Investir em uma campanha de branding corresponde a utilizar um conjunto de abordagens para moldar uma percepção positiva do mercado (clientes, funcionários e concorrentes) a respeito da sua empresa. Nesse sentido, é importante saber que esse tipo de resultado demora para ser obtido.
As frequentes transformações nos hábitos de consumo da sociedade fazem com que as marcas interessadas precisem analisar cada etapa com bastante cuidado. Uma abordagem estratégica precisa ir além do esperado para ser vista como um diferencial.
Neste artigo, você aprenderá como criar um branding memorável. Confira as dicas e informações a seguir.
O que é uma campanha de branding?
É uma prática de marketing que torna as mercadorias ou serviços oferecidos pela sua empresa conhecidos e desejados, estabelecendo uma reputação positiva na mente do seu público. O objetivo da campanha de branding é construir uma marca sólida com domínio sobre aquilo que é oferecido. Isso é fundamental para reagir com rapidez e conhecimento de causa para contornos possíveis crises.
No passado era suficiente as companhias desenvolverem identidades nomes e visuais marcantes, mas atualmente os clientes exigem mais que um design de marca consistente. Eles esperam que as empresas ofereçam uma jornada comercial agradável em:
- ambientes digitais;
- pontos de venda;
- lançamento de produtos;
- publicidades e propagandas.
E essa abordagem também inclui as experiências internas vivenciadas pelos colaboradores, a fim de transparecer como uma marca empregadora com boa reputação no mercado profissional.
Para que isso seja possível, é preciso manter a consistência do planejamento, das ações e das apresentações perante o mercado e o público.
Por que é necessário investir nessa estratégia?
Existem alguns benefícios que comprovam a importância de investir em campanhas de branding para o seu negócio. Conheça os mais evidentes:
- visão holística sobre o negócio: empresas que priorizam o branding têm uma perspectiva global em relação às suas atividades, o que permite criar estratégias coerentes de ponta a ponta. Isso aumenta as chances de entregar uma experiência integrada para todos os envolvidos;
- credibilidade mercadológica: ao transparecer a identidade e o propósito da empresa é possível conquistar a confiança do público. Dessa forma, clientes, fornecedores e parceiros direcionam tempo e dinheiro na sua marca;
- engajamento para os colaboradores: ao ter os objetivos da marca claros e definidos, seus funcionários compreendem melhor o diferencial do seu empreendimento. A equipe sabe pelo que deve lutar e em quais direções precisam seguir. Como resultado, a retenção e a atração de talentos será uma consequência extremamente valiosa.
Como utilizar o branding para promover sua marca?
A campanha de branding precisa ser devidamente gerenciada para garantir o sucesso mercadológico esperado. Confira algumas dicas.
Considere atributos e benefícios
O primeiro passo é compreender todas as características e diferenciais dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ter esse domínio permite que você idealize maneiras inteligentes de evidenciar atributos que a concorrência não é capaz de entregar. Assim, você terá como montar boas estratégias de marketing a fim de melhorar a proximidade com cliente e, ao mesmo tempo, elevar a confiabilidade da sua marca.
Escolha o tipo de posicionamento
Há uma grande variedade de posicionamentos que podem ser aderidos, mas é preciso acatar aqueles compatíveis com a essência do seu empreendimento. Para isso, avalie minuciosamente o público-alvo, considerando o que ele deseja e quais são seus hábitos e expectativas. Levantar perfis de pessoas que têm interesse em consumir seus produtos e serviços potencializa a campanha de branding, pois as abordagem tornam-se mais humanas e menos comerciais.
Aprimore o PDV
O ponto de venda é um grande influenciador no momento da compra, principalmente em negócios que atuam tanto no ambiente físico quanto no digital. Para isso, é preciso pensar nos seguintes aspectos:
- a apresentação dos produtos;
- a necessidade de haver promotores da marca;
- o design e a decoração do local;
- o caminho que o cliente percorrerá até concluir a compra.
Se o local for agradável e intuitivo, a probabilidade de fechar vendas, garantir retornos e conseguir indicações espontâneas é muito maior.
Defina a estratégia online
Estamos vivenciando a uma revolução das mídias, evidenciando a importância de marcar presença onde os clientes estão. O universo digital é bastante acessível e democrático, por isso concentra muitas pessoas. Esse ambiente é indispensável para melhorar a visibilidade online da marca.
Nesse sentido, é importante que a empresa esteja junta a seu público a fim de ajudá-lo quando for necessário. Para isso, crie perfis oficiais em redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok etc.) e adote estratégias de marketing para direcionar anúncios e conteúdos de acordo com o perfil do seu nicho. Dessa forma, você se aproxima cada vez mais de seus clientes.
Implemente a comunicação integrada
A comunicação integrada é fundamental para otimizar processos internos e transparecer a essência da empresa para o mercado. É preciso que o objetivo de definir campanhas de branding utilizem linguagem adequada para gerar uma pessoalidade natural nos espectadores. Assim, a companhia tem a chance de falar com as pessoas de maneira clara, objetiva e agradável — transmitindo empatia e senso de necessidade a respeito das soluções (produtos e serviços) oferecidas.
Quais são as melhores métricas para analisar o desempenho da campanha de branding?
Tão relevante quanto montar uma boa campanha de branding é monitorar os resultados obtidos. Assim, você consegue definir otimizações e direcionar melhor as abordagens. Conheça as métricas que devem fazer parte da sua estratégia analítica.
Perspectivas de alcance
Uma boa maneira de saber se o branding está funcionando é descobrir se o alcance da marca cresceu. Para isso, basta acompanhar o número de visitantes no site e no blog, bem como a quantidade de seguidores nas mídias sociais.
Retorno Sobre o Investimento (ROI)
Todas as abordagens comerciais e de marketing precisam trazer um retorno positivo para a empresa. Logo, é importante calcular o ROI. A fórmula não tem segredo: considere todo o lucro angariado durante a implementação da estratégia e subtraia o valor dos investimentos realizados.
Taxas de conversão
A perspectiva de conversão também comprova a eficiência de uma campanha de branding. Nela, você pode analisar a captação de novos consumidores, o total de visitantes inscritos no blog, o número de cliques em determinados anúncios, o total de clientes fidelizados, entre outros parâmetros que julgar relevante.
Engajamento do público
Essa métrica funciona como um termômetro para analisar o funcionamento do branding. Afinal de contas, a interação do público (comentários, curtidas, compartilhamentos e reviews etc.) e a qualidade do relacionamento são condições que precisam ser avaliadas para saber se há uma identidade alinhada na empresa.
Com dicas e informações mencionadas neste conteúdo, você eleva as chances de potencializar a campanha de branding da sua marca. Além disso, é importante contar com o apoio profissional de uma agência de comunicação para tornar suas abordagens mais eficientes e com alto potencial de conversão e fidelização.
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