A imagem apresenta uma empresária apertando a mão de outro empresário indicando o fechamento de um acordo com a seguinte frase ao lado: "Relacionamento com fornecedores - 6 principais erros e como evitá-los A imagem apresenta uma empresária apertando a mão de outro empresário indicando o fechamento de um acordo com a seguinte frase ao lado: "Relacionamento com fornecedores - 6 principais erros e como evitá-los

Relacionamento com fornecedores: 6 principais erros e como evitá-los

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Cultivar o relacionamento com os fornecedores é tão importante quanto as demais relações. Afinal, isso impacta diretamente a qualidade dos produtos, o cumprimento do prazo de entrega etc. Naturalmente, isso também interfere na satisfação do consumidor.

Diante desse contexto, fica nítido o quanto é importante desenvolver esse tipo de relação. Inclusive, isso pode ser ainda mais relevante para os resultados do agronegócio, que lida frequentemente com fornecedores.

Por esse motivo, é fundamental aprender a evitar erros nesse relacionamento, entender os impactos de uma boa relação e muito mais. Continue a leitura para ficar por dentro do tema!

Quais são os principais erros no relacionamento com os fornecedores?

É abordado na imagem um empresário estendendo a mão para alguns produtos com a seguinte frase ao lado: "Quais são os principais erros no relacionamento com os fornecedores?"

Você já entendeu como é relevante investir na relação com os fornecedores. Nesse sentido, é importante conhecer quais erros devem ser evitados. Acompanhe 6 deles a seguir!

1. Avaliar apenas pelo preço

Não escolha o fornecedor com base apenas no preço que ele cobra pelo serviço. Se esse for o seu principal critério, facilmente a opção mais barata pode sair mais cara. Afinal, essa alternativa costuma ter uma qualidade inferior. 

Logo, a demanda e as expectativas do consumidor tendem a não ser atendidas como deveriam. O prejuízo de perder clientes direta e indiretamente é superior à economia que você teria ao investir em um fornecedor com preço mais elevado.  

2. Não conferir a capacidade de entrega

Atrasar a entrega ou não conseguir entregar a quantidade de demandas solicitadas é outro problema dos fornecedores que prejudica a sua empresa. Isso porque o perfil do consumidor atual, o 5.0, tem um maior senso de urgência que as versões anteriores. 

Então, se o seu negócio não conseguir se alinhar a isso, a tendência é que o público troque a sua marca por outra que preencha essa lacuna. Assim, é fundamental adicionar a capacidade de entrega entre os critérios de análise dos fornecedores. 

3. Não alinhar processos

Cada empresa e cada fornecedor têm sua cultura e forma de trabalhar. Isso diz respeito aos valores defendidos, posicionamentos, prazos de pagamento, regras estabelecidas, data para emissão da nota fiscal etc. Muitas vezes, não existe certo ou errado, apenas a maneira como cada corporação escolhe trabalhar.

Contudo, é um erro não alinhar processos ao contratar um fornecedor para a sua empresa. Isso porque o desalinhamento tende a causar muitos ruídos na comunicação e insatisfação na entrega para o cliente. Então, antes de contratar o fornecedor, certifique-se de alinhar exigências e critérios que devem ser respeitados para o bom relacionamento.

4. Solicitar orçamentos incompletos

A gestão financeira é uma das etapas mais importantes quando se fala do relacionamento com fornecedores. Afinal, o setor financeiro da empresa funciona como o coração, que bombeia sangue para as demais áreas e possibilita o funcionamento delas.

Se esse órgão for afetado, os demais departamentos também se prejudicam com isso. Assim, certifique-se de que os orçamentos tenham informações completas e específicas para que o preço e o prazo não sejam afetados sem você perceber.

Outra consequência do orçamento incompleto é a necessidade de refazê-lo enquanto a relação com o colaborador já foi iniciada. Ou seja, a sua equipe tem retrabalho, o que exige um maior investimento de tempo e dinheiro, além de impactar a produtividade do time.

5. Escolher fornecedores sem conhecimento técnico

Existem fornecedores que precisam ter conhecimentos específicos quanto ao armazenamento e à entrega de produtos, por exemplo. Então, não considerar isso um critério de decisão contribui para que as suas demandas não sejam entregues conforme o desejado.

Por isso, é fundamental priorizar fornecedores com conhecimento técnico em suas funções. Nesse sentido, é recomendado buscar referências com clientes anteriores para evitar situações como a descrita. Ou seja, fazer isso é uma medida preventiva para evitar problemas na relação com fornecedores.

6. Não informatizar os processos

A informatização dos processos já é uma realidade até de pequenas e médias empresas que almejam evitar erros nas relações com os fornecedores. É o caso de softwares de gestão e plataformas que centralizam informações, controlam o desempenho dos fornecedores, mensuram o tempo de execução, entre outras atribuições. 

Esses benefícios proporcionados evitam uma série de erros e gargalos que poderiam comprometer a qualidade das entregas e a satisfação do público. Consequentemente, isso também se associa ao aumento dos custos e à insegurança nos processos.

Como é possível melhorar a relação com os fornecedores?

A imagem aborda um senhor no telefone aparentemente nervoso com a seguinte frase abaixo: "Como é possível melhorar a relação com os fornecedores?"

Conforme mencionado, é fundamental evitar alguns erros para melhorar a relação com os fornecedores. Mas, além disso, existem outras práticas que devem ser seguidas para atingir esse objetivo e melhorar a negociação. Confira!

Confira o histórico da empresa

Conferir o histórico da empresa é uma das principais recomendações para não cair em ciladas e não se deixar levar por impressões. Isto é, no mundo dos negócios, o embasamento é essencial para evitar erros. Então, avalie se os prazos de entrega são cumpridos, qual é a reputação do parceiro e muito mais.

Verifique o suporte oferecido

Na relação com os fornecedores, é natural que em algum momento você precise de suporte dos parceiros. Então, é importante que eles se mostrem disponíveis para sanar eventuais dúvidas e evitar problemas para o seu negócio.

Analise a qualidade dos materiais

A análise da qualidade dos materiais é outra etapa essencial para que as demandas e a satisfação do público não sejam comprometidas. Portanto, fique de olho nas características do material, como montagem, composição e outros aspectos. Nesse sentido, também é válido analisar o feedback dos clientes quanto à qualidade oferecida.

Identifique o melhor custo-benefício

Como visto, priorizar o melhor preço ao escolher o fornecedor não tende a ser a opção mais vantajosa. É importante equilibrar esse aspecto com o benefício oferecido. Assim, saiba quais situações precisam de um maior investimento financeiro e quais podem dispensar isso.

Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o relacionamento com fornecedores? Você já entendeu quais erros devem ser evitados e quais práticas precisam ser adotadas para ter uma melhor relação? Dessa maneira, fica mais fácil satisfazer o público.

O nosso conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem as dicas de relacionamento com os fornecedores!

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