Entenda neste guia completo do que se trata o tráfego pago e descubra passo a passo sobre essa modalidade de tráfego digital.
Quando se fala em garantir presença nos meios digitais, como redes sociais e blogs, boa parte das marcas enxerga como um dos maiores benefícios a possibilidade de usar esses espaços de forma orgânica, diferentemente dos canais tradicionais. Porém, ainda assim, investir no tráfego pago continua sendo uma estratégia indispensável.
Isso porque, com a possibilidade de divulgação e relacionamento com o cliente de forma orgânica, você lida com uma enorme concorrência, o que dificilmente deixará de aproveitá-los. Enquanto isso, ao investir no tráfego pago, em que as postagens nas redes sociais podem ser patrocinadas, uma marca eleva a visibilidade e recebe vantagem competitiva — desde que a estratégia seja bem construída.
Conseguiu entender do que se trata o tráfego pago e quais são seus benefícios? Então, continue a leitura e saiba mais!
O que é tráfego pago?
Como o próprio nome sugere, existe um investimento financeiro direto para aumentar a visualização dos usuários na sua página e, consequentemente, as visitas. Isso ocorre pelo patrocínio de postagens, que aumentam as chances de você ter um bom posicionamento nas redes sociais, e em sites com as palavras-chaves específicas escolhidas — quando houver cliques por meio do anúncio, o pagamento é realizado.
Simples e mágico garantir aumentar a presença digital, não é? Isso está longe de ser verdade. Por mais que essa seja uma maneira de trazer resultados em uma maior velocidade, somente pagar para aumentar a visibilidade não é suficiente no aumento de vendas. Afinal, pouco adianta seu site ter milhões de visitas, mas não atrair os visitantes para a compra.
Como funciona o tráfego pago?
Os anúncios podem ser criados de algumas formas. Conheça as principais delas, a seguir.
Google AdWords
Conforme mencionado, existe a possibilidade de selecionar palavras-chaves específicas que, com base em pesquisas, mostram que o seu público-alvo pode se interessar por elas. Assim, é possível fazer com que o seu site e anúncio tenha privilégio nas posições de pesquisas do Google e em sites parceiros. À medida que as pessoas clicam nesse anúncio, você precisa pagar um valor. Se não ocorrerem cliques, não há gastos financeiros.
Para tornar a estratégia mais eficaz, o Google AdWords permite que sejam realizados testes A/B para os CTAs, textos e chamadas, para que você descubra qual torna o anúncio mais atrativo e o que resulta em um melhor desempenho para o seu site.
Se passou pela sua cabeça que basta preencher esses critérios e oferecer um alto lance no anúncio, que ocorre por meio de um leilão entre as páginas, para garantir o primeiro lugar na busca do Google — de acordo com pesquisas da Advanced Web Ranking, essa posição privilegiada recebe 34% dos clientes e o segundo lugar 12% —, saiba que ainda é necessário mais.
Para ser considerado relevante pela plataforma e conseguir aparecer nas primeiras posições do Google é preciso ter uma produção de conteúdo de qualidade e original, com publicações frequentes e de relevância, com uma otimização de imagens e muitos outros fatores.
Outra vantagem oferecida pelo Google Adwords é segmentar o público para quem o anúncio deve ser exibido, como dispositivos móveis e desktop e diferentes localidades. Isso permite a criação de mensagens personalizadas, de acordo com o perfil de cada um, aumentando as chances de engajamento.
Facebook Ads
Falando em segmentação — que contribui para a criação de anúncios direcionados de acordo com os gostos, necessidades e expectativas de cada usuário —, o Facebook Ads permite que isso seja feito de forma ainda maior. Ele leva em consideração sexo, idade, localidade, status de relacionamento, interesses pessoais, profissão etc. Assim, quanto mais bem definido for seu público, maiores são as chance desse tráfego pago ser bem-sucedido.
