Visual Storytelling: 6 dicas para uma estratégia atrativa

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Investir no visual é fundamental para criar qualquer projeto de sucesso. Pensando nisso, vale a pena conhecer algumas ideias de Visual Storytelling e entender como elas podem ser aplicadas em favor do seu negócio. Desse modo, você consegue contar uma história de maneira visual e pode melhorar o posicionamento da marca por meio de suas imagens.

Com o surgimento de novas empresas concorrentes, vale a pena desenvolver maneiras de atrair a atenção do público e conseguir transmitir uma narrativa mais envolvente por meio de aspectos visuais.

Se você quer saber como utilizar essas ideias em favor do seu negócio, continue a leitura e confira nosso post!

O que é Visual Storytelling?

A expressão Visual Storytelling representa a capacidade de narrar histórias de maneira visual, transmitindo sentimentos e sensações por meio de imagens, vídeos e outros recursos dessa natureza. 

Por meio dessa técnica, é possível criar conteúdos envolventes e capazes de conquistar o público. Por meio de elementos visuais como animações, gráficos, imagens, textos, vídeos, registros e outros recursos, você consegue contar histórias capazes de conquistar os leads e engajar sua audiência.

Qual a importância do Visual Storytelling?

O Visual Storytelling é uma boa forma de engajar o público e aumentar as vendas da empresa. Ele utiliza o poder das histórias para conseguir gerar emoção e conexão com a persona da sua marca.

Além disso, o Visual Storytelling ajudará a marca a criar empatia e identificação, o que, consequentemente, permite alcançar mais clientes e gerar resultados cada vez melhores para o sucesso do empreendimento.

Nesse sentido, existem algumas boas práticas que devem ser utilizadas, como o entendimento do perfil do consumidor da empresa, elementos que fazem parte do dia a dia e outros fatores. Abaixo, listamos alguns deles para você colocar em prática.

Como usar o Visual Storytelling na prática?

Existem algumas boas técnicas que vão auxiliar na implementação desse conceito em seu negócio. Assim, é possível começar a colher os benefícios do Visual Storytelling, como o aumento de vendas. Quer saber mais? Então, leia, a seguir!

1. Comece com o básico

O primeiro passo para implementar o Visual Storytelling é entender algumas características importantes. Destacamos cada uma das etapas abaixo:

  • saber quem é o seu público e entender mais sobre o dia a dia dele;
  • conhecer elementos que são relevantes para a construção de uma boa história;
  • aprender mais sobre a sua marca e como ela é vista pelos clientes pode auxiliar na hora de começar a construir os principais aspectos do seu Visual Storytelling;
  • fazer uma pesquisa sobre como os concorrentes estão se posicionando também pode ser útil na construção da sua estratégia;
  •  definir elementos como identidade visual, cores da marca e logo também é importante.

Esses são alguns dos passos básicos que devem estar bem compreendidos pela empresa. Assim, fica mais simples estabelecer uma boa estratégia de Visual Storytelling.

2. Preocupe-se em captar a atenção

Para atrair clientes e manter a empresa bem posicionada, é preciso chamar a atenção do público que você quer conquistar e, para isso, o elemento visual tem um papel importante que pode fazer toda a diferença.

Portanto, torna-se necessário compreender quais são as oportunidades de mercado que permitem que você chame a atenção do seu cliente. Além disso, é preciso conhecer a fundo os elementos que fazem parte do dia a dia do consumidor e que podem ser utilizados para criar boas histórias.

Assim, você aumenta o sentimento de conexão, gera mais empatia pela sua marca e consegue ter melhores resultados a partir do Visual Storytelling. Portanto, tenha foco em como atrair a atenção do consumidor.

3. Use fotos

Os elementos visuais são essenciais em uma estratégia de Visual Storytelling. Eles assumem o papel de protagonistas, podendo inclusive substituir as palavras na hora de se comunicar com o público.

Para isso, o uso de fotos é uma parte importante na hora de criar sua estratégia. Por exemplo, você pode mostrar um pouco da evolução da sua empresa, com fotos de antes e depois apresentando sua infraestrutura.

Além disso, é possível gerar engajamento com fotos dos colaboradores, de clientes satisfeitos realizando suas compras e com elementos visuais que ajudem na contação de histórias sobre a sua marca. Com isso, fica mais fácil gerar conexão e melhorar o desempenho da empresa.

4. Aposte em elementos visuais interativos

Existem diversos elementos interativos que podem auxiliar na estratégia do Visual Storytelling. Por exemplo, desenvolver infográficos com um passo a passo que ajude o seu consumidor a resolver algum problema é uma alternativa interessante.

Além disso, é possível fazer enquetes, gráficos e utilizar outros elementos visuais interativos que auxiliam no engajamento e na melhora do relacionamento com o cliente da sua empresa. Portanto, vale a pena utilizar tais aspectos na sua estratégia.

5. Escreva primeiro e depois produza

Organizar suas ideias é um passo importante para conseguir produzir elementos visuais que incorporem as características e diferenciais da sua marca. Portanto, colocar o que você pensa no papel é uma ótima maneira de melhorar os resultados no Visual Storytelling.

Pode-se, inclusive, contar com sua equipe criativa para entender quais são os principais elementos que podem ser incorporados na estratégia visual da empresa. Isso vai ajudar a ter visões diferentes que podem gerar ótimos retornos para o seu negócio.

6. Conte com a ajuda de especialistas

Para criar uma estratégia de sucesso, vale a pena contar com a ajuda de especialistas no desenvolvimento de diversas características visuais de seus projetos. Na agência 2dcb, você conta com designers que transformam suas ideias em projetos e conseguem transmitir sua mensagem por meio de uma beleza única.

A 2dcb conta com o design em seu DNA, sendo uma das atividades desenvolvidas com maior excelência e paixão pelo time. Além disso, também há todo suporte necessário para o desenvolvimento de sua estratégia de comunicação, seja online ou offline, incluindo recursos de marketing, mídia social, endomarketing e branding.

Entendeu o que é Visual Storytelling e como ele pode ser aplicado na sua empresa? Por meio desse conceito, você consegue melhorar os resultados, vender mais e encantar os consumidores. Ainda, vale contar com o suporte de uma agência especializada para ter um diferencial ainda maior com relação aos concorrentes.

Quer ter a ajuda de profissionais capacitados para elaborar sua estratégia de Visual Storytelling? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

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