Saiba o que é design de interação e como aplicar

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A experiência do usuário é um fator cada vez mais relevante no mercado, pois ela é fundamental para a retenção de clientes. A partir desse conceito, surgiu o design de interação, que pensa na relação entre o usuário e um sistema, tendo como finalidade o fazer compreender a proposta apresentada e captar a sua atenção.

O sucesso de um produto, especialmente no âmbito digital, está relacionado ao quanto o público-alvo consegue interagir com a sua interface e suas funções. Afinal, quando não consegue entendê-lo, a tendência é que busque uma alternativa para atender às suas necessidades.

Por isso, no design de interação procura-se estabelecer uma relação duradoura entre o usuário e o produto. Quer saber como isso acontece? Neste post, vamos abordar o que é e como aplicar esse conceito. Confira!

O que é design de interação?

O design de interação é definido como uma área que pertence ao TI e ao design que se concentra no estudo, planejamento e aplicação de pontos de interatividade em sistemas digitais ou físicos. A sua finalidade é estabelecer e otimizar a relação entre o usuário e o produto.

Além disso, o design de interação possibilita simplificar e tornar intuitivo o contato entre as pessoas e os produtos, permitindo que os usuários utilizem o produto eficientemente e sem complicações. O objetivo é garantir que os usuários passem o máximo de tempo utilizando o produto em vez de gastar tempo e esforço desnecessários tentando entender como ele funciona.

Como funciona?

O uso do design de interação no desenvolvimento de um produto envolve pesquisa, planejamento, design e avaliação. Primeiro, o designer de interação compreende as reais necessidades dos usuários, depois define objetivos, cria conceitos de design, transforma-os em interfaces tangíveis, testa-os e vai refinando-o de acordo com o feedback dos usuários até alcançar a chegar ao produto final.

Para tanto, o design de interação está estruturado em cinco dimensões. Entenda quais são elas.

  1. Palavras

As palavras ocupam um papel muito importante na interação do usuário com o produto, principalmente as que compõem os rótulos de botão. Sendo assim, devem ser simples e claras, comunicando informações de modo preciso e objetivo.

  1. Representações visuais

Com o intuito de complementar as palavras, as representações visuais podem ser utilizadas a partir de tipografia, imagens e ícones que interajam com o usuário.

  1. Objetos físicos ou espaços

Esses elementos correspondem aos dispositivos utilizados pelos usuários para interagir com o produto, como smartphone ou laptop, e os espaços nos quais realizam essa ação.

  1. Tempo

Trata-se de um conceito mais abstrato, que compreende mídias, que são alteradas ao longo do tempo, como som, animação e vídeo. Nessa dimensão, também é avaliada a quantidade de tempo que o usuário gasta utilizando a aplicação, se é possível abandonar a interação e posteriormente retomá-la de onde parou.

  1. Comportamento

A última dimensão se refere ao comportamento dos usuários que realizam operações ao utilizar o produto ou serviço, ou seja, como o operam e reagem a essa interação.

Quais são as melhores práticas para a aplicar o design de interação?

Conforme o Relatório de Desinstalação de Aplicativos 2023, da AppsFlyer, cerca de 49% dos usuários desinstalam aplicativos logo nos primeiros 30 dias de uso. O design de interação ajuda a evitar esse problema.

Para implementar esse conceito, é essencial adotar práticas que otimizem o processo de desenvolvimento do produto e potencializem os seus resultados. Entre as iniciativas recomendadas estão:

  • compreender os usuários;
  • priorizar a usabilidade;
  • fornecer feedbacks claros;
  • manter a consistência;
  • testar e iterar;
  • considerar a acessibilidade;
  • adotar o design responsivo;
  • minimizar a carga cognitiva;
  • realizar testes de usabilidade;
  • aprender com produtos bem-sucedidos.

Com essas práticas, é possível criar interfaces eficazes e intuitivas, proporcionando uma experiência positiva aos usuários.

A partir do design de interação você pode criar experiências significativas e eficientes para os seus usuários em termos de interação com produtos e serviços. Isso porque essa abordagem coloca o usuário no centro do processo de design, desenvolvendo funcionalidades que contemplam as suas demandas e o engajam com a aplicação.

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