Como divulgar uma empresa no Instagram? Confira 10 estratégias

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A transformação digital proporcionou muitas mudanças ao estilo de vida dos consumidores modernos, tornando necessário colocar em prática novas estratégias de divulgação que sejam realmente atrativas para o seu perfil de consumidor.

O Instagram, por exemplo, é a rede social mais usada do momento e pode ser um grande aliado nas estratégias de divulgação de uma marca, sabia? Porém, as divulgações de um perfil comercial não devem servir apenas para vender seus produtos e/ou serviços.

A verdade é que as postagens devem ter conteúdos relevantes para seus potenciais clientes se interessarem em seguir o perfil da sua empresa e ter um maior engajamento com ela.

Para ajudar você, trouxemos, neste post, 10 dicas de como divulgar sua empresa no Instagram para aproximar mais pessoas da sua marca. Confira abaixo!

1. Crie uma conta para a empresa

Você deve estar se perguntando o porquê de um tópico tão óbvio como este em um post sobre como divulgar no Instagram, acertei? Pois bem, pode parecer irrelevante, mas muitas empresas que estão entrando no mundo do marketing digital não sabem que existe diferença entre um perfil pessoal e um perfil comercial no Instagram.

Se você faz parte dessa parcela de empresas novas na internet, precisa entender que um perfil comercial passa mais credibilidade para a marca do que um perfil comum usado para publicações do dia a dia, pois isso demonstra muito despreparo e pode afastar potenciais clientes.

Então, aqui vão algumas dicas de como criar um perfil comercial no Instagram:

  • crie uma conta no Instagram. Vá nas configurações da conta e clique em “Mudar para perfil comercial”. Você vai precisar apenas vincular o Facebook da sua empresa a essa conta;
  • use a logo da sua marca na foto de perfil;
  • escreva uma breve descrição da empresa no texto que aparece abaixo da foto de perfil, para que os usuários do Instagram a conheçam e se interessem por ela;
  • adicione o link para seu site no espaço reservado à função “Editar perfil”. Lembre-se de que esse é o único lugar em que um link será “clicável” no Instagram.

Viu como é fácil? Agora, vamos a outras estratégias.

2. Produza conteúdo engajador

Um erro muito comum de perfis comerciais no Instagram acontece quando são postadas apenas fotos de produtos da empresa, deixando os seguidores entediados com a falta de conteúdo interessante.

Por isso, a melhor forma de divulgar o seu negócio nessa rede social é mesclar fotos de produtos com posts que têm conteúdo engajador, ou seja, postar fotos com textos e/ou legendas que levem conteúdos relevantes ao público-alvo, mas que não estejam ligados diretamente à venda de seus produtos.

Por exemplo, uma loja de carros pode aumentar o engajamento de seus seguidores postando conteúdos no Instagram sobre a importância de fazer a manutenção em veículos ou ensinando como escolher o primeiro carro. Além disso, é muito importante que as fotos tenham boa qualidade, pois o Instagram é uma rede social focada no visual. Portanto, deve-se agradar aos seguidores da empresa.

Conteúdos engajadores permitem que seus seguidores realizem o “marketing boca a boca”, já que eles vão querer compartilhar seus posts para mais pessoas.

3. Utilize anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados no Instagram são postagens publicitárias que aparecem no feed de pessoas que não seguem sua página, mas curtem postagens e/ou seguem perfis com conteúdos semelhantes aos seus, tendo objetivos apenas comerciais.

Essas postagens aparecem com a sinalização de que é um anúncio e têm “botões” que levam os usuários a páginas específicas de um site ou loja online. Elas geralmente são usadas para promover novas campanhas da marca ou divulgar material exclusivo, por exemplo.

A criação dos anúncios acontece por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook, e o processo é bem intuitivo: você escolhe a forma de pagamento (cartão de crédito ou boleto bancário) e cadastra seu perfil do Instagram. Após isso, é só seguir os passos indicados na ferramenta.

4. Aumente seu alcance com hashtags

As famosas #hashtags podem se tornar aliadas da divulgação da sua empresa no Instagram, sabia? Elas não são apenas uma moda, pelo contrário, ao usá-las, sua empresa consegue alcançar mais pessoas interessadas em seu conteúdo, produtos e/ou serviços.

Essa estratégia pode ser utilizada para criar a identidade da sua marca e para promover campanhas específicas, desde que as hashtags sejam relevantes e agreguem valor aos posts. Para isso, busque usar hashtags populares que tenham a ver com o universo da empresa.

Uma hashtag muito famosa e que pode ser utilizada por qualquer um é a #tbt, abreviação do termo em inglês Throwback Thursday, que serve para relembrar algum acontecimento marcante. Em sua empresa, ela pode ser usada para, por exemplo, mostrar algum evento em que vocês estiveram presentes ou algo legal do dia a dia da organização que aconteceu há algum tempo.

5. Anuncie sua empresa nos stories

Os stories do Instagram aparecem no topo da rede social e podem ser vistos assim que os usuários entram no aplicativo, sendo um espaço em que é possível postar fotos e vídeos de até quinze segundos que ficam no ar por apenas 24 horas.

