Fique por dentro dos principais tipos de carteira digital

11 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

No mercado, há vários tipos de carteira digital disponíveis para escolher. Entenda o que é, suas vantagens e as principais opções.

Nos últimos anos, vários meios de pagamento foram criados para facilitar a vida dos usuários. Os diferentes tipos de carteira digital se inserem nesse contexto, mas vão muito além. Isso porque eles também podem oferecer outras funções.

Assim, as várias carteiras digitais podem ajudar a controlar o orçamento de marketing, por exemplo. Também podem ser integradas ao e-commerce para facilitar a compra dos clientes e atender ao novo comportamento do consumidor.

Por isso, é fundamental saber como os tipos de carteira digital funcionam, o que você pode fazer com eles e outros detalhes sobre o assunto. Neste post, vamos apresentar essas informações. Que tal saber mais?

O que é carteira digital?

A carteira digital é uma espécie de app em que você insere seu dinheiro e dados financeiros, como os de cartões de crédito e débito. Dessa forma, é possível fazer compras, pagamentos e até investimentos, sem a necessidade de carregar dinheiro físico ou em formato de plástico.

Assim, os diferentes tipos de carteira digital são versões disponíveis online, que podem ser acessadas por um smartphone ou outro dispositivo com acesso à internet. Em relação ao seu funcionamento, é parecido com o de uma conta corrente, mas com limitações.

Também chamadas de e-wallets, essas ferramentas caíram no gosto dos consumidores. Tanto é que um estudo demonstrou que 20% dos brasileiros usam a carteira digital todos os dias. Outros 21% a utilizam algumas vezes na semana. Além disso, 18% testam esse recurso uma vez por mês.

Por isso, é importante considerar essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital. Afinal, a demanda existe e seu negócio deve se adequar a essa necessidade.

Essa também é uma maneira de trabalhar melhor o branding. Afinal, é um destaque relevante a informar aos seus clientes, que pode gerar mais vendas e melhorar a reputação do seu negócio.

Como a carteira digital funciona?

A carteira digital funciona como um aplicativo que armazena dados bancários e de cartões. Dessa forma, você pode efetuar pagamentos apenas com o uso de um dispositivo digital, sem necessidade de ter algum recurso físico.

Todas as informações armazenadas são criptografadas para garantir a segurança. A partir disso, para fazer o pagamento, você apenas acessa o app da carteira digital, autoriza o uso e aproxima o celular da máquina de cartão.

Ou seja, o processo é feito pela tecnologia NFC, de aproximação, bem ao estilo paperless. Outra possibilidade é o pagamento via QR Code. No entanto, é preciso que a carteira ofereça essa função.

Assim que a leitura do smartphone é feita, é gerado um token aleatório e único. Ele é validado pelo gateway de pagamento do estabelecimento. Caso seja um e-commerce, é preciso escolher a opção de carteiras digitais e colocar o PIN, isto é, a senha.

De toda forma, você pode depositar dinheiro e cadastrar suas informações bancárias. Outras funções permitidas são: pagamento de contas, transferência de valores, realização de recarga de celular e investimentos e contratação de empréstimo pessoal.

Essas funcionalidades estão disponíveis conforme a ferramenta utilizada. Além disso, algumas delas funcionam somente em um sistema operacional. É o caso do Apple Pay e do Google Pay. De toda forma, é possível utilizar diferentes tipos de carteiras digitais.

Quais os benefícios das carteiras digitais?

Um dos principais benefícios das carteiras digitais é a facilidade nas transações financeiras. Ainda existem outros. Veja quais são eles.

Segurança em todas as operações

A segurança é uma das principais características das carteiras digitais. Elas protegem todas as operações realizadas, sendo todas criptografadas e tokenizadas. Na prática, nenhuma pessoa sem autorização poderá ver as informações das transações bancárias.

Isso porque a criptografia cria um código disponível apenas para as instituições envolvidas na transação. Por sua vez, a tokenização gera uma versão digital dos dados compartilhados. Assim, nenhum número real fica salvo na carteira, evitando que terceiros tenham acesso.

Algumas das carteiras também oferecem o recurso de senha em duas etapas. Essa verificação dupla traz uma proteção ainda maior para os dados.

