Earned Media: descubra como viralizar sua marca no universo digital

13 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Descubra o que é Earned Media, conheça suas vantagens, saiba como implementá-la na sua empresa, veja as diferenças entre Earned, Paid e Owned Media e aprenda como integrá-las.

As estratégias de marketing digital oferecem diversas possibilidades para quem vende pela internet. Sabendo disso, um dos conceitos fundamentais de qualquer planejamento é o Earned Media.
Seu objetivo é gerar brand awareness suficiente para o público e conquistar espaço no mercado.

Além disso, a publicidade online pode ser colocada em prática por meio de outras táticas, como Paid Media e Owned Media. Cada uma dessas estratégias tem sua função específica e requer cuidados particulares. Porém, embora elas sejam diferentes, seu objetivo final é o mesmo, gerar reconhecimento da marca e melhorar os resultados do negócio.

No entanto, é essencial usar essas ferramentas de forma adequada e acompanhar as tendências para se destacar da concorrência. Continue lendo e aprenda tudo sobre o assunto!

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Imagem: Representação Earned Media

Entenda o que é e como funciona o Earned Media

Em português, Earned Media significa mídia ganha. Portanto, trata-se de uma mídia adquirida e não paga ou própria. Basicamente, ela envolve todos os formatos que são orgânicos. Por exemplo, influenciadores que citam a marca de forma espontânea ou até mesmo as indicações de clientes a familiares e amigos.

Outro exemplo de Earned Media são produtos ou serviços citados entre consumidores nas redes sociais que viralizam. Por isso, essa estratégia também é chamada de mídia espontânea, já que pode ser obtida sem a interferência da marca.

Porém, isso não significa que o negócio não precisa realizar esforços para obter esses resultados. Ter um plano de marketing bem estruturado que abrange outros meios de comunicação é fundamental para o seu sucesso.

Imagem: Representação Tipo de Mídia

Conheça as vantagens de implementar essa estratégia

Ao colocar em prática o conceito de Earned Media, é possível potencializar seus conteúdos e obter um melhor posicionamento nas redes sociais. Outros benefícios relevantes dessa estratégia incluem:

  • aumenta a credibilidade do negócio;
  • melhora a relação de confiança entre sua marca e o público;
  • funciona como um diferencial competitivo;
  • proporciona transparência.

Dessa forma, a mídia ganha desenvolve as bases e seus princípios para o consumidor realizar ações que gerem visibilidade.

Imagem: Representação Divulgação de Comunicação e Mídia

Descubra os passos para implementar o Earned Media

A partir de algumas iniciativas, você consegue desenvolver um planejamento e as estratégias necessárias para obter mais Earned Media e conquistar diversos consumidores no meio digital. Confira, a seguir, os passos para implementá-lo!

Ofereça um atendimento de qualidade e uma boa experiência de compra ao cliente

Uma das dicas mais importantes para conquistar mídia ganha é investir no marketing de experiência. Essa estratégia pode ajudar no crescimento do seu negócio, além de fidelizar e engajar os consumidores.

Antes de colocá-la em prática, é importante ter como objetivo a criação de uma experiência de compra otimizada. Isso ajudará a gerar mais oportunidades para a marca e conquistar seus clientes.

Além disso, apostar em um bom atendimento é fundamental para gerar Earned Media. Afinal, as pessoas que recebem um atendimento receptivo e empático tendem a gostar mais da empresa e sentirem-se acolhidas. Isso faz com que elas divulguem seu produto ou serviço nas redes sociais, ou façam propaganda boca a boca.

Ainda, apostar em ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) também pode ajudar a melhorar o relacionamento com o consumidor. Esse recurso não apenas facilita o atendimento, mas demonstra que a empresa preza pela satisfação do cliente.

Crie conteúdos originais

Marcar presença nos principais tipos de mídias, ter um blog e criar conteúdos interessantes para sua persona é fundamental para ranquear sua marca. Além disso, é importante fornecer materiais de qualidade e originais de modo que seu público queira compartilhar com seus contatos. Assim, você consegue obter Earned Media e aumentar o volume do seu negócio.

Uma dica na hora de construir essa estratégia é utilizar os conteúdos interativos. Esse formato demanda alguma ação do indivíduo que vê ou assiste. Portanto, eles fornecem informações valiosas e ainda, promovem uma experiência diferente e positiva para os consumidores. Isso ajuda a fidelizar clientes e torná-los promotores do seu produto ou serviço.

