente das mídias virtuais, podendo, também alcançar milhões de pessoas sem as barreiras geográficas, geralmente encontradas nas mídias tradicionais.
Quais as desvantagens dessas mídias?
Mesmo contando com muitos pontos positivos, ambas as mídias também têm seu lado negativo. No caso da mídia tradicional, como já foi dito, os anunciantes apenas realizam a propaganda e aguardam o resultado, não havendo interação nenhuma com o público. Nesse caso, a mensagem pode ser ignorada, além de poderem — nos casos dos panfletos, por exemplo — poluir as vias públicas.
Outro ponto a se levar em consideração é a dificuldade na mensuração de resultados e a exigência de colaboração de um grande número de pessoas para que a mensagem seja distribuída.
O marketing digital, por sua vez, também encontra alguns problemas. Uma vez que é menos custoso, há, no contexto virtual, bastante concorrência, o que exige um maior trabalho para se destacar. Para tanto, existem os anúncios pagos, que podem ajudar na visibilidade da mensagem, que será mais segmentada e, portanto, assertiva.
Como encontrar equilíbrio entre mídia online e mídia tradicional?
Como podemos perceber, tanto as mídias tradicionais, como as digitais, conseguem um grande alcance e são muito importantes para as estratégias de marketing. Contudo, as mídias digitais possibilitam maior segmentação, ou seja, geram dados mais confiáveis sobre o consumidor, permitindo que as mensagens sejam mais direcionadas, aumentando a possibilidade de conversão.
Outro aspecto a ser considerado é que os meios de comunicação tradicionais tendem a serem mais caras, porém, podem atingir mais pessoas. Então, caso o objetivo da campanha seja aumentar a visibilidade de maneira rápida e de modo massificado, essas mídias são uma boa opção.
Mudança de cenário
Sabemos que os meios de comunicação digitais estão causando uma mudança intensa no cenário de mídias em todo mundo, aprimorando as estratégias de marketing, hoje, é possível criar anúncios baseados em idade, gênero, estado civil, profissão, entre outros critérios.
Além disso, é possível obter dados sobre o comportamento dos consumidores na rede, obtendo informações sobre o que eles fazem na internet e fora dela. Isso, é um importante avanço para que possamos usar artifícios de convencimento, cada vez mais, aprimorados.
Equilíbrio
Dessa forma, o que as empresas precisam saber ao elaborar suas campanhas é que precisa existir uma mistura equilibrada entre essas mídias, garantindo uma maior amplitude da mensagem. Mas, é preciso levar em consideração alguns fatores, como, disponibilidade de recursos, porte da organização, entre outros. Essa avaliação evitará gastos em mídias pouco eficazes.
Aliando as estratégias
Aliar as estratégias dessas duas mídias não é apenas possível, como recomendado, principalmente se o objetivo é chegar a um maior número de pessoas e obter resultados rápidos. Atualmente, poucas empresas estão presas em apenas uma dessas duas áreas, pois perceberam que existem muitas oportunidades no conflito entre mídia tradicional e digital.
A realidade é que nenhum meio é pior ou menos qualificado para entregar resultados do que qualquer outro, mas pode não ser ideal para uma determinada estratégia em determinado momento. Isso terá que ser avaliado pela equipe especializada que verificará qual a mídia indicada para determinada situação.
Dessa forma, tanto as mídias tradicionais, quanto as digitais possuem um grande poder de comunicação e alcance com o público. No entanto, as novas tecnologias possibilitou que as estratégias de marketing fossem aprimoradas, permitindo, por meio de levantamento e análise de dados, que as empresas conheçam melhor o seu público e direcione mensagens mais personalizadas a ele, aumentando as chances de conversão.
As mídias tradicionais, por sua vez, apesar de serem mais caras, ainda têm um amplo alcance, ocupando os espaços públicos e entrando na casa de milhões de pessoas que, muitas vezes, sequer tem acesso à internet.
Nesse contexto, é possível convergir essas duas mídias, utilizando-se delas conforme as necessidades e capacidades financeiras do seu empreendimento, sendo possível se beneficiar das vantagens de cada uma delas.
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Excelente conteúdo, tema muito bem abordado e relacionado! Parabéns!!!
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