297544 anuncios em radio e tv ainda valem a pena no seculo 297544 anuncios em radio e tv ainda valem a pena no seculo xxi

Anúncios em rádio e TV ainda valem a pena no século XXI?

7 minutos para ler

Na era digital é praticamente impossível viver sem a internet. Isso inclui as propagandas, comunicações e o relacionamento com o cliente. Por isso, as empresas estão migrando para as plataformas on-linepois pensam que a mídia off-line no marketing vai acabar.  

No entanto, mesmo com as estratégias digitais ganhando força, o marketing em mídia off-line ainda é muito interessante para as empresas e podem auxiliar a impactar os clientes potenciais. Por isso, promover anúncio em rádio ou anunciar na tv são opções que não devem ser descartadas.

Quer descobrir por que ainda vale a pena usar a mídia off-line nas suas estratégias de marketing? Então, continue a leitura!  

Apesar de ser considerada ultrapassada, a comunicação off-line ainda está ativa e deve sim ser considerada nas suas estratégias de marketing, principalmente se aliada às ações de marketing digital! 

Afinal, deve-se aproveitar as oportunidades que o meio off-line oferece, usando as estratégias adequadas, bom planejamento, conteúdos, meios e veículos certos para atingir o seu público-alvo.

Se você quer investir no marketing off-line, veja, a seguir, as vantagens desse investimento. 

Alcance da população  

O rádio e a TV são meios de comunicação muito presentes no nosso dia a dia. A maioria da população tem esses aparelhos em sua residência, nos smartphones, veículos de locomoção, recepções de estabelecimentos, no local de trabalho e nos seus momentos de lazer. 

Isso mostra que eles são meios democráticos e desfrutados pela população sem restrição de idade, sexo, classe social ou local de moradia. Além disso, a audiência desses meios costuma ser muito fiel, mostrando que as empresas podem conquistar muitos clientes por meio deles. 

Segmentação da audiência  

Outra vantagem de anúncios em rádio e anunciar em TV é que a audiência pode ou não ser segmentada. Isso quer dizer que, dependendo da estratégia escolhida, é possível utilizar seus próprios meios para analisar com objetividade o perfil do público de cada hora do programa. 

Com isso, o sucesso é garantido, já que, quando se usa tecnologia para essas análises, o consumo do público aumenta, pois o plano de mídia bem feito aproxima a marca do consumidor. 

Atenção do público  

Uma ação publicitária costuma durar entre 15 e 60 segundos, sendo que as de 30 segundos são as preferidas dos contratantes. Anúncios veiculados em rádio, quando bem produzidos, conseguem prender a atenção e gerar curiosidade do público, envolvendo o ouvinte e ajudando a criar uma imagem mental em relação ao produto ou serviço. 

Dessa forma, é possível promover um anúncio com relevância sem ser importuno e entediante.  

Abrangência e cobertura  

O rádio e a TV são capazes de promover vários benefícios devido à frequência e coberturas altas. Todos os segmentos do mercado conseguem ganhar se aproveitarem a abrangência da mídia off-line nesses meios de comunicação. Os principais pontos são a velocidade em que os consumidores são atingidos e o impacto da comunicação utilizada. 

Um exemplo do impacto que um anúncio gera no dia a dia de quem tem contato com eles é: um anúncio que é transmitido todas as noites durante o intervalo da novela ou do telejornal, em que é possível conferir as principais ofertas dos supermercados para o próximo dia. 

Isso aproveita a necessidade básica do cliente, que irá ao supermercado realizar a compra da semana e lembrar da marca. 

Múltiplas possibilidades  

Fazer um anúncio em rádio ou anunciar em TV pode gerar vendas, conquistar novos clientes ou fazer a marca ficar em sua cabeça, que é um dos objetivos de toda empresa. Tudo depende da forma como a campanha será feita e do tipo de negócio.  

A TV e o rádio ajudam a alcançar os objetivos das empresas, além de contribuírem para que os clientes se interessem por outros produtos da marca. Isso quer dizer que a marca anuncia um produto e os telespectadores buscam conhecer melhor o negócio, as mercadorias e serviços.  

Já as mídias impressas, como jornais e revistas, apesar de não serem utilizados por determinado público, ainda são de credibilidade e têm alta qualidade de conteúdo. Além disso, podem atingir públicos específicos e dão liberdade de criação, com materiais chamativos como o 3D, por exemplo.  

Aposta sólida  

Investir em mídias off-line pode ser considerada uma aposta sólida, já que ela fala com o consumidor na hora certa e com a linguagem adequada e de fácil entendimento. Os pequenos empreendedores costumam pensar que essa alternativa é inviável devido aos custos 

No entanto, o valor depende de fatores como o horário escolhido e a emissora e é preciso ter em mente que existe uma grade de programação que cobre o dia inteiro e boa parte dessa grade cabe no bolso do empresário.  

O mesmo para o rádio, que permite investimentos variados por ter uma programação dinâmica com diversos intervalos, muitas vezes possibilitando um baixo custo.  

Saiba como ter sucesso no meio off-line  

A principal dica para ter sucesso em uma campanha de marketing na mídia off-line é conhecer muito bem o seu público-alvo. Assim, é possível criar as ações publicitárias de forma assertiva, já que as mídias off-line não conseguem ter o mesmo poder de segmentação das mídias on-line. Isso evita que você acabe veiculando um anúncio em um meio de comunicação que não atinja o público desejado. 

Depois disso, é importante saber qual investimento será possível realizar para os anúnciosE, como dito anteriormente, os custos para o marketing off-line não são necessariamente altos e dependem de alguns fatores para ter seu valor elevado. 

Além disso, existem ótimas ações para fazer no meio off-line com um custo-benefício que cabe no bolso de quem não tem muito para investir. Essas ações têm o poder de conversar de maneira mais próxima com o público-alvo.  

Como vimos, promover anúncio em rádio e anunciar na TV podem ser ótimas opções para alcançar certos públicos e alavancar suas vendas. Além disso, não é preciso escolher entre o marketing off-line e on-line, pois é possível alinhar as estratégias de forma que se complementem e cheguem ao resultado desejado.  

Gostou do post? Então, baixe nosso e-book sobre branding e alcance resultados melhores ainda! 

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa
CTA BannerFinal Branding
Posts relacionados

Um comentário em “Anúncios em rádio e TV ainda valem a pena no século XXI?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja todos os Eboos da 2, preparados especialmente para você leitor(a)!

Fechar

Ebooks Gratuitos para você!

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site: