Você já pensou em atrair consumidores para a sua página web com menos anúncio dos produtos e mais informações? É dentro dessa lógica que funciona o marketing de conteúdo. A estratégia foca em educar o consumidor para que ele enxergue necessidade que pode melhorar a sua rotina.
Apenas após reconhecer um possível problema e considerar as soluções, ele deve avaliar quais empresas podem oferecer o necessário. Seguir o caminho tradicional, com foco nas vendas e publicidade direta, nem sempre chama a devida atenção.
Porém, não se engane ao acreditar que investir no marketing de conteúdo é um diferencial para se destacar na web. Atualmente, isso é praticamente um requisito que as empresas devem cumprir para atrair e satisfazer os usuários. Tenha em mente que a concorrência nesse espaço é ainda mais elevada. Logo, ignorar as estratégias de otimização pode ser um tiro no pé.
Diante disso, quer aprender mais sobre marketing de conteúdo e saber como definir os objetivos dessa estratégia? Continue conosco e descubra!
O que é marketing de conteúdo?
Antes de falar sobre como definir os objetivos do marketing de conteúdo, é importante explicar a definição do termo. Assim, saiba que ele consiste em uma estratégia que visa engajar os usuários com a produção de conteúdo relevante para o público-alvo.
Isto é, anteriormente, a estratégia de venda e consciência de marca era construída em propagandas de TV. A partir dela, o consumidor poderia decidir qual empresa, produto ou serviço adquirir. Atualmente, com a democratização das redes sociais e acesso a internet a variedade de ofertas ao cliente se ampliou.
Diante disso, foi preciso adaptar a produção de conteúdo para o novo contexto. Isto é, além da maior variedade, o público pode pular anúncios na internet, bloqueá-los etc. Ou seja, ela adquiriu uma postura mais ativa. Juntamente com isso, o consumidor atual, o 5.0, é mais exigente e impaciente.
Logo, o marketing de conteúdo precisa focar na criação de informações direcionadas para o que cada audiência procura. Isso pode ser resolver problemas, esclarecer dúvidas, ensinar algo, entreter etc. Seja como for, se você ignorar esse aspecto, pode não ter segundas chances.
Qual a importância do marketing de conteúdo?
No tópico anterior você percebeu como o marketing de conteúdo foi uma evolução que se adaptou a realidade atual. Afinal, agora o público é mais ativo e tem controle sobre o que consome. Por isso, segundo a Content Trends, 73% das corporações brasileiras utilizam essa estratégia para atrair clientes e 61,8% pretende seguir o mesmo caminho.
Ou seja, a maior parte das empresas do país já despertaram para a necessidade de investir no marketing de conteúdo. Os motivos para isso não são em vão, já que ela pode elevar o tráfego para uma página web, educar o mercado etc. Tudo varia conforme o objetivo de cada marca.
Como definir o objetivo da sua estratégia de marketing de conteúdo?
Após compreender a definição e a importância do marketing de conteúdo, é o momento de montar essa estratégia. Nesse sentido, uma parte essencial é aprender como definir o objetivo dela. Portanto, acompanhe as dicas a seguir!
Estude o mercado
O conteúdo produzido pelas empresas deve se alinhar às necessidades do mercado. Então, o que o seu público-alvo ou persona deseja? Se for descobrir como elevar as vendas do agronegócio, produza dicas que ajudam nesse objetivo. Naturalmente, essa resposta depende do tamanho da empresa e de quem é a audiência do seu público.
Então, é preciso estudar esse cenário para oferecer informações realmente alinhadas à realidade. Afinal, não é difícil encontrar conteúdos, principalmente na internet. Existem informações em diferentes formatos, como posts em blogs, redes sociais, vídeos, podcasts etc.
Todavia, o que não é tão comum é que esses conteúdos disponíveis sejam relevantes para o público em questão. Então, a sua missão é preencher a lacuna de conteúdos valiosos. Desse modo, o SEO do Google pode favorecer a sua plataforma e os usuários têm mais chances de visitar sua página.
