Uma marca quando funciona em seu máximo potencial, vai além de simplesmente identificar a empresa. Toda a questão de identidade visual, linguagem, produção de imagem e apresentação servem para comunicar com as pessoas ou negócios de forma que desperte afinidade, conexão e credibilidade.
Contudo, sabemos que o mundo, as pessoas e consequentemente o mercado estão em constante transformação. O que fazer quando uma marca já não conversa mais com as mudanças do mundo?
A resposta é o redesign de marca. O conceito de redesign é modificar, adaptar, aprimorar algo para que fique mais perceptível, funcional e mais efetivo. É o ato de melhorar algo que já funciona para atingir seu potencial máximo. Está sentindo que talvez seja a hora de retrabalhar sua marca? Continue no texto e veja mais informações sobre como fazer um redesign.
Veja como fazer um redesign
Empresas que já possuem uma marca forte no mercado e popular entre clientes, mas sentem a necessidade mudar certos aspectos do posicionamento e da forma como se apresentam são fortes candidatas a fazerem o redesign de suas marcas.
Para isso, é importante ficar atento a alguns itens que vão auxiliar no planejamento e resultado da modificação, e evitar erros que podem prejudicar todo o processo. Confira abaixo quais são eles.
Inclua a participação do público para fazer as novas definições
Engana-se quem acha que a opinião do público não é importante quanto ao posicionamento de uma marca. Foi-se o tempo em que as pessoas compravam os produtos e contratavam os serviços que estavam simplesmente disponíveis.
Diante de tanta concorrência e profissionais cada vez mais qualificados, se destacar no mercado envolve uma série de considerações, e ninguém melhor que o público para pontuar suas próprias dores e soluções.
Ao fazer o redesign de sua marca, inclua a participação do público de forma para estudar o que deve ser modificado de forma que a empresa conquiste ainda mais clientes. Enquetes interativas, pesquisas de opinião e feedback são ótimas ferramentas para coletar dados e direcionar melhor as modificações necessárias.
Faça um levantamento dos objetivos da mudança
Para modificar o posicionamento, a imagem e o lugar no mercado, o primeiro passo é definir quais os objetivos o negócio deseja alcançar. Objetivos diferentes requerem estratégias diferentes e essas metas traçadas, é difícil alcançar resultados.
Aumento de vendas, ampliação do público, expansão da área de vendas, mudança de persona, gerar autoridade na área de serviço prestado são alguns dos exemplos de metas que uma empresa pode querer alcançar.
Após o levantamento de objetivos da marca,defina quais métricas devem ser observadas para monitorar resultados. Documentação é extremamente importante para acompanhar o desempenho das mudanças, inclusive redirecionar a rota caso algum processo não entregue a resposta desejada.
Direcione onde se pretende chegar
Tomar ações sem se definir onde se quer chegar pode até dar certo, mas a um preço alto pois há um grande risco em não se planejar.
Quando entendemos exatamente o que a empresa quer alcançar, fica mais fácil planejar as etapas necessárias para trilhar o caminho mais certo. Consequentemente, isso ajuda a reduzir a margem de erro de cada processo e traz mais possibilidade de contornar situações adversas que possam surgir.
Elabore a estratégia de lançamento da novidade
Fazer o lançamento de qualquer produto, marca ou serviço é um momento especial e devemos pensar em todo o potencial que pudermos extrair desse evento, e quando fazemos o redesign de uma marca temos a chance de relançar o negócio e atrair a atenção do público.
Uma estratégia muito usada no marketing é o “storytelling”, ou em português, “contar histórias”. Essa técnica é usada quando se deseja criar uma narrativa para envolver ou agregar valor a uma marca ou evento.
Além disso, o storytelling gera uma antecipação do que está por vir, causando curiosidade e repetição na mente de quem acompanha o processo. Vemos muito esse processo no universo da música, quando artistas querem lançar um álbum ou clipe.
Redesign da marca Airbnb
Um ótimo exemplo de redesign de marca que deu muito certo é o da Airbnb. Nascida em 2007, a empresa, que começou seu crescimento em meados de 2010 e 2011, atinge hoje uma margem de mais de 150 milhões de usuários no mundo todo.
Diferentes estratégias foram parte desse crescimento e o redesign de marca com certeza foi um deles.
A marca começou com o nome Air Bed & Breakfast em azul e rosa. Posteriormente, o nome sofreu redução para o texto “airbnb” em minúsculo, nas cores azul claro e branco.
Em sua evolução, para gerar mais conexão com o público, o texto deu lugar a um símbolo que representa os principais elementos dos serviços de hospedagem que oferecem.
A junção de traços e desenhos que se remetem a pessoas, lugares, amor e à própria letra da palavra airbnb juntamente com as cores rosa e branco, foram trabalhadas e resultaram na logo que conhecemos hoje.
A marca hoje é forte no mercado por oferecer estadia a preços acessíveis para turistas que querem conhecer lugares diferentes em um curto espaço de tempo, e por conectá-los justamente a pessoas que disponibilizam o local para receber esses turistas.
Existem uma infinidade de marcas que fizeram o redesign de forma tão impactante que conseguiram direcionar melhor os serviços em favor do público, simplesmente usando a identidade visual e sua comunicação.
Observar certos fatores como o desempenho do negócio, sua posição no mercado que sofre mudanças rápidas e constantes e qual a área de atuação pode ajudar descobrir novos espaços e nichos entre outros públicos que até então passam despercebidos pela própria empresa.
Se for esse caso, realizar o devido estudo e planejamento para trabalhar o redesign pode ser um tiro certo na ressignificação da marca para clientes e outros negócios, consequentemente aumentando o número de vendas.Para isso, não se esqueça de contar com um time especializado para cuidar de uma das partes mais importantes do negócio: sua identidade.
Gostou das informações do texto? Compartilhe nosso post nas redes sociais para que mais pessoas leiam sobre redesign de marca!
2 comentários em “Redesign de Marca: Quando e por que fazer? +exemplos de mercado”