As mudanças sociais, culturais e econômicas naturalmente trazem desafios de gestão para qualquer setor. Diante disso, o marketing pode ajudar na gestão, inclusive, do agronegócio. Você sabia? Ele pode auxiliar na maior conversão de vendas, no aumento do reconhecimento das marcas etc.
Isso ocorre porque o marketing é uma ferramenta de comunicação que entende as necessidades e os desejos do consumidor. Isso inclui as razões por trás da escolha de carne em vez de frango, marca X em vez da Y e muito mais.
Essas informações ajudam o empresário rural a entender o que plantar ou criar dentro do agronegócio para ter melhores oportunidades de vendas. Mas os benefícios dessa ferramenta não se limitam a esse ponto. Ela também auxilia na melhor maneira de atender, se comunicar com o público, ter posicionamento digital etc.
Percebeu como o marketing tem muita relação com a gestão do agronegócio? É por essa razão que você deve aprender mais sobre isso para aproveitar o potencial dessa ferramenta. Então, continue a leitura e conheça novas informações sobre o assunto!
Onde as ações de marketing devem ser desenvolvidas no agronegócio?
Para gerenciar as questões relacionadas ao agronegócio, é preciso ter planejamento e organização. O marketing funciona da mesma maneira. Por esse motivo, as suas ações podem ser divididas em três setores diferentes. Conheça mais sobre cada um deles a seguir!
Antes de iniciar os processos produtivos
Trata-se das ações de marketing relacionadas aos produtos e serviços necessários para atuação. É o caso das máquinas agrícolas, fertilizantes, insumos etc. A escolha de cada um desses elementos deve ser alinhada com os interesses dos consumidores, que são estudados pelo marketing.
Por exemplo, o seu público-alvo pode ter ganhado uma maior consciência em relação ao uso de fertilizantes inorgânicos. Então, empresas que insistem nisso podem ter a reputação prejudicada nos ambientes digitais, sofrer boicotes e diminuir as vendas.
Todos esses aspectos são monitorados pelas ações de marketing. Assim, ele contribui para a gestão do agronegócio antes de iniciar os processos produtivos porque é possível entender como satisfazer o público, conforme a aquisição efetuada. Tudo isso também pode ser enfatizado na comunicação de maneira acertada com o auxílio dessa ferramenta.
Dentro das fazendas
No dia a dia do trabalho das fazendas, também é possível melhorar a gestão do agronegócio com o auxílio do marketing. Essa etapa envolve a produção agropecuária para consumidores e demais parceiros, como indústrias e quem tem acesso aos produtos in natura.
Nesse caso, a relação da empresa com o público faz muita diferença para que você se destaque e seja bem-visto no mercado. Então, uma das maneiras do marketing otimizar a gestão no agronegócio é no atendimento ao cliente.
Isto é, ele precisa ser rápido, eficiente, alinhado ao perfil da empresa e do público. Isso porque o consumidor atual, o 5.0, tem um maior nível de exigência. Assim, comunicações genéricas e distantes podem não ser tão acertadas para atrair, fidelizar e tornar os clientes fãs da marca, principalmente no B2C.
Além disso, também é importante que as empresas estejam presentes em diferentes canais de comunicação, conforme a demanda do público. Caso contrário, fica mais difícil chamar a atenção dos consumidores e sanar as dúvidas existentes com rapidez. Nesse sentido, existem estratégias que podem ser adotadas, como uso de chatbots, treinamento da equipe etc.
Após o envio dos produtos finais para o mercado
Nesse caso, as ações de marketing na gestão do agronegócio são voltadas para outras empresas, como Unilever ou Lacta, o chamado B2B. Essa etapa também exige cuidado na relação com o público para garantir a manutenção da cartela de clientes.
Afinal, a concorrência pode oferecer melhores preços e demais benefícios, o que deixa o seu negócio para trás. Além disso, o marketing também é útil para desenvolver um melhor relacionamento e acordo com os consumidores finais. Ademais, a ferramenta ajuda a atrair quem ainda não faz parte do negócio.
