10 maneiras de agregar mais valor ao seu produto ou serviço

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

As 10 melhores maneiras estratégicas de agregar mais valor ao seu produto ou serviço.

Conheça as 10 melhores maneiras estratégicas de agregar mais valor ao seu produto ou serviço, com o olhar voltado ao crescimento das vendas e à precificação justa e competitiva.

Uma angústia comum entre os empreendedores é saber como se diferenciar em um mercado competitivo, muitas vezes saturado, com produtos e serviços se tornando commodities. Tudo isso somado ao fato de os consumidores estarem cada vez mais informados e exigentes. Esse é um dos grandes desafios das organizações contemporâneas, mas um caminho seguro para o sucesso é agregar valor ao produto e ao serviço prestado. 

É comum alguns empresários deixarem em segundo plano os investimentos em melhorias no produto ou o aperfeiçoamento do padrão de serviço, em função da contenção de despesas. Contudo, saiba que agregar valor ao seu produto aproxima sua marca dos consumidores e tem um papel importantíssimo nos processos de recompra. 

Isso ocorre porque, quando um cliente consome seu produto e identifica um diferencial nele, ele costuma manter a sua marca em mente para compras futuras. E melhor ainda, o consumidor indica sua marca para outras pessoas, fazendo um marketing orgânico para sua empresa, ou seja, mais lucratividade com um investimento direcionado. 

Certamente, para dar esse passo e investir recursos financeiros, a empresa precisa estar muito segura. É por isso que selecionamos 10 maneiras estratégicas para você agregar valor ao seu produto ou serviço, com o olhar voltado ao crescimento das vendas e à precificação justa e competitiva. Acompanhe! 

imagem: homem realizando o atendimento no celular e no notebook - representação 10 maneiras estratégicas de agregar valor ao produto e ao serviço
Foto: Atendimento ao Cliente e Negociação

1. Invista em fortes ações de branding

Muito além de pensar na logo ou no slogan da sua marca, o branding trabalha qual a imagem que a sua empresa tem no imaginário do público. Com o aprofundamento das relações entre consumidor e produto, a necessidade de pensar em todo o processo de criação sobre a ótica do branding ganhou força. 

Quando você trabalha a percepção subjetiva do seu serviço pelos usuários, agrega valor ao produto, pois ele se torna algo além de um objeto ou serviço com finalidade em si mesmo. Você pode trabalhar o branding para criar uma ideia de status ou de modo de vida, que relaciona a sua marca com outros aspectos da rotina do seu consumidor.

Dessa forma, o branding ajuda o seu produto a ser mais essencial, logo, aumenta o diferencial dele.

2. Nunca compare produtos

Comparar produtos deve ser uma competência exclusiva do cliente. É prerrogativa dele buscar outras opções que solucionem melhor suas carências. Para a sua marca, a melhor estratégia de agregar valor ao produto é evitar ao máximo explicitar esse método de escolha. 

Apontar os prós e contras de dois produtos da sua marca costuma gerar desconfiança no cliente e até irritação. Pense assim, se a própria marca está levantando motivos para não escolher um produto, por que o usuário deveria confiar que não existem outras desvantagens?

Sem falar que as pessoas não reagem bem à sensação de que uma marca está tentando empurrar um produto que elas não querem. Se o cliente chegou a uma escolha, o processo dele deve ser respeitado, não devemos convencê-lo de que a decisão poderia ser melhor.

É sempre mais benéfico simplesmente destacar as vantagens de cada produto e deixar a cargo do cliente escolher aquele que mais lhe agrada, direcionando-o de forma orgânica para o foco da sua campanha.

3. Faça um check-up do seu produto e identifique o que pode ser melhorado

Sabemos que, antes de lançar o produto no mercado, sua empresa realizou diversas pesquisas, testes e buscou as informações necessárias para a criação e a execução de todo o projeto. Mas você já colheu os resultados pós-lançamento? Já entendeu como seus clientes perceberam o produto e como estão interagindo com ele?

Essa análise é vital para que os seus produtos e serviços sejam sempre bem-vistos e requisitados pelos consumidores. O grande aliado nessa missão é o feedback dos clientes. Nunca despreze as opiniões, os elogios e as reclamações de quem compra e consome o que você vende. É exatamente daí que saem os melhores insights e o conhecimento do que é possível e necessário melhorar. 

4. Ofereça produtos e serviços relacionados 

Se você tem outras opções de produtos ou serviços que podem potencializar a qualidade de um item, mostre isso ao consumidor. Evidencie as demais possibilidades que sua marca oferece, para agregar valor ao produto e para que ele alcance resultados ainda mais satisfatórios. 

Fica o alerta para condutas irregulares, como a venda casada: não é essa a ideia. O objetivo não é impor uma aquisição, mas sim mostrar opções em que o consumidor possa ter acesso a mais benefícios. Feita de maneira honesta e com o intuito de informar e assessorar o cliente, é uma boa alternativa. 

