O Design Thinking é um modo de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseados no processo de criação de designers. Tem como objetivo primordial a satisfação do cliente interno ou externo Nesse sentido, o design thinking é uma abordagem que funciona da seguinte forma: a empresa vai até o produtor para avaliar sua jornada de relacionamento com o produto, como ele interage com um trator, por exemplo, como realiza sua manutenção ou o como resolve um possível problema. Neste artigo, falaremos mais a respeito, informando como utilizá-lo e sua importância no agronegócio.
O que é Design Thinking?
O Design Thinking é uma metodologia usada para ofertar produtos e serviços baseando-se na real necessidade dos clientes. Cada vez mais utilizada em empreendimentos que desejam aperfeiçoar suas demandas, uma vez que se vale de características de um profissional de designer (forma de pensar, potencial criativo e empatia) no negócio de maneira integral, não apenas na criação de um produto.
Nesse sentido, antes de tudo, é necessário compreender as condições da empresa para implantar uma estrutura que favoreça o pensamento criativo. E, por meio de um pensamento crítico e criativo, será possível gerar e organizar ideias e, então, encontrar soluções para os entraves enfrentados pela empresa. Assim, o Design Thinking se relaciona com inovação.
Design Thinking no agronegócio: 4 etapas
Resolver um problema por meio do Design Thinking, exige a realização de quatro etapas até o desenvolvimento da solução. O duplo diamante constitui, nesse sentido, uma excelente síntese dessas fases. Veja!
Descobrir
A descoberta marca o momento da identificação das oportunidades de inovação, listando as potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças, como análise SWOT. Nessa fase, é também necessário verificar as condições macroeconômicas, fazer pesquisas de mercado e benchmarking.
É importante montar uma equipe multidisciplinar para ampliar o ponto de vista sobre o cenário atual.
Definir
Depois de passada a primeira fase, é o momento de listar os insights. Ou seja, de encontrar as oportunidades de Inovação.
Nesse sentido, o sucesso da etapa anterior influenciará na qualidade dessa, assim é importante ter critérios objetivos para interpretação de dados, convergindo ideias e hipóteses, fechando o primeiro dos dois diamantes.
Desenvolver
Neste momento, o Design Thinking começa a mostrar resultados, assim, o produto, processo ou serviço se desenvolve, baseando-se na observação das carências do cliente e dos dados disponíveis.
Entregar
Uma vez que os produtos são idealizados, é preciso desenvolver protótipos para que sejam testados. É o momento que surge o do MVP (Minimum Viable Product). Ou seja, a primeira e mais simples versão do produto final.
O ideal é que o MVP seja menos custoso, uma vez que é apenas um teste da ideia inicial.
Importância do Design Thinking pro Agronegócio
Independentemente da área de atuação, do porte ou da necessidade da empresa, o Design Thinking será um instrumento estratégico essencial para encontrar ótimas soluções.
No contexto agro, oferecerá os seguintes benefícios (entre outros):
- Criação de embalagens adequadas, diferenciadas e sustentáveis, para atrair atenção de consumidores e acatando as condições dos produtos como temperaturas, manejo e transporte;
- Elaboração de selos e rótulos para identificar e imprimir de informações adicionais de produtos;
- Exploração dos pontos nutricionais fortes e sustentabilidade dos produtos nas embalagens e demais meios;
- Procura novas embalagens sustentáveis e biodegradáveis.
Assim, o Design Thinking mostra-se essencial a qualquer negócio, inclusive ao agronegócio, pois elabora estratégias inovadoras de solução para possíveis problemas, a partir de uma análise da situação do empreendimento.
Quer saber como podemos te ajudar nesse processo, então entre em contato conosco!