Nesse sentido, as ações de marketing dentro da gestão do agronegócio devem direcionar os clientes para um maior entendimento do mercado. Isso inclui treinamentos, projetos educativos, preparação, palestras e demonstrações etc. Tudo isso contribui para que eles entendam as mudanças que podem ter sido implementadas nos produtos ou serviços.
Quais são as tendências de marketing que podem ser aproveitadas no agronegócio?
Conseguiu entender quais são os setores em que as ações de marketing podem ser aplicadas na gestão do agronegócio? Agora é o momento de conhecer as tendências para o setor. Acompanhe!
Mudança no posicionamento de alimentos e produtos
Conforme mencionado, a percepção do público com relação aos produtos e alimentos comercializados pode ter mudado. Citamos o exemplo dos fertilizantes inorgânicos, mas isso serve para os demais elementos envolvidos no agronegócio.
Isso porque, conforme as análises do marketing, as pessoas passaram a focar mais na saúde e qualidade de vida. Isso significa que produtos desse setor popularmente conhecidos por serem prejudiciais podem ser deixados de lado.
Logo, se a sua empresa não preencher essa lacuna, será trocada por quem já se alinhou com as novas tendências. Prova disso foi o maior crescimento no mercado de produtos sem glúten e sem lactose, por exemplo. E, ainda, o aumento de pessoas vegetarianas e veganas, boa parte disso para evitar o maltrato de animais e os impactos no meio ambiente.
Fatores como esses sinalizam que as empresas de agronegócio que não se adaptarem à nova realidade tendem a ter dificuldade nas vendas. Então, é importante ter cuidado quanto à escolha de fertilizantes, defensivos agrícolas, uso de genética etc. Tudo isso demonstra o posicionamento de uma empresa, que pode se desalinhar com o público.
Por exemplo, a nutrição dos alimentos deve promover mais saúde e resistência, de forma equilibrada com os custos. Isso possibilita que a empresa conquiste certificações de responsabilidade social e selos como o local farming ou o fairtrade, além de muitas outros.
Uma das principais razões que explicam a mudança de posicionamento nos consumidores é o índice de obesidade e demais problemas de saúde associados à alimentação inadequada. Assim, controlar a alimentação se torna a melhor alternativa para lidar com essa realidade.
Formação de profissionais de marketing com conhecimento em gestão do agronegócio
Você já reparou que o marketing é fundamental nas estratégias de gestão do agronegócio. Prova disso é a tendência de formação de profissionais com conhecimento em gestão do agronegócio para auxiliar no planejamento de marketing.
Dessa maneira, é possível potencializar as forças do time empresarial e fazer a gestão alinhada com estratégias de vendas, CRM, publicidade, redes sociais etc. Isso é importante para que as empresas consigam lidar com os desafios de mercado, como mudança no comportamento dos consumidores, crise econômica etc., e o maior nível de exigência do público.
Além disso, a ferramenta do marketing possibilita estudos em áreas que a gestão de agronegócio não costuma oferecer. É o caso dos processos de decisão de compra de um consumidor, que envolvem:
- percepção da necessidade ou desejo;
- busca de informações;
- avaliação das alternativas;
- decisão de compras;
- avaliação do pós-compra.
Todas essas etapas exigem uma abordagem diferente do setor de agronegócio. Adotar estratégias errôneas, como antecipar a venda direta quando o cliente continua em busca de informações, pode afastá-lo da conversão.
Outro ponto essencial que demonstra a importância de incluir profissionais de marketing é o estudo do comportamento do consumidor, que mostra as influências de compra. Assim, um indivíduo pode ou não comprar de uma marca. Entre as influências percebidas, podemos citar:
- fatores culturais e sociais;
- classe social;
- papéis e posições sociais;
- família;
- idade e ciclo de vida;
- ocupação;
- estilo de vida;
- situação socioeconômica;
- etc.
Ações de educação do público
Quando se fala da mudança de posicionamento do público, é preciso que isso não ocorra apenas para atender as demandas dos clientes. Também é necessário mudar de postura, conforme as necessidades do mundo, para ajudá-los a evoluir em torno de alguma temática.
Isso mostra que o seu agronegócio tem valores, cultura e missão organizacional. Caso contrário, a impressão causada para o público poderia ser de que a marca se aproveita das mudanças do momento apenas para lucrar.
