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4 motivos para você levar a identidade visual da sua empresa a sério!

4 minutos para ler

Embora seja fundamental, a identidade visual da empresa é  deixada de lado por muitos gestores que não dão muito valor à forma como sua marca é percebida pelo público.

O logotipo, as cores, as fontes, os símbolos e o design de embalagens de produtos e peças publicitárias são elementos que influenciam bastante a comunicação, o branding e as vendas de uma empresa.

Logo, a construção de uma identidade visual deve ser uma estratégia e um investimento levado muito a sério! Não dá para deixar a responsabilidade de criar a representação visual da sua marca com quem não tenha a qualificação necessária. Muitas vezes, o barato pode sair mais caro do que você imagina.

Neste texto, você verá 4 razões que provam que uma identidade visual bem elaborada é fundamental para o sucesso de um negócio. Confira!

1. Faz com que o público reconheça e diferencie sua marca das outras

Um dos princípios do conceito de identidade visual é tornar uma marca única aos olhos dos consumidores. Grandes empresas como Coca-Cola, Apple e Nike fazem isso muito bem, já que são reconhecíveis mesmo se seus nomes não aparecerem nos logotipos ou nas embalagens de seus produtos.

Não é toda empresa que consegue isso.Entretanto, criar uma identidade diferenciada das demais é fundamental. Afinal, não há nada mais frustrante do que um logo que remeta a algo distante da identidade do seu negócio.

Portanto, certifique-se de que sua marca tenha uma identidade com uma combinação de cores, fontes e logotipo que a torne única. Isso trará mais reputação e evitará maiores problemas para sua empresa.

Para você ter uma ideia da importância de ter uma identidade original, até a organização dos próximos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020) teve problemas com isso. A primeira versão do logotipo dos jogos foi descartada após uma acusação de plágio, o que causou um grande constrangimento à entidade.

2. Mantém um padrão na comunicação da empresa

Coerência é outro aspecto fundamental na concepção de uma identidade visual. Esse conceito não se resume apenas ao logotipo, mas também às mais diversas embalagens de produtos e materiais de comunicação da empresa.

É confuso para o público ver uma marca se apresentando de uma forma em um cartão de visitas e de outra completamente diferente no site.

CTA BannerFinal Branding

Se não houver uma compatibilidade nas cores ou na forma como seu logo é apresentado, faltará unidade visual. Isso demonstra falta de profissionalismo e dificulta o reconhecimento da marca.

3. Promove sua proposta de valor

Outra função básica da identidade visual é refletir os valores que sua marca ou produto promovem. Aliás, isso é o que faz esse conceito ser incorporado às estratégias de branding.

Parte do trabalho de criar uma marca positiva e desejada passa pela construção de uma identidade que transmita os valores projetados por seu negócio.

Por exemplo, as empresas que comercializam alimentos orgânicos normalmente usam a cor verde em suas embalagens para promover uma percepção de algo natural e saudável em seus produtos.

O mesmo vale para as marcas que apostam em tons mais escuros para promover luxo e exclusividade, em cores chamativas para vendas mais impulsivas, entre outras combinações compatíveis com o posicionamento da empresa e com as preferências do público.

4. Vende seus produtos

Sua empresa pode ter um produto excelente, com preços ótimos e uma boa distribuição, mas, se ele não agradar visualmente, não convencerá o público a comprá-lo.

As cores, o logo e o design da embalagem devem lembrar sua marca e serem atrativos para os consumidores.

Imagine o que aconteceria com as vendas da cerveja Brahma se ela aparecer com latas azuis ou com a Apple se ela tirar a clássica maçã mordida da embalagem? As saídas certamente despencariam. Isso mostra como a identidade tem um impacto enorme na decisão de compra dos clientes.

A identidade visual carrega uma importância que vai além da estética. O devido cuidado com ela se reflete no reconhecimento, na comunicação, na percepção e nas vendas de uma marca. Portanto, não há razão que justifique qualquer desatenção com esse conceito.

Viu como o cuidado com a identidade visual da empresa é imprescindível? Se você gostou deste texto, acompanhe-nos no Facebook para conferir mais conteúdos sobre comunicação, marketing e design!

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