Conheça 3 tipos de IA e quais as suas vantagens

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Se você acompanha o ramo tecnológico, certamente está por dentro do boom da Inteligência Artificial nos últimos anos. A cada ano, esse mecanismo está mais presente em nosso cotidiano, sendo utilizado tanto nas empresas quanto em demandas pessoais. Nesse sentido, conhecer os tipos de IA é essencial para manter sua marca sempre inovadora e competitiva.

Considerada uma das principais revoluções tecnológicas do momento, a IA é um segmento da Tecnologia da Informação (TI) que elabora soluções que simulam o raciocínio humano. Revolucionária, essa ferramenta é capaz de analisar padrões e tomar decisões de maneira autônoma, além de servir para uma infinidade de demandas, como na educação, na saúde, nas finanças, no entretenimento e na gestão de negócios.

Conheça as principais modalidades de Inteligência Artificial e os benefícios de utilizá-la na sua empresa.

Os principais tipos de IA

Existem 3 modalidades de Inteligência Artificial. Cada uma corresponde a um nível diferente de eficiência. Confira todos os detalhes a seguir.

Artificial Narrow Intelligence (ANI)

É uma categoria de IA mais limitada, que não se adapta às condições de determinado software ou máquina. A sua função é realizar uma única função e dedicar toda a sua complexidade. É como se fosse uma pessoa capacitada que realiza uma única tarefa complexa.

A modalidade ANI realiza ações previamente programadas, estreitando o funcionamento a fim de executar ações completas. Embora pareça uma restrição, também pode ser vista como empenho amplo e integral.

É uma espécie de IA de natureza reativa e com memória limitada. A propósito, todas as outras modalidades contêm funcionalidades ANI. A diferença é que elas são programadas para realizar atividades múltiplas e diversificadas.

Portanto, a ANI é uma inteligência que não reproduz o comportamento humano, apenas simula determinados pensamentos e funções. Nesse sentido, ela é direcionada a objetivos específicos. Alguns exemplos práticos são:

  • assistentes virtuais (Alexa, Cortana, Siri etc.);
  • filtros de spam em e-mails;
  • leitura biométrica;
  • reconhecimento facial;
  • sistemas de veículos autônomos.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

Entre os tipos de IA, a AGI é bastante robusta, como um dispositivo capaz de imitar o pensamento humano e com vasta capacidade de reprodução. Ela é capaz de replicar ações e resolver problemas diversos. Por isso é uma das soluções mais dinâmicas e versáteis da atualidade.

A Inteligência Artificial Geral é capaz de raciocinar e compreender situações sem parecer totalmente robotizada. Dessa forma, para cada situação, as soluções são distintas. Essa possibilidade de se adaptar a diversas condições a faz ter um potencial de resolução muito próximo ao do cérebro humano.

Um dos princípios da AGI é sua base teórica, que evidencia uma capacidade de analisar e identificar diferentes demandas, procedimentos, e até mesmo emoções para poder reagir com eficiência. Esse é um diferencial único quando a comparamos às outras modalidades de IA.

Na prática, a sua capacidade de aprendizagem e de cognição são muito altas. Tais características permitem alinhar o atendimento de uma empresa conforme as necessidades mais comuns dos clientes, por exemplo.

É bastante natural utilizar máquinas ou softwares que replicam comportamentos humanos, pois é muito vantajoso para os negócios. A AGI é um recurso que analisa e compreende pessoas para então lidar com interações e comportamentos de usuários.

Superinteligência Artificial (ASI)

A ASI é a categoria mais poderosa de Inteligência Artificial por ser capaz de se tornar autoconsciente. Logo, em vez de replicar ações humanas, ela vai além — podendo pensar mais rápido e ser mais habilidosa do que nós.

É uma solução em desenvolvimento avançado, mas que necessita de muitas melhorias. É ela que tem motivado o ramo do entretenimento a criar realidades em que os robôs têm autonomia para conviver em sociedade. É evidente que esse cenário não existirá, mas a ideia é que eles possam agir e reagir da mesma maneira como são retratados nos filmes e séries.

O objetivo da Superinteligência Artificial é permitir que essas máquinas sejam capazes de superar as pessoas em absolutamente tudo. Os robôs serão melhores atletas, artistas, cientistas e até médicos.

Em razão dessa possibilidade, existem cuidados no desenvolvimento da ASI. O raciocínio autônomo demanda um estudo meticuloso sobre possíveis resultados que essa tecnologia pode trazer. Em vista disso, o trabalho é gradual, realizado sempre com equilíbrio e seriedade.

As vantagens de contar com a Inteligência Artificial nas empresas

A IA tem sido utilizada para a automação e execução de tarefas de maneira mais eficiente. Por exemplo, conectar-se com colaboradores, interagir com clientes, identificar padrões e solucionar problemas. Assim, é possível gerar inúmeros benefícios para os empreendimentos. Veja abaixo os principais.

Auxilia na tomada de decisões

A Inteligência Artificial simplifica etapas de análise, e isso é essencial para empresas que tomam decisões baseadas em dados. Graças à IA é possível trazer clareza a dados confusos e nebulosos. Se estiver vinculada a uma ferramenta de Big Data, ela pode lidar com um grande volume de informações, facilitando o processo de interpretação e a idealização de estratégias para o negócio.

Aumento da automação

Com a informatização de tarefas analíticas, cognitivas e lógicas, é possível agilizar o tratamento e a integração de dados. O uso da IA complementa funções físicas e burocráticas, tornando o processo mais dinâmico e eficiente, o que elimina a probabilidade de erros e refações.

Otimização de atendimento ao público

Atendimentos instantâneos! O público atual é essencialmente imediatista e busca por respostas rápidas. Para atender essa necessidade, o chatbot, por exemplo, é uma ferramenta de grande utilidade, pois pode ser configurada para solucionar demandas recorrentes e simples — mantendo a satisfação dos usuários que fazem contato.

Além disso, por fazer um retorno imediato e compatível com a mensagem enviada, ajuda a amenizar a perda de consumidores por causa de atendimento demorado ou insatisfatório. Assim, a IA aprimora o suporte ao público — inclusive o pós-venda —, realizando uma comunicação mais ágil, eficiente e personalizada.

Oferece mais escalabilidade

A IA é uma ferramenta que utiliza algoritmos com o objetivo de fornecer informações mais precisas, elevando a probabilidade de sintonia com os perfis dos clientes, bem como a idealização de abordagens comerciais mais eficazes.

A possibilidade de replicar processos também é uma vantagem, pois garante que qualquer demanda possa se tornar escalável. Outro diferencial é a extração instantânea de dados, por meio de uma varredura em busca de informações relevantes para cada cenário.

Como visto, existem três tipos de IA para suprir as demandas operacionais e mercadológicas das empresas. Ao investir em recursos dessa natureza, você garante praticidade, eficiência e segurança na hora de realizar tarefas internas e oferecer produtos e serviços para seu público-alvo. O segredo está em selecionar a tecnologia que mais se adapta às demandas e necessidades do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida a respeito do conteúdo ou deseja compartilhar sua experiência com Inteligência Artificial? Comente abaixo.

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