O mesmo pode ocorrer com empresas que oferecem produtos para a comunidade negra ou LGBT, mas no dia a dia não se preocupam com essas questões. Conseguiu perceber a incoerência? Esses pontos são reparados pelo público.
Então, prefira se mostrar como um negócio que inspira os consumidores à mudança, em vez de esperar que eles cobrem por isso. Afinal, além de tudo, a cobrança da audiência pode surgir na forma de boicotes e feedbacks negativos da marca nos ambientes virtuais e presenciais.
Quando situações assim ocorrem, mesmo que uma empresa mude de postura, as consequências podem se manter no longo prazo. Assim, ela tende a ser constantemente conhecida como a que negligencia questões ambientais e humanitárias, por exemplo. Isso é ainda mais grave com a democratização da internet e das redes sociais.
Investimento em ações educacionais e organizacionais
A mudança de mundo comentada ao longo do artigo exige acompanhamento também do agronegócio. Isso porque as marcas devem fazer um rebranding com base nas transformações, para se manterem relevantes diante da percepção pública.
Diante disso, o investimento em ações educacionais e organizacionais se torna essencial. Isso pode ocorrer com a gestão e o monitoramento das redes sociais, por exemplo. Esse mecanismo permite uma análise aprofundada do que a audiência fala sobre uma marca e, se necessário, um rápido gerenciamento de crise.
Além disso, as ações educacionais e institucionais também podem monitorar o impacto da macropolítica nos veículos de comunicação, como novelas, jornais, streamings etc. Tudo isso pode mostrar o surgimento de tendências de mercado dentro do agronegócio e novas oportunidades de vendas para o setor.
Por exemplo, muitas novelas globais ou até mesmo reality shows, como o BBB, podem ter alta audiência para um público específico. Então, ao monitorar esses resultados, você descobre como o agronegócio pode ser anunciado para os consumidores e, desse modo, elevar as vendas e o reconhecimento da marca.
Storytelling
O storytelling consiste em um formato de comunicação a partir da contação de histórias, que pode incluir imagens, palavras e sons. Esse tipo de estratégia permite o maior envolvimento com o público, que consegue criar uma conexão com a marca.
Para entender melhor como isso funciona, basta analisar os vídeos institucionais que viralizaram nos últimos tempos. Boa parte deles foram construídos com storytelling, que oferece entretenimento para a audiência. Inclusive, muitas das empresas queridas entre o público são conhecidas por essa abordagem.
É o caso da Nike, Coca-Cola, Dove e muitas outras. Uma das principais explicações para o sucesso desse formato é o entretenimento gerado, que foge de uma campanha de venda direta. Isso porque entre as características do consumidor atual existe a vivência de uma rotina cada vez mais agitada.
Diante desse contexto, aprender a contar histórias leves e preferencialmente rápidas sobre a empresa é um forte diferencial. Fazer isso também ajuda a deixar evidente para os consumidores qual é o posicionamento defendido pela empresa, sem necessariamente falar sobre isso de modo direto.
Conscientização dos líderes de opinião
O agronegócio ocupa um espaço fundamental na economia brasileira, já que gera muitos empregos e dinheiro para o país. Diante disso, é importante que as empresas tenham um maior senso crítico das suas responsabilidades e acompanhem as mudanças do mundo.
Fazer isso é útil para trazer mais conscientização dos líderes de opinião, como influenciadores digitais e políticos, bem como dos líderes de segmento produtivo. Tudo isso contribui para criar percepções para o público da imagem corporativa. Como visto, é importante que as mudanças adotadas não sejam superficiais, já que isso estaria desalinhado com as mudanças sociais dos consumidores.
Como foi possível notar ao longo da leitura, a gestão do agronegócio passou por inúmeras mudanças no jeito de visualizar, planejar e administrar o setor. Isso ocorreu especialmente pelos novos desafios e mudanças que surgiram na sociedade. Então, incluir o marketing na gestão do agronegócio é uma maneira de lidar com esses fatores e tirar um melhor proveito da situação.
O nosso post foi útil para você entender mais sobre a relação do marketing na gestão do agronegócio? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro da temática!