As 10 melhores maneiras estratégicas de agregar mais valor ao seu produto ou serviço.
Conheça as 10 melhores maneiras estratégicas de agregar mais valor ao seu produto ou serviço, com o olhar voltado ao crescimento das vendas e à precificação justa e competitiva.
Uma angústia comum entre os empreendedores é saber como se diferenciar em um mercado competitivo, muitas vezes saturado, com produtos e serviços se tornando commodities. Tudo isso somado ao fato de os consumidores estarem cada vez mais informados e exigentes. Esse é um dos grandes desafios das organizações contemporâneas, mas um caminho seguro para o sucesso é agregar valor ao produto e ao serviço prestado.
É comum alguns empresários deixarem em segundo plano os investimentos em melhorias no produto ou o aperfeiçoamento do padrão de serviço, em função da contenção de despesas. Contudo, saiba que agregar valor ao seu produto aproxima sua marca dos consumidores e tem um papel importantíssimo nos processos de recompra.
Isso ocorre porque, quando um cliente consome seu produto e identifica um diferencial nele, ele costuma manter a sua marca em mente para compras futuras. E melhor ainda, o consumidor indica sua marca para outras pessoas, fazendo um marketing orgânico para sua empresa, ou seja, mais lucratividade com um investimento direcionado.
Certamente, para dar esse passo e investir recursos financeiros, a empresa precisa estar muito segura. É por isso que selecionamos 10 maneiras estratégicas para você agregar valor ao seu produto ou serviço, com o olhar voltado ao crescimento das vendas e à precificação justa e competitiva. Acompanhe!
1. Invista em fortes ações de branding
Muito além de pensar na logo ou no slogan da sua marca, o branding trabalha qual a imagem que a sua empresa tem no imaginário do público. Com o aprofundamento das relações entre consumidor e produto, a necessidade de pensar em todo o processo de criação sobre a ótica do branding ganhou força.
Quando você trabalha a percepção subjetiva do seu serviço pelos usuários, agrega valor ao produto, pois ele se torna algo além de um objeto ou serviço com finalidade em si mesmo. Você pode trabalhar o branding para criar uma ideia de status ou de modo de vida, que relaciona a sua marca com outros aspectos da rotina do seu consumidor.
Dessa forma, o branding ajuda o seu produto a ser mais essencial, logo, aumenta o diferencial dele.
2. Nunca compare produtos
Comparar produtos deve ser uma competência exclusiva do cliente. É prerrogativa dele buscar outras opções que solucionem melhor suas carências. Para a sua marca, a melhor estratégia de agregar valor ao produto é evitar ao máximo explicitar esse método de escolha.
Apontar os prós e contras de dois produtos da sua marca costuma gerar desconfiança no cliente e até irritação. Pense assim, se a própria marca está levantando motivos para não escolher um produto, por que o usuário deveria confiar que não existem outras desvantagens?
Sem falar que as pessoas não reagem bem à sensação de que uma marca está tentando empurrar um produto que elas não querem. Se o cliente chegou a uma escolha, o processo dele deve ser respeitado, não devemos convencê-lo de que a decisão poderia ser melhor.
É sempre mais benéfico simplesmente destacar as vantagens de cada produto e deixar a cargo do cliente escolher aquele que mais lhe agrada, direcionando-o de forma orgânica para o foco da sua campanha.
3. Faça um check-up do seu produto e identifique o que pode ser melhorado
Sabemos que, antes de lançar o produto no mercado, sua empresa realizou diversas pesquisas, testes e buscou as informações necessárias para a criação e a execução de todo o projeto. Mas você já colheu os resultados pós-lançamento? Já entendeu como seus clientes perceberam o produto e como estão interagindo com ele?
Essa análise é vital para que os seus produtos e serviços sejam sempre bem-vistos e requisitados pelos consumidores. O grande aliado nessa missão é o feedback dos clientes. Nunca despreze as opiniões, os elogios e as reclamações de quem compra e consome o que você vende. É exatamente daí que saem os melhores insights e o conhecimento do que é possível e necessário melhorar.
4. Ofereça produtos e serviços relacionados
Se você tem outras opções de produtos ou serviços que podem potencializar a qualidade de um item, mostre isso ao consumidor. Evidencie as demais possibilidades que sua marca oferece, para agregar valor ao produto e para que ele alcance resultados ainda mais satisfatórios.
Fica o alerta para condutas irregulares, como a venda casada: não é essa a ideia. O objetivo não é impor uma aquisição, mas sim mostrar opções em que o consumidor possa ter acesso a mais benefícios. Feita de maneira honesta e com o intuito de informar e assessorar o cliente, é uma boa alternativa.
