Saiba como implementar o conceito de Content First na sua empresa de forma fácil e rápida.
Coloque o conteúdo em primeiro lugar, alinhado com o design. Com isso, você traz mais visibilidade para seu negócio e aproveita vantagens como otimização de recursos e diminuição do retrabalho.
A sua empresa é content first? A ideia desse conceito é colocar o conteúdo antes do design, pensando primeiro na mensagem que precisa ser passada para que a forma seja pensada em um segundo momento do projeto.
Porém, é muito comum que o processo seja feito de forma contrária. Normalmente, o designer monta o site, cria sua paleta de cores e formas e depois “encaixa” o conteúdo. Logo, o resultado é uma experiência sem harmonia e coesão.
Por mais que o design seja crucial, o conteúdo traz contexto, orientações, informações e tudo mais que um usuário precisa para interagir. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e entenda como implementar o content first e garantir que conteúdo e design caminhem juntos.
Como implementar o content first na sua empresa?
Faça uma auditoria de conteúdo
O primeiro passo para elaborar a estratégia é fazer uma auditoria de conteúdo. Ou seja, você precisa entender o que a empresa já tem, o que pode ser aproveitado e o que se pretende fazer no futuro.
Assim, é possível criar um mapa de conteúdo, traçando um planejamento do que será feito dentro da estratégia de Inbound Marketing.
A auditoria e o planejamento também ajudam a dizer qual é o valor do seu conteúdo. Seu objetivo é informar? Tirar dúvidas? Entreter? Uma vez que você defina qual necessidade ele atende, pode mais facilmente criar um design alinhado corretamente a esse objetivo.
Crie protótipos de conteúdo
Atualmente, as empresas perceberam que existe um enorme valor em criar protótipos, seja com o conceito do MVP ou do lean.
No caso do conteúdo, o protótipo precisa ser algo real e valioso, mas que pode ser modificado posteriormente sem problemas.
Por exemplo, muitas empresas usam o famoso lorem ipsum. Porém, ele não dá uma medida ideal. Então, faça um rascunho básico do conteúdo e já comece a preparar o design em cima dele.
Não esqueça da tecnologia
Para fazer esse trabalho da melhor forma possível, a tecnologia tem um grande peso.
O Wordpress, por exemplo, permite uma customização mais personalizada, o que significa que você tem mais liberdade com o design.
Além disso, você pode usar ferramentas de testes e prototipação, como o Mural.co. Essa é uma ferramenta de colaboração visual, permitindo que você crie o “esqueleto” do conteúdo e do design em conjunto.
Quais são as premissas do content fist?
As premissas do content first trazem mais visibilidade para o negócio. Para isso, ele obedece certas premissas e traz grandes objetivos como:
- foco em informações valiosas: como o próprio nome indica, o conteúdo é colocado no centro de toda a estratégia, deixando claro o que a empresa quer passar. Não somente isso influencia o design, mas toda equipe;
- molda o design: com esse foco, cada elemento do design passa a ter um objetivo claro e específico. Os elementos visuais são alinhados com os textuais, ao tom de voz e a própriapersonalidade da marca;
- responsividade: quando o conteúdo é pensado primeiro, ele também já é adaptado diretamente para os dispositivos móveis, fazendo com que o design siga a mesma linha;
- otimização de recursos: quando existe uma conexão entre design e conteúdo, é natural o total de refações diminua. Além disso, você ainda otimiza as conversões egasta menos tempo nas atividades de marketing.
Como a 2dcb pode ajudar sua empresa a ser content first?
Para tornar o processo que transforma sua empresa em content first ainda mais fácil, você ainda pode contar com o apoio da Agência 2 Design Comunicação e Branding. Desde 2007 atuamos com design comunicação e Branding, ajudando as empresas a levarem sua voz e seu conteúdo para os clientes, de modo a contar uma história cada vez mais rica.
Quer conhecer mais? Então, entre em contato com a gente e descubra como é fácil tornar sua empresa content first!