Conquiste autoridade em seu segmento

Outra etapa para conquistar a Earned Media e viralizar sua marca no mundo digital é obter autoridade de mercado. Essa tática ajuda sua empresa a se tornar uma referência na sua área e ganhar destaque. Com isso, é possível ser usado de exemplo por diversas marcas e até aumentar as oportunidades de parcerias com influenciadores ou outras personalidades relevantes.

Portanto, tornar-se uma autoridade em seu segmento é algo alcançado com o auxílio de uma estratégia de marketing eficiente. Geralmente, ela inclui o marketing de conteúdo, que fornece conteúdos interessantes para a persona.

Produza informações relevantes

Tornar-se uma autoridade e uma fonte confiável de informações é uma das chaves para obter mídia espontânea. Isso porque outras mídias e sites podem usar seus dados ou conteúdos para dar credibilidade a sua publicação.

Por isso, procure criar posts relevantes para o seu público, além de pesquisas ou estudos sobre seu segmento que podem ser compartilhados em outros meios de comunicação. Dessa forma, sua empresa consegue difundir sua marca e gerar mais oportunidades.

Faça networking

O Earned Media também pode ser obtido por meio de networking. Quer saber como isso funciona? Basicamente, participar de eventos, conferências, seminários e exposições são formas de ampliar sua marca.

Pense que nesses locais, você pode expor sua empresa e encontrar outros negócios que desejam colaborar com você. Assim, é possível criar parcerias e divulgar sua marca por meio de outros negócios e agregar mais clientes à sua base.

Após conferir alguns passos para implementar a estratégia de mídia espontânea na sua organização, entenda as diferenças entre mídia paga, ganha e própria, e aprenda como integrá-las.

Imagem: Grafismo Estratégias e tipos de Midia

Veja as diferenças entre Paid, Owned e Earned Media

Conhecer os diferenciais de cada mídia permite que você compreenda as suas especificidades e as diferencie na hora de montar sua estratégia de marketing. Veja a seguir!

Paid Media (Mídia Paga)

Esse formato são as mídias pagas a terceiros, como anúncios no Instagram, Facebook, LinkedIn, mídia programática, patrocínios de influenciadores, links patrocinados e muitos outros.

O objetivo principal da Paid Media é aumentar o alcance do que está sendo divulgado a curto prazo. Por isso, quando ela é aplicada com uma estratégia bem estruturada, é possível alcançar bons resultados. Contudo, é preciso ficar atento no desempenho dos anúncios pagos a fim de analisar as melhores práticas para sua empresa.

Além disso, o comportamento dos consumidores mudou ao longo dos anos e eles estão cada vez mais exigentes. Isso resulta em diferentes necessidades e desejos em relação a um produto ou serviço. Portanto, é preciso combinar essa estratégia de mídia paga com outras ferramentas para não sofrer consequências negativas dessas mudanças.

Portanto, promova os conteúdos de qualidade do seu site ou outros meios com o objetivo de aumentar a retenção do público e transformá-los em potenciais clientes.

Owned Media (Mídia própria)

São todos os conteúdos compartilhados por meio das mídias da própria empresa. Alguns exemplos incluem blog, site, canal no YouTube, aplicativos e as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Atualmente, a Owned Media é um meio que gera resultados a longo prazo. Isso ocorre, pois, o negócio deseja realizar vendas e também, estabelece interações e relacionamentos com seus clientes. Ainda, a empresa que usa a mídia própria investe em estratégias para nutrir os potenciais consumidores com conteúdos relevantes. Dessa forma, a marca compartilha publicações que estão alinhadas com seus valores — o que gera identificação e proximidade com clientes.

No entanto, a Owned Media exige bastante atenção e cuidado durante o seu planejamento, gestão, execução e mensuração. Logo, se a organização não é coerente com seus propósitos, oferece produtos de baixa qualidade e transparece isso nos conteúdos, ela pode ser prejudicada.

Sendo assim, é fundamental criar um plano de marketing funcional para colocar em prática as ações da empresa sem correr riscos que podem comprometer a marca.

Earned Media (Mídia ganha)

Como já comentamos, o Earned Media são os ganhos espontâneos do negócio. Então, o próprio cliente é o meio de divulgação do produto ou serviço da empresa.

É interessante saber que esse formato de mídia exige um menor investimento. Porém, essa estratégia requer um cuidado maior, exigindo um bom monitoramento para não gerar fatores negativos à organização.

