O que é Google Meu Negócio e a sua importância para empresas

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O que é Google Meu Negócio e a sua importância para empresas?

Confira como a plataforma pode ajudá-lo a se tornar mais visível para o público-alvo e permitir que os clientes avaliem sua empresa.

Minuto a minuto, milhões de pessoas realizam pesquisas específicas sobre empresas, serviços ou negócios no Google. O Google My Business – GMB é uma ferramenta gratuita para empresas que lhes permite estar visíveis na Internet, de acordo com a região em que se encontram.

Apenas cadastrando sua empresa no Google Meu Negócio com todos os detalhes da mesma, você pode fazer parte das buscas mais bem posicionadas da região. Conheça a seguir o que é, como funciona e quais são as vantagens em registrar sua empresa no GMB.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite aumentar a presença de empresas na web. Por meio do GMB, uma empresa pode aparecer no mecanismo de busca e no Google Maps.

O objetivo deste aplicativo é fornecer maior visibilidade às empresas para que os clientes possam encontrá-las facilmente. A partir de uma única interface de gerenciamento, o GMB reúne várias ferramentas, como Google Places ou Google Maps.

O registro no Google Meu Negócio ajuda os clientes a saberem quais as informações de contato, a localização e os produtos ou serviços que uma empresa oferece.

Com o GMB, as pessoas poderão encontrar você rapidamente. As empresas verificadas listadas no Google têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis ​​pelos usuários.

Por exemplo, quando um cliente pesquisa “Comprar na loja Mobly é seguro”, ele possui o objetivo de verificar a reputação da empresa ao fazer negócios, no entanto, ao realizar a busca na internet por uma das unidades da loja mais perto de sua residência, o cliente pode verificar os depoimentos de demais clientes de forma simples.

Benefícios de sua empresa estar no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio não é apenas gratuito, mas também muito fácil de usar e adequado para empresas e organizações que desejam gerenciar sua presença on-line em vários produtos do Google.

tela de computador mostrando dados em diferentes formatos, representando assim o gerenciamento do Google Meu Negócio
Foto: Benefícios e Métricas do Google Meu Negócio

Presença Digital

Esta ferramenta permite saber como são as pesquisas dos clientes que chegam à sua empresa e de onde vêm. Além disso, fornece dados sobre a quantidade de pessoas que ligam por meio do número que aparece nos resultados da pesquisa.

No Google Meu Negócio, você pode adicionar todas as informações sobre sua empresa: o horário de funcionamento, o site, o número de telefone e a localização (um endereço postal, uma área de serviço ou um marcador de local, dependendo da empresa).

Interação

Com o GMB é possível ler e responder às críticas dos seus clientes, bem como publicar fotos do local ou das atividades que realiza. As empresas que fazem upload de fotos para perfis recebem 42% mais solicitações de usuários que buscam direções no Google Maps e 35% mais cliques em seus sites do que aquelas que não adicionam imagens.

Com os dados obtidos, você pode rastrear e obter estatísticas de seu negócio avaliando cliques, visitas e locais de busca para redirecionar ou continuar suas ações de marketing.

Gestão da informação

Com esta ferramenta será possível gerenciar as informações que os usuários do Google veem quando procuram sua empresa ou os produtos e serviços que você oferece. Quem olha o Google Maps ou o mecanismo de busca pode ver dados relevantes como: horário, endereço e site.

Atraia novos clientes potenciais

Sem dúvida, estar no Google Meu Negócio melhora a presença on-line da sua empresa para que novos clientes possam encontrar você e acessar o site da sua empresa.

Você também pode usar a publicidade baseada em localização com campanhas inteligentes do Google Ads para alcançar um público maior.

Insights

O Insights mostra como os clientes usam o mecanismo de pesquisa e o mapa do Google para encontrar sua empresa e o que fazem quando a encontram.  

Os insights fornecem uma visão privilegiada de como as pessoas descobrem empresas no mecanismo de pesquisa. Esses dados incluem visualizações, pesquisas e ações do Google Ads e resultados orgânicos. Os insights podem ser obtidos individualmente ou em massa.

COMO USAR O GOOGLE MY BUSINESS: COMMUNITY MANAGER

“O Google Meu Negócio não é apenas gratuito, mas também muito fácil de usar e atende a empresas e organizações que desejam gerenciar sua presença online em vários produtos do Google.”

ilustração com dados e métricas representando as estatísticas e Kpis do Google Meu Negócio
Ilustração: Métricas Google Meu Negócio

Métricas

O Google Meu Negócio tem uma seção de Estatísticas e KPI que mostra uma variedade de dados sobre como os usuários usam diferentes formas de pesquisa.

Onde seus clientes em potencial encontram você?

Você pode saber quantos clientes encontraram sua empresa por meio do mecanismo de pesquisa do Google ou do Google Maps. Você também pode ver o número de visitas que um determinado anúncio recebeu por meio de diferentes serviços:

  • Veja na pesquisa. Um cliente encontrou sua empresa por meio da Pesquisa Google. Mostra como “Visualizações de pesquisa” em relatórios em massa.
  • Visualizações no Maps. Um cliente encontrou sua empresa por meio do Google Maps. Mostra como “Visualizações de mapa” em relatórios em massa.
  • Visualizações totais. O total de visualizações da Pesquisa Google e do Google Maps.

Se você deseja ver os detalhes de quantos clientes encontraram sua empresa em um dia e por meio de uma ferramenta específica, selecione a data. Então, à direita do gráfico, você deve clicar nas caixas de seleção para ativar ou desativar os filtros.

Como eles te encontram?

