Não basta apenas marcar presença no TikTok, é preciso acompanhar as tendências para que a sua empresa não caia no limbo. Afinal, existem milhares de conteúdos de pessoas físicas e jurídicas que visam atrair os usuários.
Essa constante disputa de atenção se torna ainda mais intensa se você considerar os números. Segundo a Reuters, o TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Isso significa que essa rede social tem uma grande audiência. Consequentemente, a concorrência é elevada, o que exige mais esforços para se destacar na plataforma.
Como visto, parte fundamental para atingir esse objetivo é seguir as tendências do TikTok. Você sabe quais são? Listamos 5 das principais. Continue a leitura e fique por dentro!
1. Espontaneidade
Apesar de muitas empresas usarem o TikTok para negociações, mesmo indiretamente, a rede surgiu com intuito de entreter os usuários. Segundo a própria plataforma, uma das qualidades que contribuem para que pessoas se destaquem nesse quesito é a espontaneidade.
Isto é, você passa a gostar mais de quem haja naturalmente ou de pessoas que optam por forçar a amizade? É possível que a última alternativa não seja tão agradável. Então, ao utilizar o TikTok aja da mesma forma, já que se trata de uma rede de socialização.
Por exemplo, se for utilizar um influenciador digital nos vídeos, não tente forjar um tipo de comunicação para ele. Afinal, a maneira como ele se comunica com o público é um dos atributos que levou a conquista da base de seguidores dele. Então, limitar a capacidade criativa poderia retirar a espontaneidade do trabalho.
Isso não significa desenvolver trabalhos sem seguir um planejamento ou briefing. Muito pelos contrários, esses elementos são indispensáveis para que o conteúdo produzido se alinhe com as metas e os objetivos da campanha.
2. Parcerias
No tópico acima você acompanhou um exemplo de parceria entre um negócio e um influenciador digital. Essa é outra tendência no TikTok, já que pode elevar o alcance e a visibilidade de uma marca. Afinal, é como se o influencer transferisse a autoridade e os demais atributos dele para uma empresa.
O sucesso dessa tendência pode ser entendido ao analisar os perfis mais seguidos nessa rede social. No Brasil, os destaques ficam para Tirulipa, Larissa Manoela, Virgínia Fonsêca, Maísa e muito mais. Outro dado que comprova o poder dessas parcerias é o traduzido pela Forbes. Segundo ele, os influenciadores do TikTok somarem em 2021 mais de U$50 milhões de dólares.
Contudo, isso não significa que a sua empresa precisa fechar parcerias necessariamente com influenciadores de renome nacional. Inclusive, se esse for o único critério utilizado, o desempenho da campanha pode ser até menor do que ao investir em microinfluenciadores.
Isto é, o termo ‘’micro’’ não deve ser subestimado. Por exemplo, imagine que o seu negócio é pequeno e atua apenas localmente. Assim, utilizar influenciadores locais e que tem uma ligação e contato maior com o público-alvo pode ter resultados satisfatórios.
Ou seja, tudo depende do que a análise feita previamente apontada. Então, ela deve considerar conexão do influencer com produtos e serviços da marca, familiaridade com sua persona e boas métricas de engajamento.
3. Criação de conteúdo relevante
Ao longo da leitura, você já entendeu que no TikTok existe uma forte disputa de atenção do público. Assim, se eles não forem atraídos nos primeiros segundos, a possibilidade de ‘’arrastar para cima’’ na busca de outro conteúdo é alta.
Consequentemente, os algoritmos da plataforma passam a entender que o seu conteúdo não é relevante para o público. Logo, ele tende a ser desfavorecido na exibição, de modo similar ao que ocorre com Facebook, Instagram e Twitter.
Diante disso, é preciso entender o que é relevante para as pessoas com quem você quer negociar. Essa resposta não pode ser definida com base em achismos. É necessário realizar pesquisas aprofundadas para aprender mais sobre desejos e preferências do seu cliente ideal. Caso contrário, o seu negócio será engolido por quem se preocupou em preencher essa lacuna.
Para entender melhor, imagine que você tem uma loja agropecuária. Após as pesquisas de mercado, foi percebida uma dificuldade do seu público compreender como usar os itens vendidos com segurança. Assim, você pode fazer vídeos que deixam clara essa informação, conforme a linguagem do seu cliente.
4. Frequência de postagem
Pode ser difícil colocar as dicas citadas até o momento em prática e ainda manter uma frequência de postagem. No entanto, essa é outra tendência do TikTok que precisa ser implementada pela sua empresa para ter um melhor desempenho.
A explicação é que, conforme percebido, essa plataforma é muito dinâmica. Logo, o sucesso de um conteúdo em um dia pode ser contemplado esquecido pela publicação em outra conta no dia seguinte.
Esse é outro motivo que deixa clara a importância do planejamento. Ele possibilita que a sua empresa tenha um calendário de postagens com temáticas e demais orientações para publicação. O maior desafio nesse sentido pode ser produzir conteúdos frequentes sem criar algo raso ou até mesmo constrangedor.
Tenha em mente que postagens malsucedida também se populariam, mas isso não representa necessariamente valores positivos para a marca. Contudo, também é importante entender que nem sempre é possível produzir conteúdos de grande viralização.
Afinal, muitas vezes eles exigem um maior investimento de tempo e energia. Para maior compreensão, pense na cantora Anitta. Atualmente ela é uma artista de renome internacional devido ao sucesso de algumas das suas músicas. Entretanto, muitas outras lançadas não fizeram o sucesso imaginado.
5. Entendimento de nichos
Outra tendência essencial que precisa ser considerada é o atendimento de nichos. Isto é, o TikTok não conta com públicos com gostos e interesses homogêneos. Existem diferentes perfis e nichos na plataforma. Então, se o seu negócio for muito nichado, pode ser uma alternativa focar nesse público, em vez de querer agradar a todos.
E aí, conseguiu aprender mais sobre as tendências do TikTok? Além das citadas, existem muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio. Seja como for, não deixe de mensurar os resultados a partir das métricas fornecidas. Desse modo, é possível pensar em otimizações de conteúdo.
Então, o que você achou do nosso artigo sobre tendências para o TikTok? Acha muito desafiante colocá-las em prática? Em qual você acha que pode ter mais dificuldade? Compartilhe conosco e vamos debater o assunto!