Nesse sentido, certifique-se que o estudo do mercado envolve a compreensão das dores do público, seu comportamento etc. Além disso, também vale a pena estudar as palavras-chaves, que sinalizam para os assuntos mais buscados.
Pense nos resultados que deseja obter
Conforme mencionado, o marketing de conteúdo oferece inúmeros benefícios para uma empresa, quando bem estruturado. Para isso, vale a pena conhecer mais sobre os resultados que essa estratégia pode oferecer:
- aumentar o tráfego do seu site: conteúdos bem produzidos e que satisfaçam a procura dos usuários são privilegiados pelo ranqueamento do Google, o que ajuda a elevar o tráfego para o seu site;
- elevar o engajamento com a marca: conteúdos relevantes para o público aumentam a chance de serem compartilhados e engajados, o que potencializa o alcance da publicação;
- gerar brand awareness: a produção de conteúdo ajuda uma marca ficar mais conhecida, o que contribui para que o público consuma dela quando necessário;
- educar o mercado: uma estratégia de conteúdo bem produzida contribui para que a audiência entenda para que serve os produtos e os serviços oferecidos e como eles podem ser úteis;
- gerar e nutrir leads: o oferecimento de conteúdo de qualidade pode servir de troca para o armazenamento de e-mail e outros dados do cliente, para que isso leve a conversão em venda posteriormente.
Defina os KPIs
Cada conteúdo produzido pode ter um objetivo específico. Ao defini-lo, é preciso pensar nos indicadores de desempenho para avaliar os resultados das estratégias e fazer os ajustes necessários. Percebeu como essas métricas são importantes?
Errar na escolha e na mensuração pode comprometer a sua estratégia. Portanto, acompanhe as principais métricas para marketing de conteúdo que podem ser utilizadas para analisar os objetivos:
- tráfego: é preciso saber de onde as suas visitas mais chegam e quais os tipos de conteúdo que mais geram visualizações, o que é útil para implementar melhorias e, se for necessário, realizar ajustes;
- tempo de permanência: a quantidade de tempo que visitantes passam em uma página web indicam quais conteúdos mais envolvem o público e aumenta a probabilidade de se tornarem leads;
- visitantes únicos: o alto número de visitantes únicos em uma página mostram que ela pode gerar conteúdo de qualidade;
- retorno de visitantes: essa métrica informa que o conteúdo produzido estimula o usuário a acompanhar novos e a retornar na página;
- taxa de rejeição: como o próprio nome sugere, a taxa de rejeição sinaliza que os seus conteúdos não agradam o suficiente por algum motivo e pode ser necessário reformulações;
- custo-eficiência: os custos das ações de marketing de conteúdo (como computador, equipamentos, tempo gasto na criação etc.) precisam compensar a eficiência gerada;
- taxas de cliques: o marketing de conteúdo precisa que os visitantes além de acompanhar um conteúdo cliquem no site para conhecer os demais, por isso a métrica da taxa de cliques é fundamental;
- download/formulários preenchidos: fazer downloads e preencher formulários indica que as ações do marketing de conteúdo são eficientes;
- número de seguidores, compartilhamentos e comentários: essas informações indicam o engajamento de uma página web e pode ser um indicativo positivo;
- taxa de conversão de funil: essa métrica ajuda a calcular o volume de usuários que avançam no funil de vendas e se tornam mais próximos de fecharem negócios com a empresa.
Após definir os KPIs, lembre-se que as métricas não podem ser analisadas isoladamente. Afinal, uma métrica avaliada de forma individual pode não representar nenhuma venda ou outro indicativo positivo.
Otimize os motores de buscas
É preciso que as estratégias de marketing de conteúdo sejam desenvolvidas com base nos motores de buscas, como o SEO. Fazer isso possibilita que o seu texto receba uma melhor classificação do Google e eleva as chances de visualização dos usuários.
Afinal, o Google é o maior buscador da internet. Essa autoridade foi construída por ele ser capaz de satisfazer as intenções de pesquisas do público. Logo, para que ele mantenha isso é necessário ter rigidez ao analisar os conteúdos publicados nessa plataforma.