O pagamento para o Facebook Ads envolve a quantidade de cliques ou visualizações, tudo depende da estratégia pensada pela sua marca, e os anúncios envolvem vídeos, fotos e textos, que ainda podem ser direcionados para um site. Dentro dessa estratégia de anúncio a empresa ainda pode ter duas escolhas:
- história patrocinada – são os anúncios exibidos para quem já conhece e curte sua página no Facebook e mostra as interações que eles realizam com a postagem patrocinada, como votos em enquetes ou compartilhamentos;
- post promovido – ocorre quando uma postagem já existente é impulsionada para que ela ganhe mais visibilidade entre quem já curte sua página.
Google AdWorlds x Facebook Ads
Quando se fala em otimizar os resultados de um anúncio, rivalidade nunca é a melhor saída: aproveite o melhor de cada uma das estratégias e, se possível, invista em ambos. Quer dizer, considere que quem faz buscas no Google e que pode encontrar seu anúncio já tem um problema/dor em mente, tornando os usuários desse espaço possivelmente mais maduros para a compra.
Por outro lado, o alto nível de concorrência pela primeira posição nessa plataforma e a limitação de segmentação do Google AdWorlds mostra desvantagens que são supridas pelo Facebook Ads, que oferece alta performance na segmentação e os preços para o anúncio são bem mais baixos.
YouTube Ads
A lista de possibilidades de anúncios ainda não acabou: o YouTube Ads é o anúncio ideal, caso sua intenção seja atrair usuários por meio de conteúdos de vídeo. A partir dele é possível produzir e circular anúncios dentro dos vídeos no YouTube ou como sugestão.
LinkedIn Ads
Este tipo de anúncio é mais efetivo quando se trata de aumentar o tráfego B2B. Assim, a rede social oferece a possibilidade de anúncios na timeline, mensagem na caixa de entrada ou barra lateral — tudo isso pode ser feito por uma segmentação por empresa, título, função, nível etc.
Outros fontes
Além das plataformas mencionadas, existem muitas outras que também investem em anúncios próprios, como o Twitter Ads, Instagram Ads, Bing Ads etc. Lembre-se de que, como cada rede tem um público e utiliza uma linguagem específica na comunicação, é preciso construir anúncios diferentes, respeitando as particularidades de cada uma delas.
Tráfego pago X Tráfego orgânico
Como você pôde perceber, investir no tráfego pago oferece vantagem competitiva e muitos outros diferenciais no seu negócio, desde que ele seja implementado com estratégias eficazes. Porém, isso não significa que as marcas menores e que não podem investir financeiramente ficam de fora do jogo, já que é possível ter um bom rendimento com o tráfego orgânico — a ferramenta gratuita Google Meu Negócio é um exemplo disso.
O que acontece é que, além da rapidez e alcance oferecida pelo tráfego pago, as redes sociais, como Facebook e Instagram, mudam com frequência os algoritmos. Quando os profissionais que trabalham nesses meios entendem, usam técnicas que driblam isso e aumentam o alcance orgânico para que haja o investimento em capital nas plataformas.
Analistas já registraram uma queda de 70% na conversão orgânica por causa das mudanças do Facebook. Ainda assim, algumas marcas já conseguiram resultados satisfatórios de forma orgânica para o e-commerce. É o caso da C&A que, a partir de um conjunto de estratégias, teve um aumento de 340% no tráfego orgânico.
A melhor maneira de escolher qual é o melhor tipo de anúncio para uma estratégia específica é levando em consideração alguns critérios, como:
- recursos disponíveis – mesmo com pouca verba para patrocínios é possível ter bons resultados, desde que os envolvidos no processo construam estratégias sólidas;
- objetivos – se for ter um crescimento contínuo, mesmo com custos de anúncio menores, o tráfego orgânico é mais vantajoso;
- urgências de resultados – considere que o tráfego pago proporciona resultados mais rápidos, enquanto o orgânico tende a levar entre 2 e 3 meses;
- custo-benefício – no orgânico um conteúdo pode continuar gerando resultados mesmo após a publicação, o pago para crescentemente caso a verba acabe.
Tráfego orgânico, por mais que não traga resultados rápidos, ainda precisa ser investido. Para isso, contar com uma equipe especializada no assunto, que estude e conheça as melhores estratégias para obtenção de bons resultados, como a automação de marketing e o SEO local, por exemplo, é indispensável.
