A análise SWOT pode funcionar como uma bússola para orientar as empresas na conquista por melhores resultados.
A análise SWOT é capaz de examinar as circunstâncias do ponto de partida, além das características que ajudam a impulsionar ou configuram um desafio para o negócio. Essa ferramenta de gerenciamento é útil para desenvolver um plano estratégico, produzido para alcançar metas e resolver gargalos enfrentados em uma organização.
O método ainda pode ser vantajoso para companhias que buscam definir os seus objetivos diante da concorrência. Com a leitura, conheça o que é a análise SWOT, quais as suas principais vantagens e o passo a passo de como fazer. Ficou interessado no assunto? Confira!
Saiba o que é a análise SWOT
A análise SWOT é um instrumento usado por organizações e pessoas para definir estratégias diante do cenário em que se encontram e das competências que têm na área em que atuam. O termo é uma abreviação que une quatro palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats.
Em português, a expressão é conhecida como FOFA ou FFOA: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As duas primeiras palavras correspondem a fatores internos, que dizem respeito somente à organização ou ao indivíduo. Já as oportunidades e as ameaças são os aspectos externos ligados à conjuntura em que a empresa ou a pessoa estão incluídas.
Entenda a importância da análise SWOT
Usar a análise SWOT nas suas estratégias de marketing pode ajudar a torná-la mais eficaz, além de oferecer uma visão mais abrangente das oportunidades e desafios que podem ser encontrados no mercado. Explicamos mais razões para usar essa ferramenta na sua empresa, a seguir.
Orientar o direcionamento da empresa
A análise SWOT ajuda a identificar os pontos fortes da empresa que podem ser alavancados para alcançar mais clientes e também as fraquezas que precisam ser mitigadas para não perder consumidores para os concorrentes.
Além disso, ajuda a compreender as oportunidades que podem ser exploradas e as ameaças que devem ser enfrentadas. Essas informações orientam a direção estratégica do plano de marketing.
Ajuda a formular as campanhas de marketing
A partir das informações coletadas, a análise SWOT permite a formulação de estratégias específicas de marketing que serão úteis para alcançar os clientes e aproveitar as oportunidades presentes no mercado que você atua.
Isso inclui estratégias para capitalizar as vantagens competitivas da empresa, superar desafios internos e externos e fazer com que a sua mensagem chegue até os consumidores que estão aptos para comprar.
Melhora o planejamento
Por fim, vale destacar que a análise SWOT fornece uma base para o desenvolvimento de um plano de marketing integrado, que abrange todas as áreas do mix de marketing do seu negócio.
Ou seja, por meio dela, você consegue estruturar ações mais estratégicas sobre produtos, preços, promoções e distribuição. Essa possibilidade ajuda a garantir que todas as decisões de marketing estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do seu negócio.
Veja o passo a passo para fazer a análise SWOT
Para executar essa avaliação, é preciso montar uma espécie de tabela, com duas colunas e duas linhas, em uma folha de papel ou em uma planilha no computador. Na primeira coluna, coloque os pontos positivos, as forças e as oportunidades; na segunda, os negativos, as fraquezas e as ameaças. Veja, a seguir, o que significa cada um desses pontos.
Forças
Para definir as vantagens internas, é indicado examinar qual é a sua posição diante dos concorrentes. Neste tópico, você deve perceber qual a diferença positiva do seu produto ou serviço em relação ao que é fornecido por outras empresas. Também pode analisar o que a sua equipe oferece frente aos competidores e se está qualificada, por exemplo.
Fraquezas
O exame das fraquezas é eficiente para ampliar o entendimento sobre as limitações atuais do seu negócio. Neste ponto, uma característica que pode ser incluída é a falta de gestão financeira ou a desorganização de processos. Também é possível adicionar o tamanho reduzido do seu time ou a falta de capacitação dos colaboradores.
Oportunidades
Procure responder à pergunta: quais os incentivos externos que existem para o desenvolvimento do seu negócio? A sua empresa pode ser beneficiada com condições como aumento da demanda do seu produto ou serviço e por maiores investimentos na sua área de atuação.
Ameaças
Por outro lado, também é importante analisar os empecilhos externos que podem dificultar o crescimento da sua organização. Neste quesito, você pode incluir questões como uma crise econômica que diminui o poder de compra dos clientes. Também pode elencar condições a exemplo da falta de incentivos governamentais para o seu setor.
Confira como aplicar a análise SWOT para marketing na prática
Para aplicar a análise SWOT e elaborar um plano de marketing mais eficiente, você pode realizar perguntas estratégicas e buscar pelas respostas em cada um dos quadrantes do quadro. A seguir, apresentamos exemplos que podem te ajudar. Confira!
Conhecendo as forças
Para preencher o primeiro quadrante da sua análise SWOT, você pode elaborar perguntas que ajudem a identificar os diferenciais do marketing do seu negócio. Pode-se questionar, por exemplo:
- “o que gera credibilidade para minha marca?”;
- “as soluções oferecidas são reconhecidas pelo mercado consumidor como de alta qualidade?”;
- “tenho canais de distribuição eficientes?”.
Identificando fraquezas
Após entender os pontos fortes da empresa, o próximo passo é saber o que sua empresa tem de mais fraco com questões como as que seguem:
- “os preços da empresa são muito mais elevados do que os da concorrência?”;
- “o que pode limitar a procura do público pelas soluções?”.
Descobrindo as oportunidades
Além de conhecer os aspectos em que sua empresa pode melhorar, a análise SWOT também ajuda a encontrar oportunidades. Para isso, você pode fazer questionamentos como:
- “há oportunidades de expansão para explorar novos mercados?”;
- “como fazer com que os consumidores tenham mais procura pelas soluções?”;
- “como o ambiente online pode ajudar a chegar a mais pessoas?”.
Entendendo as ameaças
Por fim, é hora de você compreender quais são as ameaças que podem atrapalhar os planos de marketing da sua empresa, como:
- “os concorrentes têm algum diferencial de marketing?”;
- “como a situação econômica pode afetar minha empresa?”.
Entenda quando fazer a análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser proveitosa quando uma organização ou um indivíduo precisa delimitar o momento presente diante de objetivos futuros.
Nesse ponto, a organização não deve deixar de fazer comparações com os concorrentes e compreender qual é a posição diante das outras empresas que atuam no setor.
A partir desse retrato de fatores internos e externos, será definido um plano de ação com prazos e metas a serem executadas. No caso da identificação de gargalos, a exemplo da ausência de controle financeiro, é possível fazer a estimativa de aperfeiçoamento deste setor.
Descubra quais os riscos de não fazer análise SWOT
Não fazer a análise SWOT pode trazer diversos riscos para as estratégias de marketing da sua empresa. Por exemplo, pode levar a decisões não eficientes, dado que é preciso conhecer aspectos importantes para direcionar os investimentos, entender possibilidades de expansão e outros pontos relevantes.
Além disso, sua empresa pode ficar vulnerável e acabar sendo deixada para trás pela concorrência. Isso tudo sem contar a possibilidade de perder oportunidades que poderiam fazer o negócio ganhar destaque no mercado.
Com base no que foi apresentado, você entendeu de que maneira a análise SWOT pode guiar o alcance de melhores resultados de uma organização. O método permite o aprofundamento das busca por pontos positivos e negativos, a fim de entender o que pode ser mudado para atingir determinados propósitos.
Agora que já compreendeu como fazer uma análise SWOT, compartilhe este conteúdo nas redes sociais agora mesmo e ajude outras pessoas a também alcançarem metas.