Em caso de roubo ou perda dos cartões, basta fazer o bloqueio e nenhum pagamento poderá ser realizado, mesmo na versão digital da carteira. Portanto, é mais uma vantagem no que se refere à segurança.

Praticidade para realizar transações

A carteira digital garante acesso fácil ao seu dinheiro. Dessa forma, é mais simples realizar pagamentos, transferências, compras, investimentos e mais. Tudo está, literalmente, na palma da sua mão e exige poucos cliques.

Além disso, os aplicativos costumam ser bastante intuitivos. Dessa forma, qualquer pessoa pode utilizá-los com tranquilidade e sempre que necessário.

Armazenamento de documentos

As informações bancárias e outros documentos importantes podem ser armazenados com facilidade e ficam organizados. Entre as possibilidades de arquivos estão ingressos, cartões de embarque, cupons, gift cards, reservas de hotéis e mais.

Velocidade das transações

As operações financeiras podem levar até alguns dias nas instituições tradicionais. No entanto, com as carteiras digitais, as transferências são instantâneas e com taxas mais atrativas.

Melhoria da experiência do consumidor

A experiência de compra é outro fator relevante, já que as carteiras digitais simplificam o processo de pagamento em estabelecimentos físicos e online. Assim, quando a empresa oferece esse benefício, consegue aumentar a chance do cliente fechar negócio e voltar a adquirir seus produtos e serviços.

Possibilidade de pagar fornecedores

Um bom relacionamento com fornecedores também passa por pagamentos eficientes e no prazo. Isso garante benefícios para sua empresa e os parceiros. Inclusive, é uma forma de negociar melhores condições futuramente.

Quais os tipos de carteira digital?

Os tipos de carteira digital são divididos em três principais categorias. Todos oferecem recursos semelhantes, mas suas características são diversas. Por isso, é importante conhecer as opções para definir a melhor alternativa. Veja!

Online

A carteira digital online é o modelo mais comum, sendo acessada por smartphone. O grande atrativo é a mobilidade e a facilidade de acesso, feito por meio de usuário e senha.

Nesse caso, a segurança do processo é garantida pelas chaves privadas. Em relação aos pagamentos, eles costumam ser feitos por QR code.

Desktop

O modelo desktop é aquele em que os dados são armazenados em um notebook ou computador. Por isso, é um tipo de carteira digital que exige instalação e, por consequência, não há mobilidade.

Para usar a ferramenta, é preciso ter acesso ao dispositivo no qual as informações foram registradas. Apesar desse ponto negativo, é preciso reforçar que a segurança é ainda maior. Isso porque são geradas duas chaves privadas e ambas ficam salvas no HD.

Hardware

As chamadas carteiras de hardware são aquelas que utilizam um dispositivo físico — como um HD ou pendrive — para armazenar os dados de forma offline. Por esse motivo, também são bastante seguras, sendo que o risco é a perda do aparelho que guarda as informações.

Porém, esse modelo não tem mobilidade e apresenta alto custo. Portanto, é uma opção menos utilizada pelos usuários.

Quais são as principais carteiras digitais do mercado?

Considerando os diferentes tipos de carteira digital disponíveis no mercado, as principais opções são as que listamos a seguir. Acompanhe e veja as características de cada uma das alternativas.

PicPay

É uma das principais carteiras digitais por ter inúmeros usuários e ser aceita em diferentes estabelecimentos comerciais. Uma vantagem é que o dinheiro depositado rende até 102% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Esse é um índice das operações entre os bancos que fica próximo à Selic, a taxa básica de juros.

De maneira clara, a quantia que fica parada rende diariamente. Além disso, há isenção de taxas de anuidade ou de uso do cartão. Em alguns casos, também oferece cashback.

Mercado Pago

Faz parte do sistema do Mercado Livre, mas pode ser usada em diferentes estabelecimentos e operações. Você ainda pode quitar boletos e recarregar créditos ou vale-transporte. Uma vantagem é a existência da maquininha de cartão própria, sem aluguel nem taxa de adesão.

Ame Digital

É a carteira digital do grupo B2W. Além de facilitar o pagamento nas Lojas Americanas e em outros estabelecimentos parceiros, permite que você obtenha cashback.

