Como o próprio nome sugere, comunicação visual é todo aquilo que transmite informações por intermédio da visão. É o caso de fotos, vídeos, gráficos, ícones etc. Muitas vezes, esses elementos transmitem mensagens de forma mais rápida e impactante do que apenas um texto.
Entretanto, assim como ele, é indispensável que a comunicação visual seja bem planejada para atrair atenção e passar o recado almejado. Prova disso é que ao pensar em grandes marcas, você possivelmente associa os seus símbolos visuais.
Quer um exemplo? Pense no McDonald ‘s, Nubank, Apple e Itáu. É provável que a sua mente tenha associado esses nomes a logo da letra M, a cor roxa, a maçã e a cor laranja e azul. Cada um desses itens fazem parte da comunicação visual das marcas e costumam ficar na memória.
Conseguiu entender como esse conceito funciona? Ainda existem muitas dúvidas comuns em torno dessa temática. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre os tipos de comunicação, visual, vantagens de aplicá-la nas empresas e muito mais!
O que é comunicação visual?
Conforme mencionado, comunicação visual corresponde ao conjunto de elementos que trabalham o sentido da visão. Assim, é possível passar uma mensagem, que pode ser informação, entretenimento, propaganda etc. O mais importante é saber usar isso estrategicamente.
Afinal, apenas um elemento visual pode transmitir uma ideia sem necessariamente o apoio da linguagem sonora ou escrita. Por um lado, isso simplifica uma mensagem e aumenta as chances dela ser compreendida por pessoas que até não falam o mesmo idioma que você.
Entretanto, naturalmente, a comunicação visual também é sujeita a diferentes interpretações. Isso varia de acordo com o contexto sociocultural e econômico de cada um. Por isso é tão importante pensar cautelosamente na mensagem que se deseja transmitir e na maneira como isso deve ocorrer.
Lembre-se que quando a comunicação visual é desenvolvida para empresas, a reputação dela está em jogo. Além disso, também são envolvidos nisso a satisfação do cliente, a lucratividade, engajamento dos colaboradores etc.
Afinal, normalmente os elementos visuais funcionam para sinalizar a personalidade de uma pessoa ou marca. Tal como ocorre quando você repara no jeito de se vestir de alguma pessoa. Ele pode indicar alguém mais básico, mais ousado, fashionista etc., e isso é percebido com apenas um olhar. Tenha em mente que, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.
Como funciona a comunicação visual?
Após entender a definição da comunicação visual, o passo seguinte é conhecer o seu funcionamento. Assim, saiba que isso não se trata de um conceito novo. Na verdade, esse tipo de linguagem sempre existiu. Isso fica nítido nas artes rupestres das cavernas, as tranças no cabelo feitas pelos escravos para indicar rotas de escape etc.
Mesmo que nem todos os elementos visuais desenvolvidos tenham significados e valores claros, fica nítido que eles almejam comunicar uma ideia. Isso foi impulsionado com a invenção da máquina de fotografar e o cinema.
Esses itens registram os costumes, hábitos, ambientes, vestimentas e acontecimentos de períodos específicos. Tudo isso pode servir como entretenimento, mas também informa a população a respeito de uma determinada temática — podendo ser fatos ou não.
E ainda, muitas vezes têm a função de fazer propaganda a respeito de algo, mesmo que esse objetivo não fique claro. Exemplos disso foram alguns filmes produzidos no século 20 e que serviam como propaganda nazista.
Diante de fatores como esses, fica nítido que a comunicação visual tem inúmeras funcionalidades e não pode ser vista de forma ingênua. Isto é, é preciso se apropriar de elementos como os citados para transmitir mensagens. Essas podem contribuir para a sociedade e ainda, elevar a credibilidade de uma marca. Afinal, toda forma de comunicação tende a influenciar a percepção de mundo.
Como a comunicação visual se relaciona com o marketing?
Como visto, a comunicação visual serve para transmitir ideias. Enquanto isso, o marketing consiste no conjunto de atividades realizadas em prol da entrega de valor para o mercado consumidor. Para que isso ocorra, é necessário passar pelas etapas de criação, planejamento e desenvolvimento.
Cumprir adequadamente com cada uma delas é fundamental para que a entrega final para o cliente seja alinhada com seus interesses e necessidades. Assim, saiba que os resultados disso podem ser diversos e se refletir também na comunicação visual. Isso é possível tanto no meio on-line quanto off-line, o que é percebido com cartões de visitas, vitrines, sites, redes sociais etc.