Para ver quantos clientes encontraram sua empresa e como o fizeram, clique no gráfico para ver a porcentagem daqueles que encontraram sua empresa usando estes métodos:

  • Pesquisas diretas. Um cliente pesquisou diretamente o nome ou endereço de sua empresa.
  • Pesquisas de descoberta. Um cliente pesquisou uma categoria, produto ou serviço que você oferece.
  • Pesquisas de marca. Um cliente pesquisou sua marca ou uma marca relacionada ao seu negócio. Esta categoria só aparecerá se o seu anúncio tiver aparecido pelo menos uma vez para uma pesquisa de marca.
  • Total de pesquisas. O número total de pesquisas diretas, de descoberta e de marca.

O gráfico de pesquisa mostra o número de pessoas que pesquisaram sua empresa por nome ou categoria. Ao analisar os dados, lembre-se de que essas pesquisas são calculadas individualmente. Em outras palavras: se um usuário fez uma pesquisa de descoberta e, em seguida, uma pesquisa direta, elas serão contadas como duas pesquisas ou como uma em cada seção.

Ações do usuário

Nesta seção, você encontrará como os clientes se comportam depois de localizar sua listagem no Google. O gráfico que aparece permite que você veja quantos clientes realizaram as seguintes ações ao visualizar sua empresa:

  • Visite seu site. Ele é mostrado como “Ações do site” em relatórios em massa. Lá você pode ver se um cliente decidiu entrar no seu site
  • Solicite direções. Em “Ações de indicação”, você pode ver quantos clientes solicitaram o seu endereço comercial.
  • Chamar. Em “Ações de ligações” é possível saber quantas pessoas decidiram ligar para a sua empresa após localizar o arquivo no Google.
  • Total de ações. O total de ações dos clientes para o site, endereços e telefone.

Para ver quantos clientes concluíram uma ação em um dia específico:

  • Selecione o dia que lhe interessa.
  • Desktop: passe o mouse sobre o dia. / Mobile: toque no dia.
  • À direita do gráfico, clique nas caixas de seleção para ativar e desativar os filtros.

O gráfico de ações mostra o número total de vezes que uma pessoa clicou em ações como “solicitar instruções”. Se um único usuário solicitar direções para uma empresa cerca de 100 vezes por dia, 100 solicitações serão registradas.

Horários e Visitas

Para descobrir os horários de maior movimento e a duração das visitas, o Google usa dados agregados e anônimos de usuários com histórico de localização ativado. Isso permite que você obtenha informações sobre as visitas à sua empresa e o tempo de permanência, entre outros indicadores atualizados.

Fotos

Nesta seção, você verá todas as fotos associadas ao seu arquivo e a frequência com que são visualizadas em comparação com as de empresas semelhantes.

Nos gráficos você pode ver:

  • Visualizações de fotos. Quantas vezes suas fotos foram visualizadas.
  • Quantidade de fotos. Quantas fotos foram enviadas para o arquivo da sua empresa.

No canto superior esquerdo, você pode ajustar o período de tempo para visualizar os dados da última semana, mês ou trimestre. Passar o mouse sobre um dia específico no gráfico exibirá apenas os dados dessa data. Se houver muitas empresas semelhantes à sua na região, serão exibidas linhas nos gráficos comparando os dados de suas fotos com as imagens das outras empresas.

Essas seções têm os seguintes rótulos em relatórios de estatísticas em massa:

  • Total de fotos do proprietário
  • Visualizações de fotos do proprietário
  • Total de fotos do cliente
  • Visualizações de fotos do cliente

Lembre-se de que as visualizações de todas as suas fotos estão representadas aqui. Se o mesmo usuário visualizar várias fotos, várias visualizações serão registradas.

Por que sua empresa é conhecida

Nesta seção de Insights, você encontrará as opiniões dos clientes sobre sua empresa. Embora todas as informações sejam subjetivas, as opiniões são muito valiosas para outros clientes, pois deles podem saber as impressões que os outros tiveram quando estiveram lá.

A menos que algo seja comprovado como falso, excluir essas informações não é recomendado.

O Google Meu Negócio é adequado para todos os tipos de negócios?

Se você tem uma loja física ou uma empresa de serviços local, essa ferramenta é a opção perfeita. O Google Meu Negócio foi desenvolvido para empresas que mantêm contato direto e atenção ao público durante determinados horários.

Não se destina a empresas que operam apenas online ou a propriedades para alugar ou vender. No entanto, existem algumas exceções:

  • ATMs e caixas de correio expresso são permitidos. Se esses locais forem adicionados, eles devem incluir informações de contato para os clientes obterem ajuda.
  • Empreendimentos sazonais, como parques temáticos, são permitidos, desde que sejam colocados sinais durante todo o ano no local.
  • Os escritórios de vendas ou aluguel são elegíveis para verificação.
  • São permitidas casas de entrega de comida. Instalações para cozinhar e preparar alimentos para entrega em domicílio são permitidas como empresas de serviços públicos locais.

As empresas que não podem ser listadas são aquelas que lidam com propriedades para alugar ou vender, como casas de férias ou apartamentos. Nem é permitido transmitir um serviço realizado em um local que não seja de sua propriedade ou que você não esteja autorizado a representar.

A boa notícia é que você pode expandir seus negócios por meio de campanhas inteligentes do Google Ads e anunciar facilmente on-line diretamente da plataforma.

Embora o Google Meu Negócio seja conhecido como uma rede social para empresas, é muito importante que você o veja como uma ferramenta de marketing poderosa.

Através do GMB você pode obter presença e visibilidade no mecanismo de busca e no Google Maps para que clientes em potencial possam encontrá-lo facilmente.

Certifique-se de adicionar hashtags às postagens e compartilhar conteúdo. Graças aos diferentes mecanismos de medição e análise de dados, você poderá otimizar o SEO local e aproveitar ao máximo este instrumento.

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