5. Mostre os benefícios do produto e não somente as características
Esse é o momento de falar sobre o que o produto soluciona e leva de bom para o consumidor. De forma simples: por que esse produto merece ser escolhido e uma pessoa deve investir seu dinheiro nessa compra?
Aquelas descrições técnicas, com características funcionais, são necessárias, mas definitivamente não conectam com o lado emocional das pessoas nem as engajam na proposta de sua marca.
6. Invista na boa comunicação e no relacionamento com o cliente
Isso é tão importante quanto ter disponível um grande arsenal tecnológico e um largo orçamento. A partir da comunicação, vem o entendimento completo da sua persona, de quem estará em contato com seu produto. Somente por meio dessa aproximação é que você se torna capaz de montar a estratégia mais forte e lucrativa.
O relacionamento bem administrado e que funciona como parceria é a semente da fidelização e da criação de uma imagem positiva no ideário do público — inclusive para desenvolver um produto e, até mesmo, para saber o que é valor para o seu cliente: uma base de informações fortemente qualificada.
7. Conte com um canal de suporte para o cliente
A imagem que o cliente tem de sua empresa ou de seu serviço está em profunda sintonia com a percepção do produto. Pense em você como consumidor: sabe aquela marca que você não confia ou pela qual não tem simpatia alguma? Então, como é seu nível de receptividade aos produtos dela?
São linhas diferentes, que se cruzam no ponto chamado experiência do cliente, e é nisso que suas estratégias devem se amparar. O suporte ao cliente, quando ele precisar, no canal que ele costuma usar e com o real interesse em resolver um problema, é um fator decisivo na hora de agregar valor ao produto.
8. Ofereça degustações ao cliente
Experiências gratificantes são a menina dos olhos do consumidor atual. O que uma empresa proporciona ao cliente, o que ele conquista no campo do intangível e as sensações que a marca lhe desperta exercem forte influência na imagem que ele faz da empresa, na reputação da marca e no movimento do caixa.
Assim, planeje-se para oferecer oportunidades de contato entre o cliente e o seu produto. Deixe-o experimentar e conhecer de perto os atributos e os benefícios. É uma maneira de difundir o item, ganhar a confiança do consumidor e comprovar o comprometimento de sua marca em entregar ao cliente sempre a melhor solução para a sua demanda.
Essas experimentações podem ser feitas por meio de:
- amostras;
- brindes;
- degustações;
- visitas;
- materiais educativos;
- prévias de apresentações e outros.
9. Elimine gargalos durante o processo
O mundo está numa velocidade cada vez mais acelerada, e na relação do cliente com o produto não é diferente. A agilidade no processo de compra e entrega de um serviço ou produto é uma exigência dos consumidores. Se você quer agregar valor ao produto, precisa entender com excelência todo o processo envolvido no seu negócio para a entrega ao público, a fim de identificar possíveis gargalos.
Gargalos são os obstáculos para a fluidez da experiência do usuário e devem sempre ser trabalhados e eliminados. Imagine uma pessoa que quer comprar um serviço, mas o site da empresa está demorando para processar o pagamento?
Esse tipo de demora pode ser eliminada automatizando processos de hand off com facilidade, evitando que o usuário fique irritado e deixe de buscar essa marca. Outro exemplo é a demora na entrega de um item. Utilizar uma transportadora terceirizada pode ser a solução para agilizar esse processo e surpreender o público com esse diferencial de eficiência.
10. Inove e tenha diferenciais
Se você for mais do mesmo e não apresentar o conhecido “algo a mais” que os clientes em geral querem, precisará contar com a sorte. No entanto, você não quer arriscar o faturamento e o futuro do seu negócio, não é? Então, a solução é: encontre seu diferencial!
Descubra ou desenvolva uma qualidade específica, um atributo que automaticamente faça o cliente se lembrar de sua marca. Para isso, solte as amarras e beba na fonte da inovação. Fique por dentro das tendências e jamais seja incoerente com a essência da sua marca.
Para isso, vale a pena trabalhar o seu core business, desenvolvendo em um conceito curto e claro qual é a atividade básica que sua empresa exerce. A partir daí, você pode pensar em como ela impacta a sociedade de modo diferente da concorrência, investindo com foco nesse diferencial.
Os desafios do mercado atual podem parecer grandes demais, mas, como vimos aqui, com planejamento e estratégia, você logo colherá os frutos de agregar valor ao seu produto. Basta fortalecer a identidade da sua marca, eliminar os gargalos, definir com clareza os benefícios e diferenciais do produto, investir em um relacionamento duradouro com seu cliente e acompanhar a evolução do mercado.
Como você pôde ver, na hora de agregar valor ao seu produto ou serviços, investir na identidade da sua marca é muito importante.
Fortaleça o Branding da sua Marca
Portanto, para fortalecer o seu branding, que tal entrar em contato com a gente e fazer um orçamento?
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