Nesse caso, quando o marketing se alinha a esses elementos, cada informação emitida nos recursos visuais tem uma razão de ser. Por exemplo, a escolha da cor roxa do Nubank foi feita por passar personalidade e originalidade, ideias que a marca deseja transmitir.
No entanto, não pense que essas questões se limitam a informações objetivas e que podem ser facilmente percebidas pelo cliente. O marketing também envolve o conceito de branding, que define o modo como uma empresa será vista pelo público.
Então, uma marca pode imprimir por meio da comunicação visual valores de valorização da beleza natural, amizade, união etc. Logo, é preciso que essas mensagens sejam transmitidas de modo simplificado para o cliente.
Lembre-se que o estilo de vida atual exige a captação rápida de informações. Afinal, o consumidor atual, o 5.0, se mostra cada vez mais impaciente e crítico. Isto é, pense em funcionalidades como o aceleramento de áudios enviados em mensagens instantâneas e a viralização de vídeos curtos. Eles deixam claro a necessidade de se adaptar a esse cenário e criar mensagens de fácil compreensão.
Qual a importância da comunicação visual?
Diante dos fatores apresentados até o momento, fica nítido o quanto trabalhar com comunicação visual para as empresas pode ser desafiante. No entanto, a importância que isso proporciona compensa os esforços envolvidos. Acompanhe e entenda!
Engajamento do público interno e externo
Tenha em mente que a sociedade atual recebe inúmeras informações diárias, sejam locais ou mundiais. Tudo isso eleva o nível de dificuldade para a produção de mensagens que chamem atenção e levem ao engajamento. Naturalmente, a comunicação sonora e a textual podem atingir tal feito.
Porém, as imagens costumam ser interpretadas de modo mais fácil por diferentes públicos e até levar a um maior encantamento. Afinal, existem inúmeros recursos utilizados para causar esse efeito, como cores, arquitetura visual, formato etc. Assim, é possível dizer que a comunicação visual tende a se conectar mais facilmente com as emoções.
Informação rápida
Como dito, o contexto atual pede que as marcas produzam conteúdos com informações rápidas. Além das razões já mencionadas, saiba que a capacidade de concentração humana é cada vez mais reduzida. Pesquisas da Microsoft comparam ela com a de um peixe-dourado, caindo de 12 para 8 segundos em 2015.
Sendo assim, a comunicação visual pode preencher essa lacuna e transmitir mensagens em alta velocidade. Para isso, é possível unir textos ou até mesmo áudios a comunicação visual, que serve como complemento de uma ideia. Isso é especialmente bem-vindo no caso de informações complexas. Isso porque elas simplificam e otimizam o tempo dos leitores.
Execução do branding
Você já reparou que o branding é capaz de passar para o público a personalidade de uma marca. Então, por meio de uma única imagem ou qualquer outro recurso visual, isso pode ser transmitido para os consumidores. Afinal, esse tipo de elemento transmite sensações que apenas o uso de palavras não consegue.
Por exemplo, alguns dos valores defendidos pela Coca-Cola e que fazem parte da personalidade da empresa são a felicidade, amizade e união. Apenas ler essa informação não costuma ser suficiente para que o público perceba isso.
Por esse motivo, existem inúmeras campanhas publicitárias em formato de vídeo e imagem que usam cores, abraços, sorrisos e demais elementos que reforçam essa ideia. Juntamente disso, a trilha sonora e o texto envolvido na produção contribuem para a eficácia da comunicação.
Quais são os tipos de comunicação visual?
Ao longo do artigo citamos alguns exemplos de comunicação visual que podem ser adotados para transmitir ideias. A seguir, confira mais sobre esses tipos de recursos no contexto do marketing!
Infográficos
Infográficos são representações visuais que explicam determinada temática com auxílio de dados, gráficos, números, imagens etc. Diferentemente de outros conteúdos, esses elementos fazem isso de forma mais simplificada, para que as principais informações fiquem registradas e captadas rapidamente.
Então, os infográficos trata-se de um dos principais exemplos de como a comunicação visual pode ser transmitida rapidamente e simplificar informações complexas. Para entender melhor, imagine que você deseja entender a árvore genealógica de uma família vista em um filme.
É possível fazer isso por meio de textos longos ou áudios (como podcasts, por exemplo), para quem prefere conteúdos assim. Por outro lado, também é recomendado que existam conteúdos mais ‘’mastigados’’ para facilitar o entendimento do público de forma rápida. É nesse contexto que o infográfico ganha vantagem.
