Entenda o que é buzz marketing e como reforça as outras estratégias

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Há muito tempo as empresas sabem da importância do “boca a boca” e todas querem ser assunto nas rodas de conversas, não é mesmo? O buzz marketing se propõe a fazer justamente isso!

Esse tipo de marketing tem se popularizado, especialmente graças às mídias sociais, que permitem que mensagens sejam amplamente compartilhadas e cheguem a um grande número de pessoas.

Se você deseja que sua marca se torne um dos assuntos mais comentados nas redes, continue lendo e entenda por que o buzz marketing é tão importante, como ele pode auxiliar as outras estratégias de comunicação da empresa e confira como começar a utilizá-lo na prática.

O que é buzz marketing

De maneira resumida, podemos definir buzz marketing como o conjunto de estratégias que tem por objetivo ampliar o alcance de uma mensagem de determinada marca usando pessoas como seu canal. A ideia é gerar um engajamento contagiante no público, o que é feito por meio de ações que incentivem as pessoas a falarem sobre um assunto.

Com o crescimento das redes sociais, o buzz marketing se tornou popular e encontrou espaço onde há conversas acontecendo constantemente e, o principal ponto, elas podem ser compartilhadas e alcançar milhares de pessoas em pouco tempo.

Os esforços do buzz marketing não são voltados apenas para a venda de um produto, mas também para criar condições para que um negócio ganhe notoriedade social. Isso ocorre quando as pessoas são fisgadas e se mantêm entretidas falando proativamente sobre a marca.

Vale dizer que buzz marketing não é o mesmo que marketing viral, embora esses termos tenham suas semelhanças. Enquanto o viral consiste na construção de uma mensagem altamente compartilhável, que tem por objetivo se espalhar o máximo possível e alcançar muitas pessoas, o buzz marketing não deseja apenas atingir pessoas de qualquer maneira, mas sim fazer com que elas conversem sobre a marca.

Qual a sua importância

O comportamento de compra dos consumidores na atualidade é muito diferente do visto há alguns anos, pois o acesso fácil à comunicação e à opinião de outras pessoas estimula a busca por informações confiáveis sobre uma marca ou um produto.

As pessoas hoje estão sempre conectadas e trocando experiências sobre diversos assuntos. Além disso, elas valorizam aquilo que os amigos ou conhecidos dizem a respeito do que estão consumindo, o que influencia na percepção de uma marca e na decisão de compra.

Aliado a isso, existe o fato de que o público, exposto a um bombardeio de mensagens publicitárias, tem escolhido filtrar esse conteúdo e ignorar o que não interessa, especialmente por acreditar que a publicidade muitas vezes não corresponde à realidade.

É nesse contexto que as empresas precisam tentar atingir seus consumidores potenciais, por isso é tão importante criar estratégias que os alcançarão, como no caso do buzz marketing, que utiliza opiniões e experiências fornecidas por terceiros.

O buzz marketing oferece diversos benefícios às empresas, dentre os quais destacamos:

  • grande alcance: as inúmeras conexões que as pessoas têm por meio das redes sociais permitem que uma mensagem se espalhe para milhares ou até milhões no planeta inteiro em poucos segundos;
  • credibilidade: no buzz marketing, as pessoas não depositam sua confiança exatamente na marca, mas no amigo que está a recomendando, o que diminui as barreiras de compra;
  • baixo investimento: só é considerado buzz marketing a atitude que é orgânica, o que quer dizer que as pessoas não são pagas para falarem, mas o fazem espontaneamente.

Como fazer buzz marketing

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que as campanhas de buzz marketing mais eficazes são aquelas direcionadas para pessoas que gostam de ser as primeiras a consumir uma novidade do mercado. Elas também devem ser voltadas para aqueles que costumam compartilhar suas opiniões e experiências em seus canais de comunicação.

Powered by Rock Convert

Ao criar a campanha, é preciso investir tempo, energia e criatividade para criar eventos ou experiências capazes de inspirar as pessoas a compartilharem sua vivência e a espalharem a notícia.

No livro Buzzmarketing, o autor Mark Hughes aponta que existem alguns “gatilhos” capazes de garantir que as pessoas se interessem em discutir sobre determinado assunto. São eles:

  • o tabu;
  • o incomum;
  • o extraordinário;
  • o chocante;
  • o hilário;
  • o segredo.

O objetivo, então, é criar uma campanha de marketing que ative um (ou mais) desses gatilhos, o que fará com que as pessoas falem sobre o assunto nas redes sociais e em qualquer outro lugar.

Isso pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:

  • surpreendendo o cliente, fazendo algo inesperado;
  • apresentando diferencias que os concorrentes não têm, despertando a curiosidade;
  • deixando as pessoas ansiosas sobre o que está por vir;
  • superando as expectativas do consumidor, entregando mais do que o prometido.

Para facilitar o entendimento e mostrar como isso pode ser feito na prática, trazemos, a seguir, 5 dicas de como começar a fazer buzz marketing. Confira.

Construa uma rede

Fazer networking é uma estratégia essencial para o marketing, o que pode ocorrer, por exemplo, por meio da participação em feiras. Nesses locais, é possível distribuir material gráfico, como cartões de visita, e encontrar potenciais clientes e influenciadores.

Inicie um concurso

Hoje em dia é possível fazer isso gratuitamente ou com baixo custo, promovendo a ação nas mídias sociais. Os concursos são formas criativas de engajar o público, fazer com que ele se aproxime do produto e que ainda comente sobre o assunto.

Esteja presente nas redes 

Qualquer que seja seu tipo de público-alvo, é quase certo que ele está presente em alguma rede social — o LinkedIn e o Twitter são os mais indicados para empresas B2B, e o Facebook e o Instagram mais eficazes para B2C.

O primeiro passo é criar uma página da empresa ou grupo, depois compartilhar conteúdo relevante e informações importantes para os seguidores.

Recompense a lealdade

Para que um cliente volte a consumir seus produtos ou serviços, é interessante oferecer uma recompensa, como um brinde ou um desconto, o que também pode ser feito quando ele recomendar a marca para outras pessoas.

Crie parcerias

Existem diversos blogs, com grande número de seguidores leais, que estão dispostos a escreverem sobre suas experiências com produtos recém-lançados. Uma ótima estratégia é fazer uma parceria com esses influenciadores para que eles falem sobre o seu negócio.

Como foi possível ver, o buzz marketing pode promover vários benefícios para a sua empresa e gerar excelentes resultados, tanto no aumento de vendas e lucro quanto no fortalecimento de sua marca.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam melhor essa vertente do marketing capaz de colocar sua empresa “na boca do povo”.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site