Marketing multicanal: como usar para melhorar o engajamento?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A atração de clientes é um dos principais desafios dos negócios, independentemente da sua área de atuação ou tamanho. Nesse sentido, o marketing multicanal é um importante aliado, já que possibilita o uso de múltiplas plataformas de comunicação para atingir o máximo de pessoas.

A divulgação de uma campanha específica ou dos seus produtos convencionais em diferentes canais, e simultaneamente, aumenta as chances de gerar identificação no seu público-alvo e converter vendas. Quer saber mais sobre essa estratégica? Confira, neste post, como melhorar o seu engajamento no marketing multicanal!

O que é marketing multicanal?

O marketing multicanal é definido como uma estratégia que se baseia na veiculação de campanhas em diversos canais, simultaneamente. A sua finalidade é atingir o maior número de consumidores.

Dessa forma, faz com que a campanha de marketing se adapte aos diferentes canais de comunicação utilizados, permitindo transmitir uma visão única para o seu público-alvo.

É importante deixar claro que a ideia não é exatamente atingir todos os canais, até porque isso demandaria um alto investimento. O foco da estratégia é entender quais deles geram um impacto maior nos seus potenciais clientes.

Quais são os seus benefícios?

Quando bem aplicada, a estratégia de marketing multicanal pode fortalecer a sua marca e aumentar no número de vendas. Saiba, a seguir, quais são os principais benefícios proporcionado por esse recurso.

1. Amplia a presença da marca em mais de um canal

A veiculação de sua campanha de marketing em diferentes plataformas de comunicação amplia a presença e visibilidade da marca. Na prática, isso significa que muito mais pessoas serão impactadas pelo seu conteúdo e vão interagir com ele.

2. Eleva a taxa de conversão de leads

Uma vez que a empresa atinge mais pessoas, a sua taxa de conversão também tende a elevar. Nas redes sociais, por exemplo, você pode não só divulgar seus produtos e serviços, mas também disponibilizar o link do seu site. Com isso, os clientes podem ser direcionados e iniciar o processo de compra mais facilmente.

3. Melhora a credibilidade da marca

Ao fornecer informações e conteúdos relevantes em múltiplas plataformas, você também melhora a credibilidade da sua marca, já que demonstra maior profissionalismo.

Isso acontece porque o público consumidor estabelece uma relação de confiança com a empresa, dando preferência para ela sempre que surgir uma necessidade de compra.

Como usar o marketing multicanal para aumentar o seu engajamento e reter clientes?

Não basta apenas começar a divulgar as suas campanhas em todos os canais de comunicação. É preciso que isso seja feito de forma estratégica para que traga os resultados esperados. Acompanhe como colocar o marketing multicanal em prática.

1. Conheça bem o seu público

Em se tratando de marketing, a regra básica é conhecer o seu público-alvo. Por isso, faça um levantamento da faixa etária da sua audiência, do poder aquisitivo, das principais dores e de preferências.

Com isso, é possível mapear os melhores canais a serem usados e criar campanhas mais efetivas. Por exemplo, se o seu público tem de 18 a 25 anos, investir em divulgação nas mídias offline não é interessante. Afinal, esse público está mais habituado a consumir conteúdo pelas redes sociais.

2. Faça a integração de canais e padronize a linguagem

Após selecionar os canais mais interessantes para o seu negócio, é fundamental integrá-los. Uma forma de fazer isso é direcionar os seus seguidores de um canal para outro, como do Instagram para o seu blog ou vice-versa.

Além disso, utilize identidade visual e linguagem padronizadas. Elas devem representar a sua marca e facilitar a compreensão da mensagem, além de despertar o interesse do seu público.

3. Foque em conteúdos relevantes

Para converter mais vendas, os seus conteúdos devem ser relevantes, ou seja, chamar a atenção dos potenciais clientes. O ideal é divulgar materiais que contribuam para o dia a dia do usuário, aumentando a percepção de valor quanto à empresa.

4. Verifique quais são os recursos necessários

Elenque todos os recursos que serão necessários para a estratégia multicanal. Se você utilizar diferentes redes sociais, por exemplo, vai precisar de designers profissionais, editores de vídeo e social media para produzir os seus conteúdos.

Com o marketing multicanal você pode impulsionar a sua marca e os seus produtos, refletindo no maior número de vendas e lucro. Para melhores resultados, é fundamental evitar canais onde o seu público não esteja, além de manter uma linguagem consistente em todas as plataformas.

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