Ainda não sabe como planejar as suas estratégias de marketing na indústria? Venha ver ótimas dicas!
Se você, até agora, achava que boas estratégias de atração e fidelização de clientes só funcionavam para as empresas de varejo ou segmentos relacionados, vai gostar de saber mais sobre o marketing na indústria. Apesar de levemente diferentes, as técnicas para melhorar o relacionamento com o público também são muito bem-vindas aqui.
Na indústria, é comum deixar de lado alguns fatores que são extremamente relevantes em outros tipos de negócio, com o objetivo de focar os processos operacionais. Esse é o caso do marketing, muitas vezes.
O que os gestores de indústria estão percebendo cada vez mais é o diferencial que o marketing traz para os negócios. Por esse motivo, nada melhor do que saber o que fazer para caprichar nas estratégias de divulgação da marca e captação de clientes.
A boa notícia é que nisso a gente pode ajudar. Acompanhe este post para saber mais!
O que é marketing na indústria?
O marketing tem como principal objetivo fazer com que uma marca chegue a potenciais clientes e consiga convertê-los a consumidores. Dessa maneira, é possível fidelizar o público e contar com um fluxo de vendas satisfatório para o crescimento do negócio.
Na indústria, o processo de marketing é o mesmo. O que muda, no entanto, é que as ações são direcionadas para outras empresas. Afinal, estamos lidando com um modelo Business-to-Business (empresa-para-empresa), conhecido como B2B.
Nesse caso, o marketing na indústria trabalha em torno de conquistar outras empresas e fechar acordos. É por isso que a construção da imagem da marca no mercado vai fazer toda a diferença para formar novas parcerias e garantir mais vendas.
De início, a área industrial não prestava muita atenção para ações de marketing. No entanto, com o desenvolvimento do mercado e a presença da tecnologia em todas as relações comerciais, tornou-se cada vez mais importante adaptar o plano de negócios para atender às novas demandas.
Isso significa que o uso da tecnologia e o acesso à internet provocaram mudanças na decisão de compra das empresas, assim como nas pessoas. Detalhes que destacam um fornecedor de outro são fundamentais para que uma companhia feche negócio, em busca de um melhor custo-benefício.
O marketing, por sua vez, ajuda a construir uma reputação no mercado. Por isso, a indústria, agora mais do que nunca, consegue aproveitá-lo para fechar novos contratos e manter um bom relacionamento com as empresas parceiras.
Qual é a sua importância?
O processo de venda dentro da indústria passa por longas etapas. Isso porque as estruturas para a decisão de compra em uma empresa são ainda mais complexas do que quando uma pessoa escolhe fechar ou não negócio com uma loja.
Como as empresas contam com diferentes setores, gestores e processos, a tomada de decisão precisa ser coordenada e integrada às demais partes da companhia. Sendo assim, cada diferencial conta para ter a preferência da maioria e ser a indústria escolhida.
Com uma boa estratégia de marketing, é possível se apresentar ao mercado como a melhor solução. Nesse caso, as iniciativas ajudam as empresas a perceberem o quanto podem lucrar ao fecharem acordo com a indústria e manterem uma relação de confiança ao passar do tempo.
Esse é um dos motivos pelos quais vale tanto a pena desenvolver uma estratégia de forma efetiva. Em outras palavras, é uma maneira de fazer o negócio se desenvolver cada vez mais e de modo sustentável a médio e longo prazo.
Como funciona no online e no offline?
É importante destacar que, apesar de terem o mesmo objetivo final, as práticas de marketing online e offline mudam em alguns aspectos. Além disso, têm estruturas e cuidados diferentes.
Por exemplo, no offline, as chances de ter contato direto com o cliente final são maiores. Isso ajuda a aplicar técnicas de conversão mais persuasivas, que conversam diretamente com as dores que as empresas apresentam e buscam solucionar.
Já no meio online, essa intuição não é tão prática. Por outro lado, como não existem barreiras geográficas, o alcance da marca pode ser muito maior. Assim, é possível negociar com empresas das mais diferentes regiões.
Em qualquer um desses casos, o marketing digital é a chave para o sucesso. Uma pesquisa realizada pela McKinsey constatou que 97% dos clientes B2B preferem o modelo digital para realizar suas compras, principalmente por conta do autoatendimento. Isso mostra como marcar presença online é uma vantagem para as indústrias.
Como começar a estruturar uma estratégia de marketing?
Já que o marketing é tão importante para as indústrias, resta saber como mandar bem na hora de definir as estratégias para o negócio. A seguir, fique por dentro de dicas que vão ajudar a estruturar um plano de sucesso!
Defina a buyer persona
Ter uma buyer persona robusta vai ajudar você a conhecer o público que deseja atender. Dados demográficos, principais demandas encontradas nas empresas que a indústria atua em parceria, maiores dificuldades apresentadas no mercado: tudo isso é informação importante para montar a sua persona.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo ajuda a educar o público. Dessa forma, oferece publicações, e-books, infográficos e demais materiais de forma gratuita. Com isso, as empresas têm a oportunidade de pesquisar mais sobre o mercado e encontrar as melhores soluções para o que procuram.
As indústrias, por sua vez, podem fortalecer a autoridade no assunto e criar um vínculo com o público. Assim, as companhias tendem a se lembrar com mais facilidade dessa marca e aumentar a confiança para fechar negócio.
Realize o alinhamento dos setores
Não é só a criação ou o fortalecimento do segmento de marketing na indústria que vai ajudar a alcançar resultados expressivos. Na verdade, todo o negócio precisa estar alinhado com as metas e os objetivos definidos nas ações de captação de clientes.
Afinal, a área das finanças pode sofrer mudanças quando o marketing está em atividade, assim como o setor de vendas e de logística. Ou seja, nenhum segmento da indústria trabalha de forma isolada. Por isso, o melhor a se fazer é caprichar na integração.
Faça links patrocinados
Os links patrocinados fazem com que a sua marca apareça na frente das outras opções parecidas. Nas redes sociais e nos sites de busca, esse é um excelente modo de chamar a atenção de potenciais clientes.
Nesse caso, é preciso investir nos anúncios patrocinados para a indústria e garantir que estejam atraentes para o público-alvo. Já o retorno sobre o investimento se relaciona à taxa de conversão das pessoas que foram alcançadas por esses links.
Utilize técnicas de SEO
O Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismos de Busca, em português, também vai melhorar a visibilidade do negócio. Conhecer boas técnicas nesse quesito ajuda a tornar a indústria mais conhecida no mercado.
Sabe os primeiros resultados que aparecem quando você pesquisa alguma coisa no Google, por exemplo? Eles só estão ali porque usaram boas técnicas de aplicação de palavras-chave, links e estruturação dos conteúdos.
É por isso que marketing na indústria é tão importante. Com ele, é possível aumentar o alcance e gerar mais conversão em vendas. Sendo assim, vale a pena ficar de olho nas tendências, como presença digital, e-commerce B2B e personalização para impulsionar os negócios.
Entendeu como o marketing na indústria funciona? Se ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão, fique à vontade para falar nos comentários!