Design Responsivo: Saiba a importância dele para a experiência do cliente!
O conceito de design responsivo para sites não é uma novidade, contudo, a sua importância está cada vez maior em virtude da popularização dos dispositivos móveis, como os smartphones e, consequentemente, dos serviços oferecidos pela internet.
Dessa forma, empresas de todos os portes e segmentos buscam se adaptar a esta nova realidade, aumentando sua presença digital e proporcionando uma experiência agradável e satisfatória para os consumidores.
Confira, aqui neste post, como um site com design responsivo é capaz de:
Otimizar a qualidade de navegação do cliente, ao mesmo tempo em que amplia os resultados da empresa.
Boa leitura!
O que é o design responsivo de um site?
Trata-se da estruturação otimizada de plataformas digitais, tais como sites, aplicativos e softwares. Ou seja, é o layout cuja disposição dos elementos e conteúdos de um site se adapta a diferentes formatos de tela.
Assim, o usuário pode acessá-lo de qualquer dispositivo, seja um computador, notebook, tablet ou smartphone, sem que a qualidade das informações e das imagens seja comprometida.
A premissa é que o cliente deve, facilmente, encontrar o que deseja por meio de uma navegação simples e intuitiva, sem perceber qualquer diferença ao acessar o mesmo conteúdo em diferentes dispositivos.
Por que um design responsivo é fundamental para um negócio?
O desenvolvimento dessa nova estruturação de sites tornou-se fundamental a partir do momento em que os dispositivos móveis — principalmente os smartphones — passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, tornando-se, para a maioria, a primeira opção para o acesso à internet.
Esse tipo de estrutura sempre deve convergir para a experiência que o consumidor terá com o conteúdo apresentado. Um site com design responsivo promove um carregamento mais rápido e com menor consumo de dados.
Isso é essencial para que o usuário permaneça por mais tempo na página, focando no conteúdo e percebendo valor na interação com a marca, o que leva a um relacionamento mais favorável. Além disso, a probabilidade de ele retornar para novas visitas é maior.
Para uma empresa, a adoção de um design responsivo significa mais oportunidades de interagir com seu público-alvo e conduzi-lo pelo funil de vendas, consolidando o processo de construção de confiança e estratégia de conversões.
Ao disponibilizar o seu conteúdo em diferentes plataformas, a companhia aumenta o alcance de seu site, uma vez que minimiza os obstáculos técnicos que o visitante possa ter ao navegá-lo.
Quais são as vantagens de ter um site responsivo?
Pelas características atuais do mundo digital, é praticamente obrigatória a construção de um site com estrutura responsiva, pois esse conceito proporciona muitas vantagens para a empresa. Confira, a seguir, quais são elas!
Aumenta a influência no SEO
As plataformas de pesquisas como o Google, por exemplo, favorecem o posicionamento de sites responsivos em pesquisas mobile, o que contribui para aumentar o tráfego orgânico.
Isso significa que, se suas páginas não estiverem adequadas para esses gadgets, provavelmente seu site terá um péssimo ranking, deixando de aparecer para os visitantes quando realizarem uma busca por termos relacionados à sua marca.
Por isso, é muito importante investir em responsividade, contribuindo para a estratégia de SEO. Quando a pesquisa é feita por meio de dispositivos móveis, a preferência dos buscadores é ainda maior.
Diminui a taxa de rejeição
A quantidade de usuários que entra em um site e sai logo em seguida sem realizar qualquer interação é medida pela métrica da taxa de rejeição. Quando essa taxa é muito alta, pode ser que as páginas não apresentem informações úteis ou ofereçam uma experiência ruim para os visitantes.
Um site responsivo, que conta com design agradável e disponibiliza conteúdos de qualidade, tem muito mais chances de os usuários permanecerem nele, interagindo e se informando por mais tempo. Quanto mais o público-alvo permanece em um site, mais ele conhece a marca e, a partir desse contato, surgem mais oportunidades de negócios.
Favorece a experiência do usuário
Um dos principais pilares da experiência do usuário é a usabilidade. Assim, é fundamental desenvolver um site com responsividade que permite que todos os elementos sejam redimensionados automaticamente para qualquer tamanho da tela.
Além disso, páginas inovadoras, esteticamente atrativas e com carregamento rápido, promovem uma experiência realmente de qualidade para o visitante.
Amplia o compartilhamento nas redes sociais
É indiscutível que as redes sociais cresceram de forma avassaladora em popularidade e funcionalidade. Além de fortalecer o branding, elas também são uma forte ferramenta de relacionamento com o público-alvo e de conversão. Desse modo, é vital que toda organização tenha, no mínimo, uma página em uma das mídias existentes.
Um site com design responsivo permite uma interação mais acentuada e diversificada com as redes sociais. É possível que o usuário que tenha gostado muito de um conteúdo compartilhe-o em suas próprias mídias, divulgando e recomendando a sua marca.
Otimiza as vendas
O número de internautas brasileiros que utilizam os smartphones para realizarem compras online vem crescendo substancialmente ao longo dos últimos anos e essa tendência só tende a aumentar.
Portanto, é imprescindível contar com um site responsivo, dando liberdade para o seu público-alvo escolher a forma como prefere fazer as suas compras — por meio de um computador ou um dispositivo móvel. Essa estratégia aumenta as possibilidades de fechamento de pedidos, resultando em mais vendas.
Por que contratar uma empresa especializada?
A melhor forma de garantir o perfeito desenvolvimento de um site responsivo ou mesmo converter um que já exista é a contratação de uma agência especializada no assunto.
Isso porque os desenvolvedores dessas empresas dispõem dos conhecimentos de design e programação necessários e conhecem de maneira aprofundada as principais ferramentas para construir um site otimizado.
São profissionais aptos para elaborar um design simples e intuitivo, capaz de facilitar a navegabilidade dos usuários, aumentando o tráfego e gerando mais vendas, independentemente do dispositivo utilizado.
Enfim, até aqui você pôde perceber o quanto é importante para as empresas se adaptarem a esse novo padrão tecnológico com o objetivo de aumentar de forma significativa os seus resultados. Portanto, adaptar seu site com design responsivo é uma ótima estratégia de crescimento.
Sua empresa já possui um site responsivo?
Agora que você sabe a importância dele para a experiência dos usuários, que tal entrar em contato com a 2 Design e Comunicação e conhecer os nossos serviços?
Um comentário em “Design Responsivo: descubra a sua importância para a Experiência do Cliente + 5 Vantagens”