5. Mostre os benefícios do produto e não somente as características

Esse é o momento de falar sobre o que o produto soluciona e leva de bom para o consumidor. De forma simples: por que esse produto merece ser escolhido e uma pessoa deve investir seu dinheiro nessa compra?

Aquelas descrições técnicas, com características funcionais, são necessárias, mas definitivamente não conectam com o lado emocional das pessoas nem as engajam na proposta de sua marca. 

6. Invista na boa comunicação e no relacionamento com o cliente

Isso é tão importante quanto ter disponível um grande arsenal tecnológico e um largo orçamento. A partir da comunicação, vem o entendimento completo da sua persona, de quem estará em contato com seu produto. Somente por meio dessa aproximação é que você se torna capaz de montar a estratégia mais forte e lucrativa. 

O relacionamento bem administrado e que funciona como parceria é a semente da fidelização e da criação de uma imagem positiva no ideário do público — inclusive para desenvolver um produto e, até mesmo, para saber o que é valor para o seu cliente: uma base de informações fortemente qualificada. 

7. Conte com um canal de suporte para o cliente 

A imagem que o cliente tem de sua empresa ou de seu serviço está em profunda sintonia com a percepção do produto. Pense em você como consumidor: sabe aquela marca que você não confia ou pela qual não tem simpatia alguma? Então, como é seu nível de receptividade aos produtos dela? 

São linhas diferentes, que se cruzam no ponto chamado experiência do cliente, e é nisso que suas estratégias devem se amparar. O suporte ao cliente, quando ele precisar, no canal que ele costuma usar e com o real interesse em resolver um problema, é um fator decisivo na hora de agregar valor ao produto. 

8. Ofereça degustações ao cliente 

Experiências gratificantes são a menina dos olhos do consumidor atual. O que uma empresa proporciona ao cliente, o que ele conquista no campo do intangível e as sensações que a marca lhe desperta exercem forte influência na imagem que ele faz da empresa, na reputação da marca e no movimento do caixa. 

Assim, planeje-se para oferecer oportunidades de contato entre o cliente e o seu produto. Deixe-o experimentar e conhecer de perto os atributos e os benefícios. É uma maneira de difundir o item, ganhar a confiança do consumidor e comprovar o comprometimento de sua marca em entregar ao cliente sempre a melhor solução para a sua demanda. 

Essas experimentações podem ser feitas por meio de:

  • amostras;
  • brindes;
  • degustações;
  • visitas;
  • materiais educativos;
  • prévias de apresentações e outros. 

9. Elimine gargalos durante o processo

O mundo está numa velocidade cada vez mais acelerada, e na relação do cliente com o produto não é diferente. A agilidade no processo de compra e entrega de um serviço ou produto é uma exigência dos consumidores. Se você quer agregar valor ao produto, precisa entender com excelência todo o processo envolvido no seu negócio para a entrega ao público, a fim de identificar possíveis gargalos.

Gargalos são os obstáculos para a fluidez da experiência do usuário e devem sempre ser trabalhados e eliminados. Imagine uma pessoa que quer comprar um serviço, mas o site da empresa está demorando para processar o pagamento? 

Esse tipo de demora pode ser eliminada automatizando processos de hand off com facilidade, evitando que o usuário fique irritado e deixe de buscar essa marca. Outro exemplo é a demora na entrega de um item. Utilizar uma transportadora terceirizada pode ser a solução para agilizar esse processo e surpreender o público com esse diferencial de eficiência.

10. Inove e tenha diferenciais 

Se você for mais do mesmo e não apresentar o conhecido “algo a mais” que os clientes em geral querem, precisará contar com a sorte. No entanto, você não quer arriscar o faturamento e o futuro do seu negócio, não é? Então, a solução é: encontre seu diferencial

Descubra ou desenvolva uma qualidade específica, um atributo que automaticamente faça o cliente se lembrar de sua marca. Para isso, solte as amarras e beba na fonte da inovação. Fique por dentro das tendências e jamais seja incoerente com a essência da sua marca.

Para isso, vale a pena trabalhar o seu core business, desenvolvendo em um conceito curto e claro qual é a atividade básica que sua empresa exerce. A partir daí, você pode pensar em como ela impacta a sociedade de modo diferente da concorrência, investindo com foco nesse diferencial.

Os desafios do mercado atual podem parecer grandes demais, mas, como vimos aqui, com planejamento e estratégia, você logo colherá os frutos de agregar valor ao seu produto. Basta fortalecer a identidade da sua marca, eliminar os gargalos, definir com clareza os benefícios e diferenciais do produto, investir em um relacionamento duradouro com seu cliente e acompanhar a evolução do mercado.

Como você pôde ver, na hora de agregar valor ao seu produto ou serviços, investir na identidade da sua marca é muito importante.

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12 comentários em “10 maneiras de agregar mais valor ao seu produto ou serviço

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