Ainda assim, tenha em mente que nesse caso, é preciso de ainda mais dedicação, ações gradativas e constantes. Isso pode ser refletido na criação de marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO, backlinks etc.
Por que investir no tráfego pago?
Como você pôde perceber, optar pelo investimento apenas no tráfego pago ou orgânico não é uma recomendação, já que é possível ter melhores resultados quando as ações são colocadas em práticas em ambas as estruturas de forma conjunta. Assim, acompanhe abaixo como o tráfego pago pode beneficiar uma marca.
Divulgar ações específicas
Especialmente quando a verba de uma marca é limitada, é possível utilizar o tráfego pago apenas para divulgar ações específicas, como uma promoção, lançamento de um produto, material exclusivo e qualquer outra informação esporádica que a equipe de marketing sinta que vale a pena enfatizar. As demais ações podem ocorrer de forma orgânica
Se a empresa conta com verba fixa para esses tipos de anúncios, melhor ainda, pois, as ações da empresa podem ser divulgadas sem precisar de seleção.
Conseguir visibilidade mais rápido
Quem não é visto não é desejado, e no universo digital, considerando que marcas disputam a atenção do consumidor com todo e qualquer conteúdo disponível na internet, conseguir visibilidade mais rapidamente é essencial para o aumento do reconhecimento e do volume de vendas.
Dessa maneira, é possível fazer com que mais pessoas conheçam sua marca, seus produtos/serviços, valores, promoções e o que mais você quiser enfatizar por meio de anúncios. Assim, para transformar esse público e transformá-lo em compradores já é meio caminho andado.
Ampliar a taxa de conversão
Se a estratégia do seu tráfego pago focar no público já maduro para compra, precisando apenas realizar pesquisas específicas para buscar a solução para determinado problema, os anúncios podem atuar como a cereja do bolo que faltava para que ele encontre em você a solução e feche as vendas.
Para isso, é preciso que muito além de depositar dinheiro nos anúncios, definir palavras-chaves e termos específicos para serem patrocinados e entregar o conteúdo certo, na hora certa para o usuário.
Por exemplo, se você oferece soluções de marketing digital e precisa encontrar empresários em busca disso, patrocinar links com a palavra-chave ‘’marketing digital’’, por ser muito ampla. Dificilmente leve a ampliação da taxa de conversão no curto prazo, mesmo que a visibilidade gerada traga interessados para sua página.
Melhora a reputação diante do Google
Conseguir posições privilegiadas na busca de pesquisas do Google é essencial para aumentar as chances da sua página receber mais visitas, e se ela oferecer o que os usuários buscam também contribuir para a maior conversão.
Quando você investe no tráfego pago, junto com outros critérios que o Google avaliará para definir se a sua página é confiável e relevante o suficiente para se manter em posições privilegiadas, você melhora a sua reputação e eleva as chances do recebimento de um maior número de visitas.
Obter resultados imediatos
Por mais que o tráfego orgânico seja relevante e seja incluído nas estratégias digitais, o tempo necessário para que a sua página alcance as primeiras posições no Google sem o tráfego pago tende a ser muito longo, especialmente pela quantidade de concorrentes dispostos a cumprirem o mesmo objetivo que o seu.
Então, ao investir em anúncios pode ser possível se destacar de forma mais imediata, o que é ideal quando a estratégia precisa de resultados urgentes.
Como usar o tráfego pago?
Percebeu a enorme possibilidade de sucesso das marcas quando o tráfego pago é bem utilizado? Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso:
- faça uma lista de leads da sua localidade;
- analise os pontos fortes e fracos dos perfis nas redes sociais;
- monte uma apresentação para os leads;
- apresente sua estratégia de tráfego pago;
- estabeleça uma tabela de valores para tráfego pago.
Esperamos que você tenha tirado suas principais dúvidas sobre o tráfego pago e entendido a importância disso, juntamente ao tráfego orgânico. Ao entender mais sobre o assunto fica mais fácil formular estratégias que otimizem os resultados da sua empresa a partir dos anúncios gerados.
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