7 maneiras de agregar mais valor ao seu produto ou serviço

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Como se diferenciar em um mercado competitivo, muitas vezes saturado, com produtos e serviços se tornando commodities e, ainda, somado ao fato de os consumidores estarem cada vez mais informados e exigentes? Esse é um dos grandes desafios das organizações contemporâneas, e um caminho seguro para o sucesso é agregar valor ao produto e ao serviço prestado. 

É comum alguns empresários deixarem em segundo plano os investimentos em melhorias no produto ou o aperfeiçoamento do padrão de serviço, em função de contenção de despesas. Mas saiba que agregar valor ao produto aproxima sua marca dos consumidores e tem papel importantíssimo nos processos de recompra —consequentemente, mais lucratividade

Certamente, para dar esse passo e investir recursos financeiros, a empresa precisa estar muito segura. É por isso que selecionamos 7 maneiras estratégicas de agregar valor ao produto e ao serviço, com o olhar voltado ao crescimento das vendas e à precificação justa e competitiva. Acompanhe! 

1. Faça um check-up do seu produto e identifique o que pode ser melhorado

Sabemos que, antes de lançar o produto no mercado, sua empresa realizou diversas pesquisas, testes e buscou as informações necessárias para a criação e execução de todo o projeto. Mas você já colheu os resultados pós-lançamento? Já entendeu como seus clientes perceberam o produto e como estão interagindo com ele?

Essa análise é vital para que os seus produtos e serviços sejam sempre bem vistos e requisitados pelos consumidores. O grande aliado nessa missão é o feedback dos clientes. Nunca despreze as opiniões, os elogios e as reclamações de quem compra e consome o que você vende. É exatamente daí que saem os melhores insights e o conhecimento do que é possível e necessário melhorar. 

2. Ofereça produtos e serviços relacionados 

Se você tem outras opções de produtos ou serviços que podem potencializar a qualidade de outro item, mostre isso ao consumidor. Evidencie as demais possibilidades que sua marca oferece, para agregar valor ao produto e ele alcançar resultados ainda mais satisfatórios. 

Fica o alerta para condutas irregulares, como a venda casada: não é essa a ideia. O objetivo não é impor uma aquisição e sim mostrar opções de como o consumidor pode ter acesso a mais benefícios. Feita de maneira honesta e com o intuito de informar e assessorar o cliente, é uma boa alternativa. 

3. Mostre os benefícios do produto e não somente as características

Esse é o momento de falar sobre o que o produto soluciona e leva de bom para o consumidor. De forma simples: por que razões esse produto merece ser escolhido e uma pessoa deve investir seu dinheiro nessa compra. 

Aquelas descrições técnicas, com características funcionais, são necessárias, mas definitivamente conectam com o lado emocional das pessoas, e não as engajam na proposta de sua marca. 

4. Invista na boa comunicação e no relacionamento com o cliente

Isso é tão importante quanto ter disponível um grande arsenal tecnológico e um largo orçamento. A partir da comunicação, vem o entendimento completo da sua persona, de quem vai estar em contato com seu produto. E somente por meio dessa aproximação é que você se torna capaz de montar a estratégia mais forte e lucrativa. 

Powered by Rock Convert

O relacionamento bem administrado e que funciona como parceria é a semente da fidelização e da criação de uma imagem positiva no ideário do público — inclusive para desenvolver um produto e, até mesmo, para saber o que é valor para o seu cliente: uma base de informações fortemente qualificada. 

5. Conte com um canal de suporte para o cliente 

A imagem que o cliente tem de sua empresa ou de seu serviço está em profunda sintonia com a percepção do produto. Pense em você como consumidor: sabe aquela marca que você não confia ou pela qual não tem simpatia alguma? Então, como é seu nível de receptividade aos produtos dela? 

São linhas diferentes, que se cruzam no ponto chamado experiência do cliente, e é nisso que suas estratégias devem amparar-se. O suporte ao cliente, quando ele precisar, no canal que ele costuma usar e com o real interesse em resolver um problema, é um fator decisivo na hora de agregar valor ao produto. 

6. Ofereça degustações ao cliente 

Experiências gratificantes são a menina dos olhos do consumidor atual. O que uma empresa proporciona ao cliente, o que ele conquista no campo do intangível e as sensações que a marca lhe desperta exercem forte influência na imagem que ele faz da empresa, na reputação da marca e no movimento do caixa. 

Assim, planeje-se para oferecer oportunidades de contato entre o cliente e o seu produto. Deixe-o experimentar e conhecer de perto os atributos e os benefícios. É uma maneira de difundir o produto, ganhar a confiança dele e comprovar o comprometimento de sua marca e em entregar ao consumidor sempre a melhor solução para a sua demanda. 

Essas experimentações podem ser feitas por meio de:

  • amostras;
  • brindes;
  • degustações;
  • visitas;
  • materiais educativos;
  • prévias de apresentações e outros. 

7. Inove e tenha diferenciais 

Se você for mais do mesmo, oferecer o que todos os concorrentes oferecem, e não apresentar o conhecido “algo a mais” que os clientes em geral querem, precisará contar com a sorte. E você não arriscará o faturamento e o futuro do seu negócio, não é? A solução é: encontre seu diferencial! 

Encontre ou desenvolva uma qualidade específica, um atributo que automaticamente faça o cliente se lembrar de sua marca. Para isso, solte as amarras e beba na fonte da inovação. Fique por dentro das tendências e jamais seja incoerente com a essência da sua marca. 

Os desafios são grandes, mas, com planejamento e estratégia, você logo colherá os frutos de agregar valor ao produto, de investir em um relacionamento duradouro com seu cliente e de acompanhar a evolução do mercado. 

Como você pode ver, na hora de agregar valor ao produto e aos serviços, a pesquisa é o primeiro passo para o levantamento de informações relevantes do mercado, da economia, dos clientes e, também, da concorrência. Portanto, siga adquirindo conhecimento na área e aprenda como fazer uma pesquisa de mercado e de marketing da concorrência.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

11 thoughts on “7 maneiras de agregar mais valor ao seu produto ou serviço

  1. Excellent post. I was checking continuously this weblog and I’m impressed!
    Extremely helpful info specially the last phase 🙂 I take care of such information much.
    I was seeking this particular info for a long time.
    Thank you and best of luck.

  2. I seriously love your website.. Great colors & theme. Did you make
    this site yourself? Please reply back as I’m attempting to
    create my very own blog and want to know where you got this from or just what the
    theme is called. Cheers!

  3. Thanks for a marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you might be a great author.
    I will be sure to bookmark your blog and will
    often come back later on. I want to encourage you continue your great
    posts, have a nice holiday weekend!

  4. Pretty nice post. I ϳust stumbled սpon your weblog and wished to say tһat I’ve trulү
    enjoyed browsing уⲟur blog posts. Іn any case I will be subscribjng to уour rsss feed аnd Ӏ
    hope yⲟu write aցain soon!

    my webb site; ForteKupon

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site