Um exemplo de mídia ganha é a Netflix. A empresa usa suas redes sociais para agregar valor à marca e estabelecer relações entre seus conteúdos e assuntos de destaque na mídia. Porém, é importante entender que nem sempre um negócio consegue obter esse mesmo sucesso.

Existem empresas que aplicam essa mesma estratégia em suas ações, mas não são bem recebidas pelo público. Muitas vezes, isso faz com que elas percam o controle sobre os resultados e não saibam como agir diante deles.

Portanto, ao apostar nessa mídia, tenha uma equipe experiente e alinhada aos objetivos da organização. Dessa forma, é possível obter um bom posicionamento e mais visibilidade.

Veja como integrar Earned, Paid e Owned Media

Antes de tudo, tenha em mente que as estratégias de Paid, Owned e Earned Media têm o momento certo para serem colocadas em prática e obterem bons resultados. Apesar disso, é importante direcioná-las corretamente e integrá-las para conquistar seu público com mais precisão. Por isso, esteja presente em nos três tipos de mídias e as utilize de acordo com suas especificidades e benefícios.

Portanto, tenha mídia própria independentemente da situação, pois elas são essenciais para sua empresa ser reconhecida no meio digital. Além disso, desenvolva estratégia de Paid Media a fim de atrair mais visitantes para seu site ou redes sociais. Por fim, priorize a mídia orgânica, já que ela é um meio de complementar sua estratégia de marketing e impulsionar sua marca.

Normalmente, conquistar visibilidade na internet não é uma tarefa fácil. Porém, ao investir em boas ações e desenvolver estratégias eficientes, é possível aumentar sua credibilidade, atrair mais clientes e fidelizá-los. Como consequência, você garante mais vendas e expande seu negócio.

Confira os principais erros a evitar na sua estratégia

Entender os erros mais comuns ao criar uma estratégia de Earned Media é essencial para evitar possíveis gargalos nas suas ações. Ainda, isso também ajuda a prevenir problemas que possam gerar impactos negativos à marca. Então, veja a seguir o que não fazer na hora de desenvolver seu método de promoção de conteúdo!

Não alinhar as estratégias de produção e promoção

Quando isso ocorre, é comum que você não consiga medir os resultados das ações e nem saber para quem os conteúdos são direcionados. Além disso, sua equipe também não sabe quais são os objetivos e metas que precisam ser alcançados.

Com isso, sua estratégia de Paid, Owned e Earned Media não tem um bom direcionamento e acaba atingindo as pessoas erradas. Isso resulta em investimento e tempo desperdiçados, pois não gerará resultados favoráveis.

Criar conteúdos poucos relevantes

Muitas vezes, o conteúdo que é criado pela sua empresa não é interessante o suficiente para seu público. Esse ponto é bastante delicado e requer atenção por parte da equipe de análise e mensuração de dados. Geralmente, é a partir dessas tarefas que você consegue observar o desempenho das suas publicações.

Por exemplo, se os conteúdos do seu blog não passam credibilidade, são superficiais e têm erros de português, significa que é preciso melhorá-los. Além disso, se sua empresa cria vídeos, mas eles têm problemas, como de áudio ou na gravação, a audiência não se prende ao conteúdo, desistindo de assisti-lo.

Portanto, lembre-se de verificar todas as falhas que podem haver nas suas ações na intenção de prevenir erros e oferecer um conteúdo de qualidade.

Direcionar para o público errado

Outro erro crucial na estratégia de marketing é direcionar suas publicações para o público errado. Com isso, essas pessoas não se interessam pelo seu anúncio, o que não gera resultados.

Portanto, é fundamental criar uma persona para seu negócio. Ela permite que seus conteúdos atinjam o público exato e passem a mensagem certa. 

Ser chato

Enviar spams por e-mail e até mesmo comentar as publicações de blogs ou grupos com links das suas próprias páginas pode prejudicar a estratégia. Além de as pessoas ignorarem seus links e não receberem os e-mails, elas podem ter uma impressão negativa da sua empresa. Ainda, se insistir demais nessas ações, você pode ser classificado como spam ou até mesmo ser banido de plataformas.

Evitando erros na sua Estratégia

Agora que você sabe quais erros evitar na sua estratégia e entende todos os detalhes sobre o Earned Media, é possível aplicar ações mais eficientes nos seus meios de comunicação. Além disso, procure integrar essa mídia com a paga e própria para atingir seu público em diferentes canais e aumentar suas vendas.

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