Apple Pay

É específica para dispositivos iOS e é compatível com bancos. Dessa forma, os pagamentos podem ser feitos apenas usando o Face ID ou o Touch ID.

Google Pay

É a carteira digital do sistema operacional Android. Pode ser usada para pagamento de compras online e físicas. Ainda permite integrar cartões de presentes e fidelidade, além de gerenciar pagamentos.

Iti

Consiste na carteira digital do Itaú. Por meio dela é possível fazer pagamentos e transferências, ter cartão de crédito ou débito, entre outros serviços. Não é necessário ser correntista do banco para utilizar.

Como escolher uma carteira digital?

A melhor forma de escolher uma carteira digital para a sua empresa é considerar alguns aspectos. Eles são: o seu público-alvo, as vantagens oferecidas e o retorno que pode trazer. Veja algumas dicas que vão ajudar a chegar à resposta certa.

Analise as vantagens e compare com o que você precisa

O primeiro passo é avaliar o que os diferentes tipos de carteira digital podem oferecer para o seu negócio. O ideal é ter o máximo possível de recursos, a fim de evitar imprevistos. Portanto, compare todas as funcionalidades.

A partir disso, verifique quais são suas demandas. Pense sobre o que realmente precisa e defina suas prioridades. Se encontrar alguma solução que ofereça todos os recursos, melhor. Caso contrário, veja uma que atenda às suas preferências.

Conheça os diferentes tipos de carteira digital

As possibilidades são variadas e você precisa pensar no que faz mais sentido para suas necessidades. Se deseja mobilidade, opte pela carteira digital online. Por sua vez, se você fizer as transações em e-commerces a partir do mesmo computador, o modelo desktop é suficiente.

Assim, não existe resposta certa. Tudo depende do que você privilegia e de como vai utilizar os recursos inseridos na carteira digital.

Considere a avaliação do aplicativo

A carteira digital é um app a ser instalado no seu computador ou celular. Nesse processo de escolha, aproveite para ver as avaliações e os comentários dos usuários. Isso ajuda a definir qual é a melhor alternativa.

Para isso, use sites como o Reclame Aqui e os perfis do app nas lojas de aplicativos. Assim, você descobre possíveis problemas recorrentes, erros de uso e mais.

Quais os ativos para negociar?

As carteiras digitais permitem negociar ativos da renda fixa, de modo geral. Na verdade, são títulos privados que permitem que o dinheiro parado renda na sua conta. Em alguns casos, existem outras possibilidades. Veja quais são as possibilidades mais comuns.

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são títulos privados emitidos por instituições financeiras. Na prática, você empresta dinheiro para o banco, a fim de que ele conceda crédito para quem precisa.

O CDB costuma render algum percentual do CDI. No caso das carteiras digitais, algumas prometem rentabilidade acima de 100%. 

Esse é um investimento bastante seguro e conservador. Por isso, a chance de perdas é próxima de zero.

Criptomoedas

As moedas digitais estão em alta, porque permitem ter uma rentabilidade maior do que outros tipos de investimentos. Nesse caso, você aplica seu dinheiro em Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas.

O cuidado necessário é com a volatilidade desses ativos. Isso porque os preços oscilam o tempo todo, aumentando a chance de prejuízos. Portanto, é melhor ter algum conhecimento antes de investir nessa modalidade.

Com todas essas informações, você já sabe por que vale a pena investir nas carteiras digitais. Elas levam sua empresa a obter um diferencial competitivo e alcançar um bom posicionamento de mercado.

No processo de análise, ainda vale a pena utilizar o benchmarking para saber o que a concorrência está fazendo e ir além. A partir disso, fica mais fácil traçar metas alinhadas aos objetivos de negócio, que ajudarão a sua equipe de marketing a criar materiais de divulgação mais eficientes.

Então, está na hora de pensar sobre os tipos de carteira digital e escolher o mais adequado à realidade da sua empresa. Avalie as demandas do seu público-alvo e o que faz mais sentido. Você verá que oferecer esse meio de pagamento é mais uma facilidade para seus clientes e para sua empresa.

Gostou de saber mais sobre esse assunto, mas ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856