Isto é, são priorizados no ranking os que têm um melhor desempenho no SEO e podem satisfazer o público. Por outro lado, quem ignorar o conjunto de técnicas e estratégias necessárias tende a ser ‘’punido’’ pelos robôs do Google com uma menor visibilidade.
Então, é preciso que os profissionais de marketing se atentem ao conjunto de técnicas que precisam ser consideradas no marketing de conteúdo. Por exemplo, utilize palavras-chaves ao longo do texto organicamente. Faça isso também na descrição das imagens, no título, na meta-descrição, URL etc. Tudo isso contribui para a indexação do conteúdo e otimização.
Escolha os formatos a serem produzidos
A escolha do formato dos conteúdos também é um passo essencial na estratégia do marketing. Isso porque alguns podem gerar mais engajamento para a persona do que outros. Afinal, a ideia principal é fazer com que o conteúdo seja acompanhado pelo seu público-alvo.
Nesse sentido, saiba que existem possibilidades de formato praticamente ilimitadas. É o caso de textos, vídeos, podcasts, infográficos, quizzes etc. Como dito, a melhor decisão deve considerar os interesses da sua audiência. E ainda, é preciso garantir que ela sane as dúvidas enfrentadas na jornada de compra.
Alinhamento com o funil de vendas
Outro ponto fundamental para definir o objetivo da estratégia de marketing de conteúdo é pensar no alinhamento com o funil de vendas. Isto é, cada conteúdo precisa ser produzido com base na etapa do funil de vendas para que elas sejam efetivadas com sucesso.
Por exemplo, o topo do funil é a etapa de atração, em que o público aprende e descobre soluções para suas dores. Por esse motivo, é comum que ela atraia um maior volume de visitas do que as demais. Isso porque nem sempre o conteúdo inicial foi atrativo o suficiente para que o usuário avance no funil de vendas.
De toda maneira, se o usuário for atraído pelo seu conteúdo, ele pode avançar e chegar ao meio do funil. Nesse estágio, a audiência já percebeu que tem uma necessidade que precisa ser sanada. O momento agora é de descobrir como essas questões podem ser solucionadas.
Sendo assim, é preciso que a empresa foque em conteúdos que mostrem a resolução de problemas do que os atrativos, indicados para o estágio inicial. Feito isso, o usuário parte para o fundo do funil de vendas. Nesse caso, o ponto principal é tomar a decisão quanto à solução escolhida.
Por essa razão, é importante mostrar que a empresa em questão tem autoridade e confiança o suficiente para oferecer o que o cliente busca. Uma das maneiras de evidenciar isso é ao utilizar depoimento do público como case de sucesso. E ainda, vale a pena propor testes de produtos, ofertas especiais etc.
Como executar as estratégias de marketing de conteúdo?
Tirou suas principais dúvidas quando a definição do objetivo da estratégia de marketing de conteúdo? Agora é o momento de aprender como colocar isso em prática. Então, saiba o que considerar nesse processo!
- escaneabilidade: textos precisam ser escaneáveis para facilitar a leitura e torná-lo atrativa na primeira olhada;
- revisão: textos com erros ortográficos e outros problemas podem diminuir a autoridade e a satisfação do usuário, logo, a revisão é fundamental;
- escolha de palavras-chaves: é preciso otimizar os conteúdos também com base nas keywords, para favorecer a experiência do usuário e favorecer o SEO;
- tamanho e formato do conteúdo: essas escolhas dependem do perfil de cada empresa, o importante é focar em evitar textos desnecessariamente longos ou curtos demais e cujo formato seja muito desalinhado com os interesses da sua audiência.
Então, conseguiu entender mais sobre o marketing de conteúdo e como definir os objetivos para formular essa estratégia? Ao fazer isso, não deixe de acompanhar as métricas para entender o desempenho de cada uma e se preciso, fazer ajustes. Elas envolvem a taxa de rejeição, taxa de cliques, engajamento da página, tráfego, visitantes únicos, tempo de permanência, taxa de conversão de funil, download etc.
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