Todos os conteúdos que a empresa for postando formam uma linha do tempo de histórias, sendo que eles não precisam ser de alta qualidade, como em um post comum. Nessa ferramenta, existem algumas funções que permitem uma maior interação com o público, como a caixa de perguntas e as enquetes.

Assim como os posts patrocinados, é possível criar anúncios em forma de stories, alcançando ainda mais clientes em potencial. Para isso, também é utilizado o Gerenciador de Negócios do Facebook, que tem um processo bem simples para criar anúncios em forma de stories. Basta seguir o tutorial disponibilizado pela própria rede social.

6. Faça parcerias para alcançar mais pessoas

Fechar parcerias com outras organizações ou influenciadores digitais é uma importante estratégia para estabelecer relações em que os dois lados saem beneficiados.

Entre os principais motivos para formar uma parceria estão as necessidades que a empresa precisa satisfazer. Por isso, é necessário procurar parceiros que possam suprir essas necessidades e desejos e que tenham a missão, os valores e os objetivos semelhantes aos da sua empresa.

É importante saber que eles não precisam ser do mesmo ramo que o seu negócio, o importante é que os benefícios gerados pela parceria sejam mútuos.

7. Monitore e analise os resultados

Monitorar e analisar resultados é a melhor forma de saber quais ações estão dando certo e o que precisa de ajustes para melhoria. Contudo, antes de seguir esse passo, é preciso definir quais as estratégias a serem usadas para saber exatamente as métricas que serão analisadas.

Métricas são dados quantitativos e qualitativos que interpretamos para obter conclusões a respeito de um posicionamento. Número de seguidores, visualizações de perfil, alcance e impressões são algumas das métricas que traduzem informações sobre o acesso e o interesse nos posts e no perfil.

Já com dados de características de audiência, como idade, gênero e localização do público, é possível traçar quem é o perfil consumidor e direcionar as estratégias de forma a atingir essa persona de forma mais assertiva.

Engajamento é extremamente importante, pois o algoritmo do Instagram entende que, se as pessoas comentam um post, o perfil é relevante e merece ter um melhor posicionamento.

Todas essas informações podem ser usadas para direcionar a melhor forma de divulgar a empresa no Instagram.

8. Adéque a comunicação visual

Identidade visual vai muito além da logo. Toda comunicação da empresa deve estar alinhada com todos os aspectos que a marca comunica. 

Você já notou que certas empresas podem ser identificadas em um anúncio mesmo sem conter um texto explicativo ou a própria logo presente na comunicação? Cores, tom da fala, linguagem, formas e imagens são formas indiretas que, com bastante exposição e repetição, são fixadas na mente das pessoas e mostram a identidade da marca constantemente.

Exemplos dessa comunicação visual bem trabalhada são a presença de tons roxos na página de Instagram do Nubank ou os tons de azul e laranja na página do banco Itaú. As fotografias e imagens também ajudam o público a se conectar com a marca ao se sentirem representados. Todo elemento visual é importante.

9. Mantenha a frequência de postagens

A frequência no Instagram é imprescindível para divulgar uma empresa. No meio de tanta concorrência, ter uma presença constante no feed do seu público é essencial para crescer sua marca. 

Além de divulgar o conteúdo, manter a frequência de postagens ajuda a sua persona a gravar na mente que a sua empresa tem a solução de que ela precisa.

Contudo, antes de começar as postagens, elabore um calendário para fazer o planejamento editorial das publicações. Use as métricas para identificar os horários e dias em que há maior resposta e engajamento dos usuários e tome nota dos melhores momentos para as postagens. Mantenha a frequência para não perder oportunidades.

10. Explore todas as ferramentas

Não é somente de postagens no feed que o Instagram vive. Existem outras ferramentas que contribuem para o engajamento e o ranqueamento do perfil. Recursos como stories interativos, Reels e IG TV ajudam muito a manter o usuário dentro da página. 

No caso dos reels, que são posts em formato de vídeo, saiba que eles são vitais para a conta, já que o Instagram definiu que conteúdos em vídeo seriam o foco da plataforma.

Para a venda de produtos, o Instagram ainda oferece uma opção de e-commerce que facilita e muito a exposição dos itens. Em conjunto com as postagens no feed, é possível anexar preços em cima das imagens, recurso que simplifica bastante as vendas.

Fique sempre atento à plataforma, pois de tempos em tempos modificações vêm para enriquecer e melhorar a experiência do usuário. Usar todas as ferramentas a seu favor é a melhor estratégia para divulgar uma empresa no Instagram.

Como vimos, divulgar uma empresa no Instagram, a rede social mais usada do momento, pode ser muito fácil, não é mesmo? Além da opção de anúncios pagos, existem estratégias de marketing para usar em seu perfil que aumentam o engajamento com o público e, consequentemente, o marketing “boca a boca”.

Saiba que é importante acompanhar os resultados obtidos a partir das ferramentas que o Instagram oferece. Ainda, mantenha a conta atualizada e fique sempre atento a novos recursos da plataforma. 

Cuidar de toda a parte do marketing é bastante trabalhoso. Por isso, vale ressaltar também a importância de contar com um profissional que seja especialista no assunto, o auxilie na produção dos anúncios e garanta os melhores resultados.

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