Vitrines
Atire a primeira pedra quem nunca fui atraído por uma loja simplesmente porque gostou da vitrine. E ainda, existem casos de quem não desenvolve o interesse por um estabelecimento comercial justamente pela maneira como a vitrine se mostra. Isso é válido tanto para espaços físicos como virtuais (como a organização de sites e redes sociais, por exemplo).
Por esse motivo, é preciso pensar na organização desse setor de acordo com a personalidade da marca. Além disso, as estratégias que se alinham aos interesses e necessidades do público também devem ser consideradas. E ainda, saiba que as vitrines também devem estimular o giro de estoque e a venda de produtos específicos.
Identidade visual
Digamos que a identidade visual é o recurso básico que toda marca precisa ter. Afinal, isso diz respeito aos primeiros contatos que um cliente costuma ter com a empresa. Isso envolve cores, textura, fontes, ícones etc.
Todos esses itens comunicam a personalidade da marca e devem acompanhar os produtos, redes sociais, sites, embalagens, anúncios etc. Caso você opte por negligenciar a identidade visual em algum desses materiais, saiba que é perdida a chance de encantar os consumidores e marcar presença na rotina deles.
Isso porque existem inúmeras empresas em contato diário com o público, mas cada uma delas é única. Logo, é fundamental traçar estratégias para deixar claro o que você tem de único e fazer com que tais elementos sejam automaticamente associados com o negócio assim que os consumidores reparam.
UX Design
O conceito de UX Design não é tão conhecido e nem sempre foi aplicado pelas empresas. Trata-se do desenvolvimento do design pensado a partir da melhor experiência do usuário ao visitar sites e aplicativos.
Ou seja, ele vai muito além de chamar atenção e transmitir informações de forma rápida e acertada com auxílio da comunicação visual. O UX Design foca na eliminação de obstáculos que possam dificultar a experiência de uso.
É o caso da falta de acessibilidade para deficientes visuais, excesso de informações que dificultam a leitura ou cansam a vista, interface pouco intuitiva e funcional etc. Seja qual for a solução proposta pelos profissionais dessa área, é possível elevar a satisfação dos usuários a partir dela.
Além desses tipos de comunicação visual citados, existem muitos outros que merecem destaque, como fluxogramas, sinalizações, data visualization, mídia display etc. O importante é que você adote o mais alinhado com o perfil da marca e o público-alvo.
Quais estratégias de como aplicar a comunicação visual na empresa?
Como você reparou, aplicar a comunicação visual na empresa envolve desafios. Por isso, listamos 7 estratégias que auxiliam esse processo. Confira!
1. Planejar o que deve ser comunicado
O planejamento é essencial para entender o contexto socioeconômico e a cultura da marca e do público-alvo. Consequentemente, ajuda a desenvolver materiais alinhados com isso e com menos chances de causar interpretações erradas.
2. Busque a simplicidade e objetividade
A comunicação visual deve facilitar o entendimento das informações de forma rápida. Logo, é preciso que os materiais desenvolvidos sejam simples e objetivos.
3. Entenda o público
É só ao entender os interesses, necessidades e comportamento do público que se pode pensar em uma comunicação visual ajustada com isso.
4. Selecione as cores, formas e fontes utilizadas
Cada cor, forma e fonte transmite uma mensagem sobre a personalidade da sua marca. Então, é importante definir bem quais elementos serão utilizados.
5. Compreenda a psicologia das cores
Cada cor transmite uma mensagem, por isso é tão importante compreender sobre isso para saber qual sensação a marca almeja causar.
6. Pense no layout
O layout corresponde a todos os elementos que compõem a comunicação visual. É o caso das imagens, textos, formas etc. Pensar sobre quais serão eles e como deve ser a sua disposição é fundamental.
7. Busque empresas parceiras para desenvolver o projeto
Existem empresas que trabalham com a comunicação visual de inúmeras marcas e enfrentam desafios diários quanto a isso. Então, a expertise adquirida pode aumentar as chances de acerto nesse tipo de serviço.
Conseguiu entender sobre a comunicação visual? A aplicação dela na empresa pode chamar atenção da audiência, reforçar a identidade de uma marca, aumentar a credibilidade, facilitar a transmissão de informações etc. Logo, investir nisso é indispensável para o seu negócio.
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